Confira 6 dicas para validar uma ideia de negócio

Confira 6 dicas para validar uma ideia de negócio

É comum que empreendedores se apeguem às suas ideias, sem escutar críticas. Porém, essa ação impulsiva pode levar ao fracasso do empreendimento: afinal, você está desenvolvendo uma solução para seu público, e nada mais apropriado do que escutá-lo cuidadosamente, certo?

Por isso, os bons mentores aconselham que seus "pupilos" validem as ideias antes de colocar a mão na massa. Mas você sabe como validar uma ideia de negócio? É o que vamos ensinar no post de hoje.

Qual é a importância de validar uma ideia de negócio?

A validação é essencial para que possamos entender se a "ideia genial" pode ganhar a confiança do público-alvo. Afinal, de que adianta ter um negócio supostamente inovador se as pessoas não veem valor nele?

Dessa forma, essa etapa se torna um processo de escuta, resiliência e adaptação, o que é extremamente importante para o negócio. Diversas empresas de sucesso tiveram a ideia inicial transformada durante a fase de validação, já que ouvir críticas construtivas é essencial.

Como validar sua ideia?

Agora que você já entendeu a importância da validação, é hora de aprender como realizá-la como um verdadeiro profissional. Vamos lá?

1. Inicie o quanto antes

Antes de desenvolver a ideia, você precisa começar a validar o seu projeto. Por mais estranho que pareça, isso pode ajudá-lo a desenvolvê-lo de maneira enxuta, evitando custos desnecessários.

Com a sua ideia registrada, verifique quais questões podem estar vinculadas ao seu negócio. Essas perguntas ajudam na elaboração de um questionário, que será usado no seu processo de feedback.

2. Estude sua ideia de forma objetiva

Todos nós nos apegamos às nossas ideias geniais. Mas após um insight, precisamos fazer uma pesquisa minuciosa sobre o conceito, verificando se ele é realmente inédito.

Se o produto ou serviço já existe, você não deve desistir. Verifique o que pode ser melhorado e como agregar valor, criando um diferencial. Para isso, pesquise se o mercado está satisfeito com o que está sendo oferecido e quais são as solicitações feitas.

3. Peça feedbacks de pessoas em que você confia

Conhece alguém confiável e que tenha conhecimento na área em que você deseja atuar? Procure-o, exponha a sua ideia e peça um retorno honesto. Mas tenha cuidado: não deixe a ajuda virar bajulação.

Procure pessoas acostumadas com a tarefa de fornecer feedbacks, como potenciais clientes, mentores, empresários, dentre outros. Evite pessoas com laços afetivos fortes, como amigos e familiares.

Se a pessoa gostar de sua ideia, fazendo apenas algumas observações, ótimo: você pode seguir para a próxima etapa. Se não, registre as críticas construtivas e pense em como você pode melhorá-la.

4. Desenvolva questionários neutros

Os questionários que você vai aplicar entre potenciais usuários e clientes devem ser objetivos e claros. Opte por perguntas neutras, que não induzam às respostas que você deseja. Por exemplo, em vez de perguntar "Você se importa com a sustentabilidade?" — questão para a qual o entrevistado obviamente responderia sim, por uma demanda social —, tente "Em uma escala de 0 a 10, qual é a importância da sustentabilidade em suas compras no supermercado?".

A série de perguntas também não deve ser muito longa, já que a pessoa questionada pode ficar impaciente.

5. Crie um protótipo

Se sua ideia foi validada por pessoas com expertise e potenciais clientes, é hora de construir um protótipo que tenha o máximo possível de semelhanças com o produto ou serviço que você quer desenvolver. Esta "boneca" será usada para fazer testes em situações reais de consumo, e é conhecida na comunidade empreendedora como Mínimo Produto Viável, ou MVP.

O desafio aqui é entender como o cliente vai interagir com sua ideia, quais as dificuldades apresentadas, dentre outros aspectos relevantes. Assim, você avalia o mercado de uma maneira simples e mais barata.

6. Avalie continuamente

A validação não termina quando seus primeiros clientes atestam o quão bom seu produto é. Ela deve ser tratada como parte do trabalho de inovar e atender as demandas do público.

É preciso estar antenado aos cenários que envolvem a empresa, oportunidades e incertezas, de forma a traçar planos de ação. Daí a necessidade de validar soluções sempre.

Se você tem dúvidas de como validar uma ideia de negócio, comente! Suas questões podem virar pauta aqui em nosso blog.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos