Comunicação: das pinturas nas cavernas ao Digital.
Depois do artigo Quem é Quem na Escrita, publicado aqui na semana passada, recebi muitas perguntas sobre a escrita e área de Comunicação, de uma maneira geral.
Apesar de não ser professora, sou formada em Comunicação Social, Marketing de Conteúdo e Especialista em Copywriting e posso dizer que entendo um pouquinho do assunto.
Como o meu objetivo é compartilhar conhecimento, tentarei fazer uma série de artigos sobre o assunto e publicar aqui às sextas.
Fique à vontade para mandar ideias e sugerir temas.
O que é Comunicação
Segundo o site Significados, Comunicação é “partilhar, participar algo, tornar comum”, e através dela os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, sendo uma atividade essencial para a vida em sociedade.
O processo da Comunicação acontece através de ideias, fatos, pensamentos, comportamentos, gestos, opiniões e atitudes, pode ser verbal, não-verbal, escrita ou visual e tem influência dos fatores culturais, sociais e pessoais, mas para ser eficiente é preciso que o outro entenda tudo o que foi passado.
Como disse David Ogilvy, fundador da Ogilvy & Mather, uma das maiores empresas de publicidade do mundo e considerado o Pai da Propaganda Moderna, “Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem”.
Evolução da Comunicação
Os primeiros registros são da época das cavernas, onde os homens se comunicavam por gestos, posturas, gritos e grunhidos e, por volta de 8.000 anos a.C. surgem a primeira forma de “escrita”, na verdade, eram desenhos nas cavernas.
Depois foi a vez dos hieróglifos e da escrita cuneiforme, feita com auxílio de objetos em formato de cunha.
Dando um salto no tempo, chegamos ao século XV, quando o alemão Johannes Gutemberg descobriu a tipografia, revolucionou o modo de produzir livros e permitiu que a informação se espalhasse mais rápido com panfletos e jornais.
Nos séculos XIX e XX, os jornais se tornam meio de comunicação de massa, assim como o rádio e a TV e a transmissão ao vivo da chegada da Apollo 11 à Lua, em 1969, foi o grande marco na disseminação de conteúdo, acompanhada por todo o planeta, ao mesmo tempo.
Final do século XX — os computadores são conectados à Rede Mundial de Computadores, a World Wide Web, o famoso www, permitindo que a Comunicação seja imediata, rápida e que qualquer pessoa se torne produtora de conteúdo.
No início do século XXI, surgem os smartphones, mais fáceis de usar do que os desktops, e, com a vantagem de serem portáteis, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a todo momento e em tempo real.
E pensar que até os pombos já foram usados para enviar mensagens!
Mas se você acha que apenas a fala e a escrita são formas de se comunicar, saiba que um olhar, uma testa franzida e um sorriso podem transmitir uma mensagem muito melhor do que qualquer palavra — como diz o ditado, “uma imagem diz mais do que mil palavras”.
E assim como a comunicação evoluiu, os meios utilizados também.
Dos desenhos nas cavernas e pombos, chegamos à era da internet e celulares, que diminuíram a distância e facilitaram a divulgação de informações.
Meios de comunicação
Os meios de comunicação permitem a troca de mensagens e informações entre as pessoas, diminuindo a distância e o tempo.
Da pintura e escrita, passamos pelo telégrafo, correio, jornal, rádio, TV, telefone, celular, computador e chegamos na época da internet conectando o mundo e se tornando (até agora) um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, que revolucionou, não só a comunicação, mas a vida de todos.
Hoje, graças a ela, muitos meios off line se adaptaram e migraram para o mundo on-line, como os jornais e revistas, as cartas passaram a ser os e-mails e a troca de informações é instantânea.
E na era da internet, pesquisei sobre os meios de comunicação on-line mais relevantes e encontrei o artigo “TV e WhatsApp são os canais de informação mais usados no Brasil”, no site Poder360, um grupo de comunicação jornalística.
Dados da agência de comunicação Marco, obtidos pelo portal, apontam a televisão na liderança (73%), seguida pelo WhatsApp (72%), Instagram (68%), jornais on-line (61%) e Facebook (59%).
A pesquisa foi realizada pela agência de comunicação Marco, no fim do 1º semestre de 2022.
Entre os meios de comunicação on-line para a produção de conteúdo, ganham destaque:
Site — principal meio de comunicação para a divulgação de um negócio, seja ele on-line ou não, é o endereço da empresa na internet, e deve ter as informações básicas sobre o negócio, produto ou serviço e o contato.
Blog — um dos principais canais para o marketing orgânico, variando entre a informação e o entretenimento, é um meio eficiente para levar as pessoas a conhecerem o negócio sem precisar investir. Mas é preciso fazer publicações periódicas, com conteúdos relevantes para o seu público.
