Conexão Social Media: 2 dias de evento, 19 palestrantes e muitas horas de conhecimento.
Nos dias 15 e 16 de Julho, aconteceu aqui em Sampa o evento Conexão Social Media, promovido pelo Plugcitários . Aproveitei para listar aqui alguns pontos que achei bem relevantes do que ouvi no evento e que talvez também façam algum sentido para você.
Social Media e o mercado de trabalho:
Uma das maiores dores dos profissionais de SM está relacionada à prospecção: hoje existem mais de 21 milhões de negócios no Brasil e apenas uma pequena parcela dessas empresas conseguem pagar pelos nossos serviços.
Além disso, ainda estamos no processo de educar clientes e profissionais da área. Muita gente ainda não entende e precisamos desse esforço coletivo para gerar mais valor ao mercado e, consequentemente, a profissão.
Mas ATENÇÃO: Social Media não é ser só operacional (NÃO É SÓ POSTAR), podemos e devemos ser mais estratégicos (isso nos torna mais especialistas e, consequentemente, mais caros). Mas para isso precisamos delegar!
Financeiramente todo mundo tem um começo, mas precisamos saber estudar o negócio dos potenciais clientes (faturamento e nichos) para oferecer o tipo de serviço que ele pode pagar.
Não adianta oferecer uma Ferrari pra alguém que só pode pagar por um Gol.
É através da sua hora trabalhada que você começa a calcular seus valores ofertados. Nunca esqueça disso!
Brand Pessoal e Posicionamento = percepção de valor:
Todo mundo só fala nisso (vai dizer que você também não tá cansado de tanta gente falando sobre no mercado publicitário?) e, na real, a premissa nunca morre: quem não é visto, não é lembrado. Mas CUIDADO: não significa que você precisa virar um novo guru #ficaadica
Posicionamento é preciso e te ajuda a trilhar o caminho.
Todo mundo precisa, mas nem todo mundo tem. Eu não tenho, e você?
Tudo isso ajuda na principal dor do mercado: a percepção de valor. Muitas vezes reclamamos de não saber cobrar, ou não receber o valor daquilo que merecemos, e no final do dia boa parte da “culpa” é nossa.
Você já parou para pensar como as pessoas te veem? Como seu cliente, ou possível cliente, te vê?
Recomendados pelo LinkedIn
Processos x fluxos x ferramentas:
Essa parte, em específico, fiquei radiante! Afinal, a louca do fluxo (eu) sempre disse que um fluxo bem definido ajuda na velocidade das entregas, e notei o quanto isso é uma dor muito grande do mercado.
Então reafirmo o que foi dito no evento Conexão Social Media: um processo bem definido gera lucro.
Tiveram palestras que apresentaram algumas ferramentas e processos baseados em metodologias ágeis que, se você ainda não estudou sobre, está literalmente perdendo tempo. ;)
Sobre esse item: se precisar, me chama que ajudo!
Storytelling serve pra tudo - da prospecção ao conteúdo:
Aqui, pra quem produz conteúdo, é a cereja do bolo!
No meu dia a dia sempre me perguntam: formato X funciona? E no evento muito se falou que o que importa no final do dia é o conteúdo. Ele te ensinou algo? Despertou alguma emoção? Agregou algo na vida de quem assistiu? Se for sim, você acertou. Se for não, você pode fazer a peça mais bonita e a chance de repercutir será baixíssima. Mas nada é regra, tudo é teste e aprendizado, então foca na história que vai dar bom!
Nas apresentações com foco na área de vendas alguma dicas foram super interessantes, mas a base da maioria seguia com:
Não envie sua proposta comercial (enfia ela no cu, mas não envie - quem viveu #csm23 sabe, risos), apresente!
Através de uma boa história você conseguirá gerar valor sobre a proposta apresentada. Além disso, esqueça a parte de se apresentar e represente o briefing, as dores do cliente. É através dessa narrativa que você terá chance de ganhar ele!
Dica bônus: não deixe que o cliente balize o preço com o da concorrência, apresente possibilidades (até 3 opções de entrega) e procure não vender fee, mas por projeto (mesmo que parcelado) - isso ajuda a vender e gerar valor.
LinkedIn e TikTOK - você ainda não está lá?
Quando a gente pensa em Social Media normalmente vem na cabeça FB e IG, correto? Mas o trabalho vai muito além dessas redes! E, por isso, achei top demais ter o querido do LK tendo seu espaço e, obviamente, o TikTok também se fez presente.
O que podemos concluir foi que: esteja presente, nem que seja para aprender sobre a rede - eventualmente você poderá usar esse conhecimento.
Além disso tudo, foi falado muito sobre REPERTÓRIO: sem viver, consumir e observar, é quase impossível ser um Social Media com qualidade. Precisamos ter vivência, experimentar, conhecer e romper padrões. A jornada não é linear e precisamos cada vez mais dessa conexão!
Vamos juntos nos conectar?
Analista Técnica Social SEDEC - Pref. do Recife | Assistente Social Especialista em Intervenções psicossociais com Grupos em situação de Risco e vulnerabilidade Social - FAFIRE
1 aArrasou demais, Camila 👏 👏
Há 6 anos ajudando profissionais a se posicionarem no digital
1 aBoaaaa 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Amei Cami! Artigo com vários insights!
made with the purple energy 💜
1 aO primeiro e já começou com o pé direito! O talk do Dimitri e Marília já surtiu efeito hein? kkkkk. Obrigado pela sua presença, espero te ver no ano que vem, hein?! 💜