Comunicação, inovação e metaverso
Na antiguidade, ler era restrito apenas para nobres e intelectuais. Com o tempo, a atividade se transformou em um gatilho para socialização.
A partir de 1700 a leitura se tornou um hábito social. As pessoas se reuniam para ler em grupos, cafés e aulas de leitura eram bastante comum.
A foto acima foi tirada em 1946, a década fez parte do auge dos grandes veículos de comunicação em massa, principalmente dos jornais impressos.
Nos dias atuais, vivenciamos uma constante re-alfabetização informativa. Através dos conteúdos que consumimos por meio dos inúmeros canais de comunicação, transformamos nossa personalidade a longo prazo.
As inovações disruptivas vem moldando um futuro em que ainda não sabemos onde vamos parar. Quem já assistiu o filme Jogador Nº 1 e a série Black Mirror teve um spoiler do que pode acontecer com a humanidade.
Recomendados pelo LinkedIn
O Facebook está trabalhando para construir seu próprio metaverso. Eles acabaram de anunciar um investimento de U$50 milhões no projeto. Já imaginou um "Fortnite" from Facebook?
Segundo a Wikipédia, metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e Internet.
Existe um enorme entusiasmo entre grandes investidores e empresas de tecnologia no que se vem demonstrado ser o futuro da internet.
Além do mundo dos games, uma interação social dentro do metaverso pode ser a nova forma de interação global.
Os caminhos abertos pelo game Fortnite, ampliou a visão para o que podemos chamar de, futuro da internet, esta é a proposta do metaverso. É claro que além do mundo dos games, uma interação social dentro do metaverso pode ser a nova forma de interação global.
A disseminação do 5G pode propiciar este tipo de experiência. Enquanto isso, são apenas estudos e hipóteses. A evolução do metaverso vai ser uma disputa entre as gigantes da tecnologia da próxima, ou melhor, das próximas décadas.