Redes Sociais — inicialmente mais voltadas para distração e relaxamento, acabaram se tornando fonte de negócios, com muitas empresas criando perfis comerciais e marketplaces.
E-mail — não, ele não morreu! Está entre os mais utilizados, populares e eficientes para alavancar suas estratégias de Marketing.
Lembre-se: a escolha do canal deve ser baseada no seu público, afinal, de nada adianta publicar um conteúdo na rede social, por mais relevante que seja, se o seu público busca informações em sites e blogs, por exemplo.
Assim como a opção pelo melhor canal, o tipo de comunicação também influencia na eficácia da mensagem.
Tipos de comunicação
A Comunicação Verbal utiliza palavras faladas, é uma das mais usadas e promove a interação entre as pessoas.
Alguns exemplos são: uma conversa, palestras, apresentações, workshops, etc.
Já a Comunicação Não-Verbal é a mensagem transmitida por ações, expressões faciais, posturas e gestos, pode complementar ou contrariar a mensagem verbal e é fundamental quando se quer persuadir, emocionar ou impactar alguém.
Exemplos de comunicação não-verbal: placas de trânsito, faixas no chão e mímica, entre outros.
Na Comunicação Escrita utilizamos letras, palavras e frases para transmitir uma mensagem, seja de forma manuscrita ou impressa, e tem como foco INFORMAR.
Alguns exemplos são os blogs, anúncios, e-mail marketing, etc.
Muitas vezes é confundida com a não-verbal, a Comunicação Visual é mais específica por usar formas, imagens e movimento e um dos melhores recursos para facilitar o entendimento da mensagem.
Por exemplo, um gráfico transforma os números em algo fácil de compreender, chama a atenção e é rápido de entender.
Outros exemplos são: imagens, símbolos, diagramas ou outras formas que facilitem esclarecer algo de difícil compreensão ou que precisa de uma explicação detalhada.
Independentemente do tipo de comunicação, o processo acontece de maneira semelhante em sua estrutura.
Mencionei que para uma mensagem ser eficaz, você deve se atentar ao canal e ao tipo de comunicação, mas conhecer como funciona o processo da comunicação é fundamental, também.
O processo de comunicação
Essa etapa envolve o envio, recebimento e interpretação das mensagens entre um remetente e um receptor e deve ser clara, precisa e de compreensão mútua, para ser transmitida corretamente e recebida conforme se deseja.
Existem várias teorias, mas, em geral, os processos de comunicação incluem:
Emissor ou remetente — é quem envia a mensagem, sendo responsável por criar, organizar e transmitir a informação de maneira clara e compreensível. Pode ser um indivíduo, grupo, empresa, ou organização informativa (site, blog, Rádio, TV, etc.)
Receptor ou destinatário — é quem recebe a mensagem, decodifica e processa a informação e tem papel fundamental na comunicação, já que é o responsável por compreender a mensagem e responder de forma apropriada.
Mensagem — é o objeto da comunicação, é a informação transmitida para alguém que pode compreendê-la, podendo ser uma ideia, pergunta, história, etc.
Código — é a maneira como o Emissor converte a mensagem, de forma adequada, para transmitir e entregar de maneira que o Remetente também conheça esse código, caso contrário a informação não se completa.
Recomendados pelo LinkedIn
Pode envolver a escolha das palavras certas, a linguagem verbal ou não verbal, imagens ou gráficos, entre outros elementos.
Canal — é o meio, físico ou virtual, pelo qual a mensagem é transmitida — uma conversa pessoalmente ou através do telefone, um e-mail, um post no blog, etc.
Ruído — apesar de, teoricamente, não ser parte do processo de comunicação, é um fator que pode atrapalhar e não, necessariamente, é um barulho, mas, sim, qualquer coisa que impeça a comunicação.
Pode ser a falta de clareza, distrações, barreiras linguísticas, ou qualquer outra coisa que atrapalhe a transmissão e a compreensão da mensagem.
Feedback — é a informação que o Emissor recebe e sabe se a sua mensagem foi entregue e compreendida pelo Receptor.
E na era digital? Como funciona a Comunicação?
Comunicação digital
Antigamente era difícil entrar em contato com uma empresa, mas com a internet é rápido e prático e você pode escolher se é por e-mail, aplicativo de mensagens, rede social ou blog. Tudo que diz respeito ao ambiente virtual pode ser usado: métodos, ferramentas tecnológicas e canais digitais ajudam os clientes a compreender a mensagem da maneira correta, além de facilitar a interação e o relacionamento entre empresa e cliente.
O uso da Inteligência Artificial, assistentes virtuais e chatbots agiliza o atendimento e o cliente não precisa mais esperar o atendimento humano para tirar uma dúvida ou resolver questões simples.
