Conheça a divisão ideal do orçamento de marketing para impulsionar o tráfego no varejo
Por um longo período, o marketing tradicional das TV’s e rádios funcionaram bastante para as lojas físicas. Uma propaganda era capaz de atingir uma grande quantidade de pessoas, que realmente esperava por esses meios de comunicação ditarem o que elas deveriam ou não consumir.
Porém, hoje o marketing digital também se mostra bastante efetivo em atingir o público alvo certo, de forma personalizada e educativa. E você não precisa ter um e-commerce para isso, lojas físicas também se beneficiam muito de todas as estratégias e ferramentas que a internet proporciona.
E entre esses dois caminhos, onde investir mais dinheiro? Uma pesquisa da Analytic Partner, encomendada pelo Google, revela que a divisão ideal do orçamento em marketing seria 60% no marketing digital e 40% no marketing tradicional.
O marketing digital tem grande impacto também nas lojas físicas, tanto é que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de efetuar alguma compra, segundo uma pesquisa divulgada pela E-commerce Brasil.
Pesquisar sobre um produto já faz parte da jornada de compra e deve ser levada em consideração. As pessoas não vão pesquisar pelo nome de uma marca, geralmente elas vão utilizar palavras chaves e receber milhares de opções para escolher. Se o seu site não estiver entre esses resultados, você perdeu a venda.
Como as lojas físicas podem investir no digital
Comprar em loja física ainda possui muitas vantagens. O cliente pode experimentar o produto, ter um contato mais próximo com os vendedores e com a marca, e ainda levar a compra para casa no mesmo dia.
A seguir, veja como você pode atrair mais pessoas para a sua loja física através do marketing digital.
1 - Tenha um site: o site e como se fosse a sua loja na internet, por lá, as pessoas terão acesso a todas as informações que elas precisam antes de ir comprar com você. É uma ótima oportunidade para criar conteúdos para essa audiência e educar a jornada de compra dela.
Recomendados pelo LinkedIn
2 - Redes sociais: você pode criar um relacionamento com o seu potencial cliente antes mesmo de vê-lo pessoalmente. As redes sociais são uma ótima forma de conectar a sua marca ao público.
3 - Google Business: ter a sua loja física listada no Google é fundamental. Através dessa ferramenta, as pessoas terão acesso ao seu endereço, horário de funcionamento, fotos e poderão fazer reviews sobre os seus serviços.
4 - SEO: aparecer nas primeiras páginas do Google sem precisar pagar por isso é o sonho de qualquer empreendedor. Por isso, invista em SEO e em marketing de conteúdo para ajudar na visibilidade da sua loja.
Por que investir em uma loja on-line?
O e-commerce cresce mais a cada dia que passa. A praticidade de poder comprar algo on-line atrai os consumidores. Por isso, o ideal é que as lojas físicas migrem também para as lojas on-lines, ampliando as suas possibilidades de vendas. Veja algumas vantagens:
1 - Vendas 24 horas por dia: você não vai depender apenas do horário comercial para efetuar uma venda. Pessoas podem comprar no conforto de casa a qualquer momento.
2 - Sem limite geográfico: uma das maiores vantagens de ter uma loja on-line é expandir as vendas geograficamente e atingir pessoas de todo o Brasil e, quem sabe, de outros países também.
3 - Competitividade: com a internet, o número de opções para os consumidores aumentou, por isso, quanto mais visibilidade você trazer para a sua marca no ambiente on-line, maiores as suas chances de vender.
Investir no digital deixou de ser apenas uma opção e se tornou uma ferramenta poderosa para se manter competitivo no mercado. Por isso, lojas on-lines e físicas devem criar estratégias on-line para lucrar. Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que precisa ler isso.