Confiança Criativa: Fato ou Fake?
1 Criatividade = Pensamento + Ação
Fato. Confiança Criativa é um conceito que traduz a capacidade do indivíduo de gerar novas ideias e ter coragem de colocá-las em prática. O que isso quer dizer? Quer dizer que mesmo com as incertezas, esses indivíduos não se sentem intimidados se a ideia não funcionar. Eles seguem em frente com as tentativas. Desenvolver uma atitude criativa é conseguir dar conta das coisas de uma maneira diferente, seja pessoal ou profissionalmente. Especialmente quando a vida gira 180 graus e você é forçado a se reinventar. Então, cultivar a sua criatividade e aplicá-la é a forma mais eficaz de fazer isso. É onde reside o seu maior valor.
2 Criatividade é coisa de artista
Fake. Já sabemos que a criatividade é um conceito multifacetado, mas que pode ser resumido como a capacidade de apresentar ideias novas e úteis. É natural do comportamento humano. E você não precisa ser um artista para isso, concorda? Eu tenho certeza que você consegue propor soluções originais para algum problema. Pense em quantas vezes na quarentena você não precisou “se virar nos 30”. Todos nós precisamos pensar criativamente em nosso cotidiano, seja descobrindo como cozinhar usando as sobras da geladeira ou como criar uma fantasia de carnaval com qualquer coisa que você ache no armário de última hora. #SomosTodosCriativos
3 Nem todo mundo nasce criativo
Fake. “Eu não sou criativo” Quantas vezes já não escutei isso! Várias. De novo: Não existe tal coisa como incapacidade de criatividade. TODO mundo é do tipo criativo. É só lembrar de você quando criança. Crianças são seres absolutamente criativos. Certamente você já riu de alguma “tirada” dos pequenos. A razão para isso é simples: eles não têm amarras, não têm medo de rejeição social ou vergonha de trazer soluções pouco convencionais. Não importa o que você faz; se você abordar com criatividade, terá soluções originais e melhores. Você resolve os problemas com mais facilidade simplesmente porque tem um leque maior de possibilidades em sua mão.
4 Competência em ascendência
Fato. Não importa se você mora no Pará, na Bahia, no Rio de Janeiro ou em Curitiba. Você com certeza já sentiu e está sentindo os efeitos da pandemia do COVID 19. Tenho certeza que sua vida foi afetada em alguma esfera. E provavelmente continuará sendo afetada por um bom tempo. Talvez você pense o tempo todo nas consequências que estão por vir; talvez não. O fato é: adie você ou não essa ou qualquer outra tomada de decisão, uma hora a conta chega. E o que isso quer dizer? Quer dizer que ao longo da vida esbarramos o tempo inteiro em desafios complexos. E precisamos estar preparados para isso. Se antes a criatividade e a capacidade de inovar eram vistas como diferenciais para o crescimento de empresas (não importa o porte), a partir de agora ela vira uma condição sine qua non. O que isso quer dizer? Que ela se tornou ingrediente indispensável. Arrisco dizer que talvez ela seja a competência mais importante daqui pra frente.