Conass, Opas e Umane unem forças para fortalecer o SUS
Na última quarta-feira (09), o escritório da Umane em São Paulo foi sede da reunião que reforçou a colaboração entre o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e a Umane, para o desenvolvimento de projetos que potencializem o Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da reunião o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross, e o time da Umane na figura do presidente do Conselho de Administração, William Bennett, da superintendente geral, Thaís Junqueira, além de conselheiros e membros do Comitê de Filantropia. Um dos temas da reunião foi a Planificação da Atenção à Saúde. Acesse a matéria completa aqui.
Saiba mais sobre o projeto de Planificação de Atenção à Saúde aqui.
Na imagem, da esquerda para a direita: Ricardo Leonardos (Membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Filantropia, Umane), Ricardo de Oliveira (Membro do Comitê de Filantropia, Umane), Cristiane Gosch (Gestora do Projeto de Planificação, OPAS), Socorro Gross (Representante no Brasil, OPAS), Thais Junqueira (Superintendente Geral, Umane), Hiran Castello Branco (Membro do Conselho de Administração, Umane), Jurandi Frutuoso (Secretário Executivo, Conass), Rita Cataneli (Assessora Técnica, Conass), William Bennett (Presidente do Conselho de Administração, Umane), Evelyn Santos (Gerente de Parcerias e Novos Projetos, Umane) e André Reginato (Membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Finanças e Investimentos, Umane)
Brasil enfrenta desafios na imunização ao atingir menor cobertura vacinal em 20 anos
De acordo com os dados do Observatório da Atenção Primária à Saúde, em 2021, o Brasil atingiu sua menor taxa de cobertura em duas décadas, com uma média nacional de apenas 52,1%. Esse declínio é preocupante, principalmente pelo fato do Brasil ser reconhecido globalmente por seu Programa Nacional de Imunização (PNI), que historicamente manteve altas taxas de vacinação.
Os dados também mostram que, de 2001 a 2015, a média nacional de cobertura vacinal permaneceu acima de 70%. Contudo, desde 2016, essa taxa vem caindo, chegando ao nível alarmante registrado em 2021.
O Ministério da Saúde ressalta a importância de reverter esse cenário preocupante. Medidas para fortalecer o SUS e restaurar a confiança na vacinação estão sendo implementadas, incluindo um Movimento Nacional pela Vacinação e a reestruturação da Coordenação-Geral do PNI. Saiba mais aqui.
Irmãs descobrem câncer de intestino no intervalo de 2 anos
A vida da família Prates tomou um rumo inesperado quando, em um intervalo de pouco mais de dois anos, as irmãs Priscila e Tatiana Prates foram diagnosticadas com câncer colorretal - também conhecido como câncer de intestino ou cólon. Os sinais surgiram de forma sutil, mas determinante.
A jornada das irmãs Prates ilustra a complexidade do câncer colorretal, uma doença que pode se manifestar de forma sutil, mas que exige atenção imediata. A detecção precoce é fundamental e a história da família ressalta a importância das pessoas ficarem atentas aos sinais do corpo e seguirem as orientações médicas para exames de rastreamento.
De acordo com dados do Observatório de Atenção Primária à Saúde, com base em estatísticas do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, a doença tem sido cada vez mais comum entre jovens.
Conheça mais detalhes dessa história na matéria especial do UOL.
Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês: 15 anos de atuação
Em celebração aos 15 anos de trabalho dedicado à excelência na saúde pública com impacto social, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) realizou na última quinta-feira (10 de agosto) um evento especial em São Paulo.
O IRSSL é parceiro da Umane e, ao longo dos anos, vem sendo referência em aplicar sua expertise em gestão para fortalecer o acesso a cuidados médicos de qualidade. Com 10 unidades de saúde administradas pelo Instituto, em 2021 firmou parceria com a Umane para gerir o Atendimento Multiassistencial (AMAS), localizado no bairro de Santa Cecília em São Paulo, cujo objetivo é oferecer atendimento em pediatria geral e subespecialidades pediátricas para crianças e adolescentes de até 17 anos.
Ao longo de 2022 a unidade realizou:
“No AMAS, atendemos crianças e adolescentes por meio de uma agenda com a Prefeitura de São Paulo, disponibilizando diferentes especialidades, de forma humanizada e integrada. Queremos ser reconhecidos como um importante elo entre a família e o serviço público de saúde. Para alcançarmos isso, a parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês é fundamental. Em um ano e meio desse trabalho conjunto, treinamos a equipe, organizamos processos e práticas e aumentamos a eficiência e a capacidade de atendimento, o que possibilitou diminuir as filas de espera.” destaca Thais Junqueira, Superintendente Geral da Umane.
Fabiana Mussato, Coordenadora de Avaliação e Gestão de Projetos da Umane, conclui: “A parceria com o IRSSL proporciona ao AMAS uma gestão ambulatorial qualificada e permite ofertarmos atendimentos em saúde de excelente qualidade a todas as crianças e adolescentes que procuram os serviços do ambulatório.” Saiba mais sobre a parceria clicando aqui.
RECOMENDAMOS TAMBÉM
Recomendados pelo LinkedIn
O Boletim de Monitoramento do Orçamento da Saúde é uma iniciativa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e da Umane que integra as ações da “Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil."
Redes sociais do maior símbolo da imunização do Brasil entraram no ar nesta terça-feira (8) com a missão de reforçar mensagem sobre a importância da vacinação.
A infraestrutura da Infovia 01, implantada pelo Ministério das Comunicações, viabilizará a expansão dos atendimentos em municípios de difícil acesso, evitando deslocamentos de até 24 horas. Navio Hospital Escola Abaré, no rio Tapajós, terá saúde digital.
Termo firmado com o Ministério dos Transportes também vai viabilizar aquisição de veículos para comunidades tradicionais.
A Semana de Inovação é um evento construído coletivamente! A Chamada Pública de Atividades é um convite para fazer parte da nossa programação. Se você quer conduzir uma atividade inovadora capaz de transformar o Serviço Público e a realidade das pessoas, essa é a hora!
No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, a VideoSaúde traz produções com diferentes temas que retratam iniciativas de saúde até a história da saúde, com a expedição do sanitarista Noel Nutels.
Brasil reduziu a mortalidade materna – mas agora vive estagnação de índices, ainda longe da meta da OMS. Artigo propõe: sistematizar notificação de complicações graves em gestação e parto reunirá dados decisivos para proteger mães.
Nos últimos anos, país reduziu consumo de sódio, açúcar e gordura. Para isso, foi à guerra contra a indústria alimentícia: restringiu fortemente a publicidade e impôs grandes avisos nos rótulos de produtos. A próxima batalha: os meios digitais.
Mulheres pós-menopausa que consumiram uma ou mais latas de refrigerantes por dia tiveram incidência elevada de doença hepática.
Na área da Saúde, temos o horizonte de universalizar serviços fundamentais do SUS, 35 anos após a Constituição. A previsão de investimento total do Ministério da Saúde é de R$ 31,5 bi até 2027.
No mundo, as dietas tradicionais, baseadas em alimentos in natura e minimamente processados, têm sido gradualmente substituídas por padrões com predominância de alimentos ultraprocessados, com grandes consequências sobre a saúde e o meio ambiente.
Projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em junho de 2023 para proibir a venda de alimentos ultraprocessados em escolas públicas e privadas pode motivar outras cidades do Brasil a tomar medidas semelhantes.