CONHEÇA O BT – BLOCO TERMO DISSIPADOR

CONHEÇA O BT – BLOCO TERMO DISSIPADOR

 

O projeto BT – Bloco Termo Dissipador, vencedor do Premio Lápiz de Acero Verde 2015 (2015 Aço Pen Award, Verde categ  ORY), organizado pela revista Proyecto Diseño da Colômbia – dos arquitetos Miguel Niño e Johanna Navarro, consiste em ser um bloco termo dissipador. Estamos falando de um tijolo de barro que ajuda a manter edifícios naturalmente frescos (arejados).

Miguel e Johanna – que são donos da  Sumart Diseño y Arquitectura SAS, um estúdio que projeta e desenvolve soluções arquitetônicas sustentáveis – tinham em mente o desafio da falta de habitação sustentável e como poderiam resolver isto em larga escala.

Partindo da premissa que o tijolo era o item comum à todas as construções, partiram então para a concepção de um novo modelo, que forneceria 4 soluções para pontos importantes, principalmente na Colômbia:

  • Reduzir o desconforto térmico, a fim de minimizar o uso de dispositivos de controle do clima.
  • Suprir a falta de novas soluções energéticas sustentáveis ​​na construção que estão disponíveis para todos.
  • Diminuir a quantidade de materiais de instalação, acabamentos e tempo de construção.
  • Promover a indústria do barro através do design, aproveitando de mão de obra, materiais primários adjacentes e sistemas industriais tradicionais.
    As diferenças básicas entre o chamado de BT – Bloco Termo dissipador e os tijolos convencionais são o formato composto de um retângulo mais um triângulo escaleno irregular, que ajuda a protegê-lo da radiação solar; e as perfurações, feitas com uma estrutura celular porosa que permite que ventos passem através deles e dissipem o calor que foi armazenado.

    Se compararmos com tijolos de argila utilizados para fachadas, estes tendem a ser retangular, fazendo com que toda a parede para ser exposta a radiação solar durante longos períodos de tempo. A radiação que é absorvida, é transformada em energia térmica e acumula-se nas paredes, que por sua vez permitem a transferência de uma parte do calor para interior (Figura 1). É por isso que BT – Bloco Termo Dissipador adota um processo de produção de extrusão, mas leva em sua própria forma única (Figura 2), que protege parcialmente a parede da radiação solar e a transferência de energia térmica. Os canais que formam o triângulo irregular permitir a ventilação de passar através deles, se dissipar rapidamente a temperatura do tijolo, e reduzindo a quantidade de calor transmitida dentro.

    A superfície de tijolos de barro tradicionais é plana, e paredes construídas com estes são colocados perpendicularmente à terra, transformando a fachada para uma superfície de refracção que dirige a radiação solar para o chão. (FIGURA 1). A superfície do BT – Bloco Termo dissipador, é feita de um triângulo irregular, em que o lado mais comprido tem um ângulo de 114 °, um ângulo que enfrenta a radiação solar na quantidade máxima de luz solar (24 °). Este ângulo permite que os raios UV sejam redirecionados para cima e não para o solo. (FIGURA 2)

    Com o triângulo escaleno nesta forma, é possível de se criar inúmeras composições estéticas tridimensionais que também desviam o som, reduzindo a quantidade de ruído que entra no interior.  A superfície de tijolos de barro tradicionais demitido é plana e, portanto, mais facilmente absorve ruídos vindo de fora, permitindo-lhe viajar por toda a parede, refletindo-lo tanto dentro como fora. Veja na imagem abaixo como funciona a questão do som:

    Mas e o acabamento?

    O processo de acabamento em paredes de tijolos tradicionais normalmente possui várias fases antes de obter o seu acabamento final sobre a fachada. O BT – Bloco Termo Dissipador, além de assumir a função de uma parede, também dá por meio de sua superfície irregular, um acabamento natural caracterizado pelos tons da argila, o que nos permite deixar pura a exibição fachada. Isto por sua vez, se traduz em economia de custos em materiais de acabamento, trabalho e tempo, evitando ao mesmo tempo a manutenção mais tarde devido à deterioração do clima e do envelhecimento.

    Um espaço no topo do bloco é feito para manter a argamassa, fazendo com que o nível de argamassa seja quase o mesmo para cada tijolo, evitando desperdício de materiais e os erros de posicionamento.

Com paredes feitas de tijolos de barro tradicionais, a composição formal é sempre unilateral (sempre lisa) e precisa de um acabamento final. A forma irregular do BT – Bloco Termo dissipador, permite inúmeras formas de arranjos de instalação e de empilhamento que criam distintas três layouts dimensionais.  E isso é o mais incrível! O BT oferece liberdade para a expressão arquitetônica, o que deixa o projeto ainda mais único!

Rodrigo Bastos

Arquiteto e Urbanista / Téc. em Edificações / Personal Coach

7 a

Bom dia. Parece ser uma ótima solução. .. Mesmo com os outros layout continua funcionando o Térmica e Acústica ?

Evandro Joaquim

Enc. pavimentação III | ECB - Empresa Construtora Brasil | Grupo Mota - Engil

7 a

Muito interessante estes tijolos.

Andressa Bispo, gostei muito do seu artigo, pois, ele demonstra como a inteligência e a criatividade é capaz de redefinir o simples de forma genial.

Daniel Martinez

Digital Open Innovation Consultant at Novo Nordisk

7 a

Como é bom ver que o meu país, Colômbia, experimenta inovação nessa maravilhosa área de construção cívil. Excelente maneira de oferecer mais qualidade de serviço ao cliente por meio desta técnica BT, economia de materiais e entre muitas outras. Ótimo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andressa Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos