Conformar-se ou ousar?

Conformar-se ou ousar?

O artigo a seguir não é meu, recebi no meu e-mail e decidi compartilhar, achei a metáfora fantástica e muito útil para a nossa reflexão.

Há uma bela metáfora que diz que as carpas japonesas tem uma incrível capacidade de crescer de acordo com o tamanho do ambiente em que estão inseridas. Se estiverem em um pequeno aquário, elas ficam pequenas, não passam de cinco a sete centímetros. Porém, se colocadas em um lago, elas podem atingir três vezes esse tamanho. Pensando na história podemos retirar algumas lições importantes para nossas vidas.

É fato que as pessoas tendem a crescer conforme o ambiente em que vivem e se relacionam. As carpas não têm a opção de sair do seu habitat ou do pequeno aquário em que se encontram. Dependem que outros o façam por elas, mesmo que não queiram, vivem segundo a vontade de terceiros, submetidas a seguirem assim.

Diferentes das carpas, possuímos em nós todas as ferramentas necessárias para nosso crescimento emocional, intelectual e profissional. Temos a capacidade de sair das mais variadas situações. Só que muitas vezes, não sabemos usá-las adequadamente em nosso próprio benefício. Impomos a nós mesmos, limites que nos barram e nos impedem de crescer, de evoluir. Enchemo-nos de desculpas para continuarmos presos em nossos círculos nada virtuosos, usando “muletas” para seguirmos em nossa vida mediana, com conquistas pequenas e raras.

Entender que não estamos enraizados nos dá liberdade para seguir outros caminhos que poderão nos levar a outros lugares. Dar ao nosso cérebro razões para criar novas sinapses e crescer, mudar. Se algo não deu certo, valeu a experiência. Os problemas se tornam mais fáceis de se resolverem quando os vemos como desafios. Não que se tornem menores, mas nossa percepção será outra. Tudo depende de como você percebe a situação. Se como problema, como um peso ou como algo que vai te instigar a vencer, superar.

A vida tem seus desafios sim, e entender que podemos superá-los é fundamental. Cada vez que seu tapete é puxado e você se perceber sem chão, desestabilizando seu mundo, na verdade, é apenas a vida te tirando dos limites que seu pequeno aquário te impunha. E quando isso acontecer, espero que consiga enxergar o lago a sua frente.

Capacite-se e se prepare para viver fora da redoma. Se te incomoda a prisão em que você está inserido, talvez você não seja uma carpa de aquário, mas um peixe de grandes lagos.

Da psicanalista e escritora Layde Lopes

Nivaldo L. Figueiredo

Monetization | PPP Private Placement Program | SBLC BG Lloyds Bank London | MTN | Finance | Assets | Business | 🔵

8 a

Excelente reflexão. Caro Paulo Henrique, valeu o compartilhamento. Há quem se contente com o que tem e com o que faz. É preciso sonhar grande e traçar novos desafios para ser mais feliz. É preciso ter em mente que a vida é feita de sim e não, pró e contra, querer ou não, e de fazer ou não, queira ou não. Vivemos recebendo incentivos ou considerações negativas. Os ‘não’ são as vicissitudes da vida e os ‘sim’ são as conquistas obtidas. Sobre DESAFIO, a frase “Somos movidos a desafios permanentes. Quem se nega a recebê-los, não está pronto para ser transformado naquilo que almeja conquistar.” (NLFigueiredo O Pensador Estrutural, autor de <1001 Frases Temáticas>, recordista no Guinnes Book com a maior quantidade de frases do mesmo autor num único livro) é bem pertinente. O maior desafio que Deus nos impõe é superarmos a nós mesmos e às nossas imperfeições.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos