Comunicado ao setor do comércio e serviços
Prezados empreendedores de Sorocaba e Votorantim,
Estamos vivendo a pior fase da pandemia, causada pela Covid-19, o que justifica o Plano Emergencial adotado pelo Governo de São Paulo para todo o Estado.
Destacamos que a saúde deve estar em primeiro lugar e solicitamos que a população se cuide, respeite todas as normas sanitárias e redobre os cuidados. No entanto, entendemos que o setor do comércio e serviços também precisam ser olhados com mais critério. Sabemos que as restrições adotadas estão debilitando fortemente a capacidade de sobrevivência das empresas, a manutenção dos empregos e a geração de renda da maior parte da população.
Diante disso, a Associação Comercial de Sorocaba se coloca à disposição dos empreendedores de Sorocaba e Votorantim, oferecendo todo o suporte e auxílio necessário para que continuem seus negócios. Além disso, estamos em constante contato com o Poder Público, solicitando medidas para ajudar os comerciantes.
Em âmbito estadual, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na qual fazemos parte, luta pela sobrevivência da economia e faz inúmeras propostas ao Governo do Estado para que olhe com mais critério para os setores econômicos, que suplicam ajuda para manter suas empresas.
Entretanto, infelizmente, apenas os órgãos governamentais (União, Estados e Municípios) possuem constitucional e legalmente poder de decisão e capacidade para determinar a forma como funcionarão os setores produtivos nesse momento de exceção, cabendo a entidades como a ACSO realizar gestões e pressão junto ao governo para tentar amenizar a situação do comércio, sempre dentro das limitações que possui, o que até então tem sido diariamente realizado.
No momento, o comércio eletrônico é a melhor saída nesses dias de fechamento obrigatório, para os segmentos considerados não essenciais. Além disso, com a liberação do Poder Público, firmamos parceria com os estacionamentos do centro de Sorocaba para auxiliar os lojistas no sistema drive thru e, em breve, divulgaremos todas as informações. A ACSO possui diversas ferramentas que podem ajudar os setores e está à disposição para ouvi-los. Toda sugestão é bem-vinda.