Concreto com Fibras de Aço e seu trabalho de Ponte de Transferência de Tenções.
As fibras de aço para concreto começaram a ser utilizados no brasil, em pisos industriais a partir da década de 1990. Suas principais características são o módulo de elasticidade e a resistência mecânica.
O concreto com fibras é um compósito (material com pelo menos duas fases distintas): matriz (concreto) e as fibras. Existem vários tipos: aço, vidro, carbono, nylon e etc...
Em uma pesquisa realizada em grupo para a disciplina de Ciência dos matérias do curso de Engenharia Civil da faculdade Pitágoras de londrina pudemos abordar em especifico o concreto com fibras de aço.
A Introdução das fibras de aço nos concretos tem como principal função modificar o comportamento do compósito, quando solicitado a esforços de flexão.
As fibras de aço são usadas como armadura tridimensional, eliminando em praticamente 100% o uso de telas soldadas ou aços longos. Este tipo de concreto é geralmente mais indicado para pisos industriais, devido seu trabalho de ponte de transferência de tençoes.
O trabalho de Ponte de Transferência de Tensão de tração que a fibra realiza através das fissuras no concreto é um mecanismo muito interessante de aumento de energia associada à ruptura do material e à restrição à propagação das fissuras, sendo assim atuam como elemento estrutural proporcionando ao concreto aumento de suas propriedades de ductilidade e tenacidade, pois reduzem a formação de fissuras e atuam como dispersor de trincas.
As fibras se distribuem igualmente em todo o corpo do concreto, não deixando espaços frágeis e interceptando trincos desde a superfície. Garantem tenacidade, maior resistência à tração na flexão e a compressão, melhorando as propriedades físicas do concreto.
Algumas vantagens: Custo – 8 a 10 % mais em conta - Tempo de Aplicação pode ser até 50% mais rápido comparado ao concreto armado - Manutenção a baixo custo, com tempo ágil de reparação.
Fábio Matias.