A Comunicação Estratégica e o que o RH tem a ver com isso

A Comunicação Estratégica e o que o RH tem a ver com isso

Oi, pessoal! Tudo bem por aí? Essa semana vamos falar sobre comunicação estratégica e o que esse caroço tem a ver com o angu do RH. Para começar, por mais que o termo já dê um baita spoiler, precisamos dar nome aos bois. Você sabe, então, o que é a comunicação estratégica?

A comunicação estratégica não é uma coisa só, mas sim um conjunto de ações que empresas e pessoas tomam para atingir determinados objetivos. No caso das empresas, essas ações não consideram apenas o público final, mas também funcionários, acionistas, imprensa, stakeholders e por aí vai.

Sendo assim, é preciso considerar todos os aspectos de uma determinada mensagem:

  • qual o conteúdo, ou seja, o que você quer comunicar;
  • se a mensagem será verbal ou não verbal;
  • com quem você está falando;
  • como e quando será feita a comunicação;
  • o que você espera conseguir com isso.

A Comunicação Estratégica e a personalidade de uma empresa

Você já reparou como algumas marcas possuem uma identidade tão forte que a gente quase esquece que elas são feitas por indivíduos? Além de uma cultura sólida, isso é reflexo, também, da Comunicação Estratégica.

Pra não esquecer mais, pense na Comunicação Estratégica como uma comunicação com intenção. Assim, você não vai só falar, mas falar com um motivo e com um objetivo. Isso, claro, só é possível com bastante organização e planejamento.

Para ajudar a construir essa personalidade que comunica, é preciso pensar em sobre o que a empresa vai falar e como; e que canais de comunicação serão utilizados para falar com os públicos interno e externo.

Como você já pode estar imaginando, tudo isso depois de compilado dá um mundo de informações, então é preciso organizar e registrar (pra não chorar depois).

A forma como você chama os profissionais da sua empresa, como se refere a eles, é um grande exemplo de como a comunicação estratégica influencia diretamente no seu dia a dia: Talentos, Colaboradores, Empregados, Funcionários… a palavra será escolhida de acordo com a estratégia, certo?

Mas, Letícia, eu sou do RH e não de Comunicação. O que eu tenho a ver com isso?

Gente, vamos lá. É como eu venho falando aqui há algum tempo: se você não se comportar de maneira estratégica, vai continuar distribuindo bombons na Páscoa e abraçando árvore. A Comunicação Estratégica, quando bem feita, impacta diretamente na reputação da empresa. E isso, como você já sabe, é um dos fatores mais importantes na atração, seleção e retenção de talentos, que é uma das suas principais funções enquanto RH.

Além disso, a gente não pode esquecer que há um melhor fluxo interno de informações também. Então, pensa comigo: você desenvolve um baita programa interno de desenvolvimento de líderes, com uma comunicação estratégica toda bonitinha. Em vez de ficar indo na mesa das pessoas pedir pelo amor de Deus pra elas participarem, os interessados vão vir até você! As pessoas estão engajadas, ativas, interessadas, e não só fazendo por obrigação, porque o chefe mandou. É melhor pra todo mundo, entende?

E caso você não saiba ou não tenha notado, a Comunicação Interna é papel do RH e aqui eu estou te mostrando que você precisa se ligar no melhor jeito de fazer, ou seja, um jeito estratégico.

Então, o que não pode faltar?

Como eu disse lá no começo, é preciso saber o que vai ser comunicado e como isso vai acontecer. Hoje em dia a presença das empresas nas redes sociais é fundamental, por serem grandes canais de contato com o público.

Mas, veja bem, não basta ter um perfil no Instagram, no TikTok e no Facebook - é preciso saber usá-lo com consciência, com intenção. Do contrário, o perfil só fica lá e de vez em quando alguém posta alguma coisa só pra conta não ser suspensa por inatividade. Entendeu?

É preciso ficar atento também à lógica das coisas: o público-alvo da empresa é super ativo no YouTube mas passa longe do Facebook? Ok, então leve isso em consideração pra não ficar falando pras paredes.

Um bom timing também pode fazer toda a diferença. Observe o mundo, as notícias, o entorno: o que está acontecendo impacta nas ações planejadas? Como? Não adianta nada a companhia fazer postagens de apoio à diversidade e inclusão de minorias nas redes sociais, mas não ter um programa sólido de desenvolvimento interno. Coerência é tudo nessa vida, gente.

Um bom começo

Veja alguns elementos básicos a serem observados:

1. Audiência

Conheça a sua audiência, faça um exercício de público-alvo ou persona para entender com quem você está falando. E a partir daí escolha os canais certos. Na sua empresa o jornal mural funciona? Se sim, ele não pode ser deixado de lado. Grupos de Whatsapp? Tô dentro.

2. Objetivo da mensagem 

Oi? Sem objetivo não tem estratégia e se não tem estratégia, não tem nada a ser comunicado, né? Aqui é importante aqui você definir algumas metas e métricas.

3. Planejar sempre

O que? Quando? e Onde? É o mínimo que você precisa saber para uma comunicação eficiente. Acorda Alice, e faz uma matriz!

4. Use elementos visuais 

Está em um projeto? Crie uma identidade visual. Se estamos falando da comunicação cotidiana, crie um template, um jeito de se comunicar. Adote um jargão que faça sentido. Cuide para que o jeito de comunicar seja sempre o mesmo, para já criar uma identificação nítida.

5.Storytelling

Não é básico, eu sei. Mas, comece a usar elementos do Storytelling e depois me diga se melhorou muito ou com certeza.  

 Avaliar é preciso, corrigir é imprescindível

Por fim, seja lá o que você estiver comunicando e para quem, é preciso registrar, avaliar, medir e corrigir. Só assim é possível aprimorar da próxima vez, acertar mais e obter resultados melhores.

Então, se lá no começo você definiu direitinho o que seria comunicado, para quem, como e com que objetivo, fica fácil reconhecer que indicadores devem ser utilizados para avaliar o desempenho dessas ações de Comunicação Estratégica.

Por exemplo: lembra do programa de desenvolvimento de líderes? Para ele, podemos considerar indicadores como taxa de adesão, pessoas que foram até o final das ações e quantas ficaram pelo caminho, e por aí vai.

Então repete comigo: comunicação estratégica é uma série de ações planejadas, com diversos formatos de linguagem e símbolos, criadas para atingir objetivos e metas de longo prazo. Lê de novo. De novo…

Um lembrete: A comunicação estratégica tem que ser diária em nossas vidas. A todo momento devemos definir objetivos e planejar o melhor caminho a ser percorrido, seja um pitch com seu chefe ou numa apresentação de resultados, numa entrevista de emprego, em casa com familiares (ou você acha que é fácil se comunicar com filhos?) e até mesmo para não matar aquela sua vizinha chata que faz barulho todos os dias as 5:40 da manhã.

É isso aí, pessoal, espero que tenham curtido o tema que tratamos hoje! Me conta aqui nos comentários o que vocês gostariam que eu trouxesse na próxima edição d’O Novo RH. Até semana que vem!

#humanresources #recrutamentoeseleção #culture #rhestratégico #recursoshumanos #homeoffice #peopleanalytics #management #leadership #storytelling #cultura #treinamento #talentacquisition #changemanagement #gestãodemudanças

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos