Comunicação para manter o negócio durante a quarentena
Os empresários estão perdidos e com muita dificuldade sobre como lidar e o que fazer para garantir o mínimo de faturamento, pois não sabem como se comunicar durante a quarentena.
Quais ações devem fazer? Como manter o funcionamento do negócio, mesmo estando fechado? Como vender? E, principalmente, como manter o relacionamento com seu cliente e-ou avisá-lo das mudanças feitas são alguns questionamentos e problemas que gestores, diretores e empreendedores estão tendo que responder, rapidamente.
As ações governamentais para combater a propagação do novo coronavírus são fundamentais para a saúde da população, como a quarentena e o isolamento social, mas, ao mesmo tempo, geram muitos problemas econômicos. Agilidade é fundamental durante essa situação e a resposta é uma só: comunicação.
Se você não tem seu próprio departamento de comunicação ou não sabe o que fazer, a recomendação é contratar um comunicador, ou pelo menos, uma consultoria em comunicação para te ajudar a estabelecer um plano de ação. É importante você entender que um especialista e-ou uma consultoria te ajudará a estabelecer como e quais são os melhores canais para se comunicar com o seu público-alvo.
Assim como também estamos passando por essa situação, aproveitamos a nossa própria experiência para elaborar essa lista com quatro recomendações para te ajudar:
Evite precipitação. Mantenha a calma:
você precisa de saúde e tem que sobreviver, então, o momento não é de pânico e nem de atitudes tempestivas. Você deve ter discernimento, serenidade e criatividade para entender o que está acontecendo com o seu negócio e entorno dele.
Observe como se dá o relacionamento e o comportamento de seu cliente em relação às ações e recomendações das autoridades. A percepção desse cenário te ajudará com a definição sobre como se comunicar melhor.
O que comunicar:
antes de escolher o canal para a comunicação, a recomendação é deixar claro o que você quer comunicar. Imagine que é um restaurante que ficará fechado para o atendimento interno, mas funcionará como delivery e com um cardápio diferente. O que seus clientes precisam saber para continuar consumindo, como as novas opções em pratos; como fazer os pedidos; entrega e os cuidados tomados pelo estabelecimento, entre outras informações. Saber o que comunicar é fundamental para garantir um resultado positivo.
Como se comunicar:
a escolha do canal ou canais para se comunicar está diretamente ligada ao seu público-alvo, ou seja, qual é o perfil dele e as características da região e do seu negócio. Afinal, se você é um estúdio de pilates, uma academia ou uma loja de roupas, o funcionamento do empreendimento ocorre de forma diferente e para pessoas também diferentes e essas diferenças devem ser consideradas para definir os canais para comunicação.
Por último, atenção com o conteúdo, com cada palavra e imagem que usar num texto em flyer ou vídeo para não gerar ruídos e comprometer o resultado de todo esse esforço. Termos ou expressões inadequados podem provocar uma interpretação equivocada e gerar ainda mais confusão, problemas e, até mesmo, mais uma crise para você administrar.
Canais de comunicação:
se você conhece bem seu cliente, terá facilidade em definir os canais, como whatsapp; e-mail; ligação e-ou ir diretamente na casa dele. Vários são os meios para você manter um diálogo adequado com seu público para repassar informações e, quando for o caso, esclarecer dúvidas.
As opções de contato são diversificadas e ainda incluem internet, redes sociais, carro de som, flyer, outdoor etc, das mais tradicionais às inovadoras. Cuidado para entender com quais desses canais seu cliente mais se identifica e-ou usa no cotidiano. Mantenha a calma, mas isso não é sinônimo de inércia. Pense. Aja e se comunique.