Cone do Aprendizado de Edgar Dale
Vários estudiosos se dedicaram a analisar o impacto da aprendizagem ativa no processo cognitivo, um dos pioneiros foi Edgar Dale, que em 1969 criou um esquema (batizado de Cone de Experiência de Dale) para demonstrar o impacto desta abordagem.Vale a pena analisar o esquema e refletir sobre o assunto, é necessário, de vez em quando, repensar nossas estratégias e práticas pedagógicas.
O Cone de Experiência de Dale, nos prova que a aprendizagem ativa é muito mais significativa do que o modelo de aula tradicional, os ganhos na aprendizagem dos alunos são efetivos e evidenciados por estudos, e não somente pela opinião de alguns entusiastas, a prova disso é que muitas Universidades estadunidenses e europeias, e até mesmo brasileiras, estão gradativamente migrando muitos dos seus cursos para aprendizagem ativa.
No passado, como as fontes de informação eram escassas e de difícil acesso, era mais complicado utilizar aprendizagem ativa, pois era necessário que a escola contasse com uma boa biblioteca, onde os alunos poderiam buscar o conhecimento necessário. Hoje em dia, com a Internet, ficou muito mais fácil aplicarmos estratégias de aprendizagem ativa.
Fonte:
ASSIS, Sheldon. Educação para o século XXI: desafios e oportunidades para uma transformação pedagógica. Rio de Janeiro: Albatroz, 2018.