Uma facilidade que gera aproximação, estreita a relação entre quem compra e quem ajuda a produzir conteúdo para as pessoas saberem mais sobre a marca, o processo de produção ou conhecer quem está por trás do negócio.
Conteúdos que, além de interessantes, ajudam a contar a história da empresa e gerar mais conexão.
Escolher bem o tipo de comunicação e os canais adequados para o seu negócio é parte fundamental da estratégia e interfere na maneira como o cliente vê a empresa no mercado.
Quando pesquisamos na internet, estamos em busca de informação, diversão, dicas, avaliação de lojas ou produtos e tudo isso é… conteúdo!
As pessoas passam horas consumindo conteúdo escrito, em vídeo ou falado e quem quer se destacar e ser lembrado, precisa entregar um material rico, interessante, útil, que agrade e de qualidade para o público.
Só marcando presença e com conteúdo de valor, você despertará o interesse de potenciais clientes.
Por isso, atenção nos pilares da Comunicação Digital!
Os 4 pilares da Comunicação Digital
A base de toda a comunicação é a mensagem transmitida, por isso, o Conteúdo é a estrela do Digital e sem ele não existe uma estratégia eficiente.
Por exemplo: você ouviu falar de um restaurante, mas não sabe o horário de funcionamento e nem a localização. O que você faz?
Vai para o Google!
E se não encontrar o site/rede social ou a localização dele no Google Maps, o que você faz?
Procuro outro, vou onde já sou cliente, peço delivery…
Hoje temos um papel mais importante na cadeia de consumo e somos mais ativos em relação aos serviços e produtos que queremos.
Vamos atrás de informações sobre o que estamos comprando, interagimos com as lojas, lemos as avaliações e comentários e se não encontramos nada sobre o assunto, partimos para outra opção.
No mundo digital, o conteúdo tem um papel estratégico: informar!
Presença
Mas de que adianta produzir conteúdo e não publicar?
Outro ponto importante na Comunicação Digital é estar presente nas redes sociais, sites, blogs, etc. e ser encontrado, de preferência, nos primeiros resultados dessa busca
Para isso acontecer, o conteúdo deve estar direcionado para quem vai ler, com a linguagem correta e atrativa, publicado no canal onde o cliente está e com as informações atualizadas.
Sites, blogs, redes sociais, YouTube, E-mail Marketing, Podcasts, Newsletters devem
ter sempre conteúdo relevante, variado e atual para atender às necessidades de quem está em busca de informação.
Relacionamento
O mercado é competitivo e para se destacar no ambiente digital é preciso ser relevante, conseguir se aproximar do público e estabelecer um relacionamento.
Não é só vender, é preciso oferecer experiências únicas e diferenciadas da concorrência, como rapidez e facilidade no atendimento e quando isso acontece, o público tende a ser aproximar, se tornar fiel e, até, um divulgador da empresa.
Mais do que tratar bem, é preciso conhecer, entender as necessidades e desejos, atender da melhor maneira possível e garantir a satisfação dele em cada momento da jornada de compra.
Engajamento
Esse pilar acaba sendo consequência do anterior.
O engajamento ajuda a ter um bom posicionamento no digital e tem a capacidade de aproximar o público da marca, estabelecendo a relação entre ela e seus consumidores e resultado de uma boa experiência.
Separei duas frases de Philip Kotler, maior especialista em Marketing e considerado o Pai do Marketing moderno, que resumem bem os 4 pilares da Comunicação:
“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles mesmos farão a sua publicidade.” e
“A coisa mais importante é prever onde os clientes vão e parar na frente deles.”
Desde sempre, a comunicação sempre foi o fator fundamental para a sobrevivência e apesar das grandes mudanças nas formas como nos comunicamos, sua essência, seu principal objetivo, é o mesmo: passar informações que expressem pensamentos, ideias e sentimentos, de forma clara para serem compreendidos por outras pessoas.
Se o seu objetivo é criar conteúdo, invista em conhecimento e planeje estrategicamente para ele ser bem-sucedido: organize a produção e os temas, de forma estruturada e atrativa, para cumprirem o objetivo de informar, divulgar e conquistar um bom posicionamento nos resultados das páginas nos mecanismos de busca (SEO).
Precisa investir em estratégias de comunicação e conteúdo, mas não sabe como ou está sem tempo?
Entre em contato comigo!
Escrevo para você ganhar tempo e dinheiro.
Artigos, e-mails, newsletter, posts em redes sociais, e-books, revisão e transcrição.
E-mail — verapirescopywriter@gmail.com
Celular — https://wa.me/message/KAVS2OBEXAQCO1
Deixe o seu comentário sobre o artigo e sugestões de novos temas.
#comunicação #evolução #meiosdecomunicação #tiposdecomunicação #seo #funildevendas #jornadadecompra #níveisdeconsciência #velhinhaescritora #velhinhamasdisposta