Conheça as áreas do Design
Você é uma pessoa criativa e cheia de ideias? Já pensou em qual curso seria mais sua cara?
Se você ainda não se decidiu, ou se tem dúvidas sobre as possibilidades, acompanhe este artigo, que nele vou trazer tudo o que você precisa saber sobre os cursos de Design!
Os Designers tem uma variedade enorme de áreas de atuação, indo de roupas até móveis ou produtos, tudo vai depender da área que você escolher. As áreas de Design tem ganhado muito destaque ultimamente e você deve estar por dentro de todas elas para que consiga escolher a que melhor se encaixa com seu gosto pessoal ou seu plano de carreira.
A começar pelo Design de Moda, os Designers de moda são essenciais na indústria do vestuário, criando novas tendências e aplicando técnicas avançadas de modelagem e fabricação para transformar tecidos em obras de arte portáteis.
O Designer de moda pode exercer as atividades como consultor, figurinista, produtor, comprador, modelista, ilustrador, entre outros. Pode, ainda, ajudar a estabelecer quais peças uma rede de lojas deve comprar, definir figurinos e criar peças para uma coleção.
Já no Design de Produto, os profissionais formados são responsáveis por criar produtos que não apenas atendem às necessidades práticas dos consumidores, mas também estabelecem novas tendências e elevam o padrão estético.
Recomendados pelo LinkedIn
Podendo atuar em indústrias, comércio e prestação de serviços, além disso, o campo educacional do design de produtos apresenta possibilidades de atuação com atribuição de aulas e no campo da pesquisa de produtos ou materiais.
Partindo para o Design de Interiores, o profissional formado nessa área atua moldando novas tendências e aplicando técnicas inovadoras de planejamento e decoração para transformar espaços em ambientes que são tanto funcionais quanto esteticamente cativantes.
Esse profissional está apto a atuar em qualquer segmento que necessite de projetos de interiores, como elaboração de plantas, elevações, perspectivas e também projetos executivos, com especificações de produtos, orçamentos, contratação de profissionais para a execução dos trabalhos sob sua supervisão.
E por último mas não menos importante, o mais conhecido na área do Design, o Design Gráfico que utilizam sua habilidade e criatividade para conceber layouts, logotipos, embalagens e materiais de marketing que não só capturam a atenção, mas também comunicam de forma eficaz a essência e os valores de marcas e produtos. Eles transformam conceitos abstratos em designs visuais tangíveis que influenciam a percepção e a interação das pessoas com o mundo ao seu redor.
Um designer gráfico atua na criação de identidades visuais, materiais promocionais como cartazes e folhetos, design editorial para revistas e livros, além de interfaces digitais para websites e aplicativos, utilizando habilidades em combinar estética e funcionalidade para transmitir mensagens visualmente impactantes.
Com essas informações você já consegue ter uma ideia de qual área do Design seguir, e qual planejamento de carreira seguir, entretanto, não é só gostar de uma área o suficiente para decidir segui-la. É preciso ver se você possui - ou deseja desenvolver - as habilidades exigidas para a profissão. Claro que existem habilidades específicas para cargos, mas de forma geral, é possível definir quais habilidades são fundamentais para quem quer trabalhar como designer.
Agora que você já sabe sobre as áreas e as habilidades necessárias, qual área do Design você pretende fazer?