Ciclo da vida: o ser humano fala, ouve, interpreta e filtra.
Asinhas muito pequenas e um corpo bem rechonchudo - uma forma bem singular. Dá para voar? Agora imagine outro bichinho quase redondo. Vá além. Um fusca voador. No início do texto, uma abelha. Agora, no final, um besouro - asas finas, pesadão. Ingenuidade? Teimosia? Ignorância? É, disseram que eles não poderiam, mas felizmente eles não sabem disso. Essa é a parte da história que você já deve ter ouvido. Não vá embora.
Atualmente o mundo está recheado de cursos de oratória e de comunicação. Não há cursos de "escutatória". O ser humano fala bastante - de si mesmo. Normalmente sabe bem mais da sua vida do que da própria e por isso, sempre tem palpites para dar - sem menos ouvir o que você tem a dizer - ou esperar você parar de falar. Pronto, te cortaram no meio da fala, perdeu o raciocínio. Está cheio de palpiteiro no mundo - os desempregados atraem esse público como ímãs. Os palpiteiros muito têm para falar o tanto que não têm para ouvir.
Voltando ao besouro e à abelha. Não deram ouvidos - que bom que não entendem a nossa língua! Ou não. Depende do ponto de vista. O problema não está em ouvir ou não. Da mesma forma que a vida proporciona aos pequenos esses voos que parecem ser impossíveis aos nossos olhos, também proporciona mortes inusitadas, como o sufocamento de uma abelha (rainha ou súdita) em dois copos descartáveis ou uma chinelada (digna de raquetada) no besouro mais serelepe e destemido. Eles também não ouvem que alguns humanos podem ser hostis. Vida que segue, pois lá vem o sol.
O sol. Dizem que brilha para todos - nosso sistema solar só tem um - pelo menos até onde eu saiba. O Nando Reis tentou trazer o Segundo Sol, a Cássia Eller apoiou, mas ainda só temos um - em regra, pois em Bangu há um sol para cada um. Mais uma vez, depende do ponto de vista. Depende de onde estamos vendo o sol, da forma que enxergamos o sol. Óculos-escuros não é apenas charme, estilo - é proteção - aos olhos de quem é prevenido. O filtro solar previne o câncer de pele, o surgimento de manchas na pele e de rugas. Não adianta colocar o biquíni, maiô, a sunga ou o bermudão e viver um mês de S.O.S Malibu ou Caçadores de Emoção. Tem que usar outro filtro. Mais uma vez, depende - não apenas do sol, dos óculos, do filtro solar. E a aplicação? E o fator de proteção? Bom, atrás da embalagem deve ter. Já leu?
É esse o filtro que eu trago para complementar a comunicação. É de graça. É zero oito bola bola (08OO). O questionamento. Então, o ciclo que deveríamos aprender na escola é: falar, ouvir, interpretar e filtrar.
Não retirei de nenhuma obra literária, mas explicarei o meu ponto de vista para chegar até o filtro da comunicação.
- Falar - de forma objetiva, para que quem esteja do outro lado entenda. Falar muito não necessariamente significa que você comunique bem. Muitos que falam acreditam que seu interlocutor tem obrigação de entender o que estão falando.
- Ouvir - não de forma para entrar em um ouvido e sair pelo outro. Não para apenas dar a pausa para a sua vez de falar (sem freio). Ouvir para entender. Somente se você entender o que o outro fala, você prossegue o processo de comunicação. Se o seu amiguinho não entendeu, fará perguntas até que entenda a mensagem - isso é entender. Depois de entender...
- Interpretar - não adianta entender se você não sabe interpretar. Aqui um cursinho de interpretação de textos pode ajudar numa interpretação de um diálogo. Inferências, extrapolações. A interpretação não deve ser seletiva. Para isso, você entende que sua palavra é única e que você não pode dar margem para mais de uma interpretação.
- Filtrar - esse talvez seja o mais difícil. Nosso sistema educacional, em regra, trabalha para criar caçadores de diplomas, educados em uma sala de aula em uma cadeira cheia de fileiras, com um professor atuando em um monólogo em um tablado chamado sala de aula. Os valores são de hierarquia, de manter o status quo, de não questionar, de aceitar passivamente. É muitas vezes como assistir TV em assuntos que às vezes nem gostamos. Nessa história, que é responsável pela nossa formação intelectual, muitas vezes não desenvolvemos uma das competências que atualmente julgo mais importante: o filtro. Não é filtro de água e nem filtro solar. É o filtro da comunicação.
Apenas para não deixar passar em branco, darei dois exemplos bem simples:
Número 1
- Falaram que...
- Quem falou?
- Não sei! Só sei que falaram e sempre foi assim.
Acabou aqui.
Número 2
- Ouvi na televisão que...
- Em qual canal?
- Na Globo.
- Ah, a Globo é confiável.
Acabou aqui de novo.
Conclusão.
Já podem trazer os robôs. Muitos estão preocupados com questões inúteis e deixam se preocupar com coisas mais importantes - mas o que é mais importante? Deixo aqui a reflexão.
A abelha, o besouro e você podem voar, dependendo do sentido, do clima, do terreno. É, eu sei, tudo depende. Você pode comprar um filtro solar ou um filtro de água para não morrer. O filtro da comunicação é de graça. Não morra pela boca - por falar demais por não ter nada a dizer ou por ter sido calado por quem não consegue te ouvir. Não aceite tudo, duvide, questione, debata. O mesmo sol nasce para todos. Arrume seu cantinho e descubra a sua melhor forma de enxergar o melhor ângulo. Assim como nasce, também se põe. E quem não se comunica...não filtra! Entendeu ou tá de brication wite me cara?
Engenheiro Civil | Gestor de Projetos | Engenheiro de Planejamento
5 aVou trilhar nesta dica de escutar e filtrar toda informação, é o que preciso...obrigado pela dica.
Departamento Pessoal - Folha de Pagamento - E-Social - RH - BP
5 aQue belo artigo Eduardo Felix, um ótimo conteúdo, provocando a nossa reflexão.
CHRO / HR Director / Head of HR / Head de Pessoas e Organização / HR Manager / Diretor de RH 246.000 Seguidores
5 akkkkk Muito bom Eduardo Felix.
Inovação e P&D
5 aO sol brilha para todos. Cada uma decide quanto tempo ficará exposto a ele. Uns irão escolher a sombra, outros sem filtro solar, outros com filtro e outros irão passar óleo de dendê para acelerar o processo. Sabendo que cada escolha tem seu resultado e consequência.
Advogado Contencioso Tributário | Boticário
5 aSem dúvidas, ouvir e filtrar são as partes mais difíceis. E isso dificilmente será ensinado em uma sala de aula.