Conheça o Parse Server, uma alternativa open-source ao Firebase
Lidar com o Firebase nem sempre pode ser tão prático, a expansão da ferramenta adicionou camadas de segurança e configuração que podem ser confusas e difíceis de depurar. O Parse Server é uma alternativa pra funcionalidades como Storage, Realtime-database, Analytics, Cloud Functions e outros serviços.
O Parse pode ser definido como um BaaS (Back-end as a Service), que se propõe a oferecer um back-end completo sem que o desenvolvedor se preocupe com questões de infraestrutura, banco de dados e códigos simples de CRUD. Foi comprado pelo Facebook em 2013 pela quantia de $85M de dólares, mas a empresa decidiu encerrar o serviço em 2016. Porém o projeto foi lançado para a comunidade, e o hoje o projeto é completamente open-source e se sustenta com recursos da própria comunidade.
Hoje o Parse server tem mais de 32 mil estrelas no github e recebe a maior parte dos seus fundos via Open Collective e está em constante evolução. Hoje já consta com suportes oficiais para diversas plataformas e recursos como acesso via API’s REST e GraphQL.
Hoje, o principal serviço online que oferece o Parse Server pré configurado é o Back4App, que hoje é um dos principais contribuidores do projeto. Ele oferece uma série de planos, incluindo o plano gratuito que oferece serviços como Parse Server Dasboard, Push Notifications, Global Config, integração com o Twitter, Facebook, Apple ID, VK, Background Jobs, Cloud Code, Email, CLPs e etc.
As principais vantagens de usar o ParseServer são:
- Simples de configurar: Os clientes do Parse Server são simples de configurar e funcionam em qualquer plataforma que possa fazer requisições web;
- Variedade de SDK’s: A comunidade do Parse é empenhada em desenvolver SDK’s que facilitem o desenvolvimento dos aplicativos clientes. Você pode encontrar SDK’s para JavaScript, Android, iOS, Flutter, Python, Arduido e tantas outras linguagens e plataformas;
- Open-Source: Mais do que a cultura, o fato de ser open-source permite que os desenvolvedores acessem diretamente a base de dados MongoDB, ou criem funções e adaptem Dashboards de maneira simples;
- Foco no Front-end: O Parse entrega ao desenvolvedor uma API REST, uma API GraphQL, um Dashboard para configuração e um Dashboard para que os clientes possam fazer operações de CRUD, tudo isso automaticamente ao criar as classes do seu banco de dados. Sem nenhuma linha de código;
- Fácil integração: A plataforma oferece conexão simplificada para criação de logins com redes sociais, e ainda pode executar gatilhos de webhooks para integrar diferentes APIs e serviços que você tenha na sua plataforma.
Nos próximos artigos pretendo dar um guia de como começar a usar o ParseServer nos seus projetos usando o Back4App, mas você pode começar desde já, faça uma conta no site e explore os tutoriais, você vai se surpreender de quanto é fácil desenvolver usando a plataforma.
Assistente Sistemas | Gerência de Planejamento e Desempenho | TAESA - Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.
1 aQual é a Comunidade Parse Server do Brasil?