A Conexão entre os ODS e os Princípios ESG nas Empresas
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são fundamentais para orientar práticas de ESG nas empresas. Adotados em 2015, os ODS têm como metas erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade até 2030, conectando crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental, e incentivando países e empresas a buscarem um mundo mais justo. São 17 objetivos divididos em 169 metas específicas em cinco áreas principais: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
As empresas desempenham um papel crucial no sucesso dos ODS, pois são agentes de inovação e transformação, com recursos para investir em soluções que contribuem para esses objetivos globais. Os ODS e os princípios e práticas ESG se complementam e reforçam mutuamente. Os ODS fornecem uma rota global para o desenvolvimento sustentável, enquanto os critérios ESG são ferramentas práticas para que as empresas tenham metas mensuráveis e implementem suas contribuições.
Cada empresa deve identificar os ODS relevantes para sua estratégia de negócios, considerando as demandas de todos os stakeholders. Por exemplo, uma gestora de fundos de investimento deveria considerar os seguintes ODS: 1 (Erradicar a Pobreza), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 10 (Redução das Desigualdades), entre outros. Sendo 17 ODS e 169 metas, é necessário priorizar os temas com maior materialidade, ou seja, incorporar as metas que mais impactam o valor da empresa no longo prazo.
Adotando práticas ESG sólidas, as empresas alinham suas operações e estratégias com os ODS, gerando um efeito multiplicador que impulsiona a sustentabilidade da própria empresa e, consequentemente, da sociedade como um todo. Sua empresa já identificou quais ODS podem impactar positivamente? Quais oportunidades de retorno positivo ainda podem ser exploradas?
#Sustentabilidade #Socioambiental #ESG #DelayaSocioambiental
TOP VOICE 3x | Colunista Exame | Comunicação Intergeracional, etarismo | 16º influenciador mundial em Diversidade e Inclusão | Diretor Associação de Profissionais RH e Instituto ESG | Palestrante, consultor, conselheiro
5 mSusana Ayarza adorei o texto, sobretudo quando demonstrou a diferença entre as ODs, "que fornecem uma rota global para o desenvolvimento sustentável", e o ESG, ferramenta prática para que as empresas tenham metas mensuráveis e implementem suas contribuições". Excelente!!!