A Comunicação da Igreja Local
Um dos grandes desafios contemporâneos da Igreja está em sua comunicação com pessoas que nunca entraram em seus templos, mas que facilmente encontram informações sobre como a igreja é.
Há uma preocupação no mercado publicitário que está relacionada com a preocupação em identificar o que as pessoas sentem quando elas se deparam com o logo ou escutam o nome de um produto. O mesmo vale quando pensamos na Igreja e sua missão. Paro para avaliar e pensar no que as pessoas pensam quando escutam o nome Igreja Adventista do Sétimo Dia. Como as pessoas da sua comunidade enxergam a presença da sua igreja? Estamos fazendo a diferença? A igreja é vista como imprescindível para as pessoas? Se não, um dos problemas a serem avaliados deve ser o aspecto comunicacional de nossas bases com pessoas que não identificaram o valor que a igreja tem.
Nesse artigo vou tratar da realidade de uma igreja local. Algumas começarão do zero ou ainda terão que superar uma reputação construída ao longo dos anos. Não importa a sua situação, acredito que seja possível transformar sua igreja para ser bem conhecida e avaliada na comunidade. E isso não significa ter que investir muito dinheiro em ações publicitárias.
Para cada situação é importante reuniões de planejamento e criatividade. Aspectos como o atendimento às pessoas desde o primeiro contato virtual com a igreja até a chegada dela no templo deve ser cuidadosamente pensado, ainda mais em meio a quarentena onde a maioria dos templos não estão funcionando. Considero muito válido perguntar aos recém batizados ou às pessoas que estão começando a frequentar os cultos como elas enxergam a igreja e o acolhimento. Elas darão respostas que vão ajudar no primeiro mapeamento da realidade.
1. Identifique o que torna a sua igreja única
Toda igreja tem certas qualidades e objetivos que formam a sua identidade. Obviamente cada igreja deve estar focada na Grande Comissão de Mateus 28. Mas algumas igrejas desenvolvem ministérios específicos e fazem de algumas áreas uma ênfase especial. Algumas podem estar focadas na oração, enquanto outras podem estar particularmente focadas no discipulado. Há outras características podem fazer a sua igreja se destacar. Seja qual for o "batimento cardíaco" da sua igreja, comece lá.
Ademais da ênfase, todas as igrejas precisam se engajar para criar um ambiente onde as pessoas, independentemente da raça, educação, classe ou condição social, possam pertencer e crescer na fé. Na América do Sul, o discipulado está baseado na comunhão, no relacionamento e na missão. Tudo isso é a motivação para que cada membro esteja envolvido em cuidar de outra pessoa.
2. Desenvolva uma visão memorável
Uma visão não pode ser muito extensa, porque cada um dos membros da igreja precisa saber qual é o propósito da existência daquela comunidade específica. Ao reduzir sua visão em uma frase simples, você tornará mais fácil para sua congregação memorizar e transportá-la para fora dos muros do templo.
Para torná-la ainda mais poderosa, use linguagem simples que faça sentido até mesmo para os de fora. É importante que sua visão esteja alinhada com as bases bíblicas de modo que, quando promover a visão, seja enfatizado o que Deus chamou a igreja para fazer.
A maneira mais fácil de levar a família da igreja a abraçar uma visão é colocá-la em todos os lugares. Pregar sermões, pintá-la em suas paredes, imprimi-la em suas camisetas, publicar em mídias sociais, enviar nos seus e-mails, construir seu site em torno dela, cantar em suas músicas, etc.
3. Use as mídias sociais para comunicar-se com todos os públicos.
Nossa mensagem nunca deve mudar, mas a maneira como entregamos essa mensagem deve ser constantemente atualizada para alcançar cada nova geração. Em outras palavras, nossa mensagem de transformação nunca deve mudar enquanto a transformação de nossa apresentação deve ser contínua, adaptando-se às novas linguagens da cultura.
Considere o seguinte: a palavra contemporâneo significa literalmente com temporariedade. Por natureza, nada contemporâneo é destinado a durar para sempre. É somente eficaz por um quando e somente relevante nesse momento particular - que é o que o faz contemporâneo.
O que é considerado contemporâneo e relevante, nos próximos 10 anos inevitavelmente estará desatualizado. Os ciclos de mudança estão ficando cada vez mais curtos, auxiliados pela tecnologia e pelos meios de comunicação. Novos estilos e preferências estão sempre surgindo. Por isso, a igreja não pode perder o momento e usar os meios disponíveis para marcar sua presença e se posicionar.
4. Leve a mensagem para o seu público
Você poderia ter os melhores materiais promocionais já criados, mas se eles nunca chegarem ao seu público, foi esforço perdido. Avalie quais estratégias de comunicação funcionam melhor para sua comunidade em particular. Isso significa testes e erros, mas é melhor usar o maior número de caminhos diferentes possíveis para enviar a mensagem ao seu público.
Alguns podem ter um custo elevado (outdoors, publicitários, anúncios de rádio), alguns custarão pouco (cartões de convite, decalques de carros, camisetas, letreiros), e outros podem custar praticamente nada (redes sociais, e-mails, boca a boca). Não exija que as pessoas venham até você para ouvir o que você faz, em vez disso, faça o que puder para levar a sua relevância às pessoas.
O mundo muda, mas a Palavra não. Para ser eficaz no ministério devemos aprender a viver com a tensão entre essas duas referências e usar os meios de comunicação para apresentar quem somos e o que temos para dizer a um mundo que precisa de esperança.
Digital Strategist | Marketing | Media | Technology | Religion
4 aGoste muito das reflexões ”... nada contemporâneo é destinado a durar para sempre... O mundo muda, mas a Palavra não”. 👏👏