Conheça os 4 erros mais comuns que a maioria das pessoas cometem na hora de elaborar um #currículo

Conheça os 4 erros mais comuns que a maioria das pessoas cometem na hora de elaborar um #currículo

Fala galera! Hoje eu vou te revelar os 4 erros mais comuns que a maioria das pessoas cometem na hora de elaborar um currículo, fica ligado, pois caso você esteja cometendo alguns desses erros, é muito provável que você leve muito tempo até ser convocado para entrevista de emprego.

Poucas pessoas na hora de elaborar um currículo ficam presentes, para a necessidade de elaborar um currículo com uma boa aparência.

Se você parar pra pensar vai perceber que o currículo é você na frente do entrevistador, antes da entrevista.

Essa será a única oportunidade que você vai ter para causar uma boa primeira impressão ao entrevistador. Então olhando por essa ótica, você começa a perceber a real importância que tem o seu currículo na busca pelo #emprego.

Se o currículo não está bem elaborado, você não terá nem a chance de ir para entrevista, e se você não tem a oportunidade de ir para a entrevista, também não terá a chance de conquistar um emprego.

Se esse é o seu caso eu vou colocar um ponto final nesse problema agora mesmo, pois eu vou revelar pra você os 4 erros mais comuns que tenho observado desde 2008, quando comecei a trabalhar com recrutamento e seleção.

Erro Nº 1 - Currículo Mal Formatado

Para que seu currículo tenha uma boa aparência, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher a fonte certa na hora de elaborar esse documento. Muita gente não está presente pra esse fato e acaba fazendo uma sopa de formatos de letras no seu próprio currículo.

Durante esse período em que eu trabalho com recrutamento e seleção eu já vi de tudo que você pode imaginar. Na minha opinião a fonte que você deve usar na hora de elaborar seu currículo, é a fonte ARIAL, pois ela proporciona uma excelente a presentação para qualquer currículo.

Se você fizer uma busca na internet você vai constatar que os conteúdos que existem a esse respeito, até sugerem outras fontes, mas todos sem exceção sugerem a fonte ARIAL como uma das melhores fontes para usar neste documento.

Outro ponto que é importante na formatação do currículo é o tamanho da fonte que deve variar entre 10 e 14, os títulos e subtítulos podem ser usados em NEGRITO para dar um leve destaque, use os títulos no tamanho 14 e as demais informações no tamanho 12 e fique tranquilo que seu currículo vai estar muito bem apresentado dessa forma.

Erro Nº 2 - Informações Incompletas ou Imprecisas

Esse tipo de erro é muito comum, muita gente não faz a menor ideia de como é estratégica cada informação contida no currículo, eu mesmo já convoquei diversos candidatos devido a determinadas informações que encontrei em seus currículos.

Uma vez eu precisei contratar um gerente comercial para minha empresa, mas eu queria um profissional que atuasse gerenciando não só a equipe interna, mas a equipe externa também,

Durante o processo de seleção dos currículos para essa vaga, eu percebi que estava difícil conseguir um profissional com tal experiência, mesmo assim acabei convocando alguns candidatos na esperança de encontrar alguém que estivesse apto para realizar esta tarefa.

Durante a entrevista eu acabei descobrindo que haviam dois candidatos presentes que possuíam a experiencia com a gestão da equipe externa, mas eles não haviam colocado a mesma no currículo. Moral da história, eles só foram convocados para a entrevista porque eu não havia encontrado outros candidatos com essa experiência exposta no currículo, se eu conseguisse esses candidatos esses dois estariam fora.

A grande maioria dos candidatos não tem a mesma sorte que eles tiveram. Esse é só um dos exemplos dos erros cometidos em relação a esse questão das informações do currículo.

Erro Nº 3 - Qualificação Incompatível com o Objetivo Profissional

A esmagadora maioria dos candidatos acreditam que quanto mais cursos colocarem no currículo estarão levando vantagem em relação aos outros candidatos na corrida pelo emprego. Mas a verdade é que se o curso que você colocar no currículo não for compatível com o objetivo profissional, ele possivelmente irá te prejudicar ao invés de ajudar.

Por exemplo: Vamos dizer que você queira atuar na área administrativa de uma empresa, como auxiliar administrativo, digamos que você tenha o ensino médio completo e durante o ensino médio você fez um pacotão de cursos em uma escola profissionalizante do seu bairro e lá você se qualificou no pacote office, fez também o curso de administração, finanças, departamento pessoal e fez também design e web.

A maioria dos candidatos sedem a tentação de colocar no currículos todas essas qualificações, mas isso é um erro, pois se você deseja atuar na área administrativa, deverá colocar somente as qualificações que irão reforçar seus conhecimentos para desempenhar a atividade descrita no seu objetivo profissional.

Nesse caso o pacote office, o curso de administração, finanças e departamento pessoal, devem estar no currículo, pois esses cursos de fato complementam suas qualificações e reforçam que você estará qualificado para exercer a função de auxiliar administrativo. Já os cursos de design e web não contribuirão em nada para que você desenvolva melhor a atividade de auxiliar administrativo.

A partir de agora não desperdice mais seu tempo enchendo seu currículo com cursos, palestras e treinamentos que não contribuirão com seu objetivo profissional, pois esse excesso de informação só serve para mostrar ao RH que você não tem foco nos seus objetivos.

Erro Nº 4 - Objetivo Profissional em Código Morse

A área destinada ao objetivo profissional no currículo é um local exclusivo para informar o CARGO (objetivo) que deseja ocupar. Esse é mais um ponto cego, para a maioria das pessoas, pois o que mais se vê por aí é currículo com objetivos sem objetividade alguma...... Veja Alguns exemplos de objetivos colocados de forma errada e tente descobrir qual é o objetivo dessas pessoas:

"Desempenhar a função que me for delegada da melhor forma possível, visando o crescimento pessoal e profissional"

"Crescimento profissional é o objetivo principal, pretendo por em prática os conhecimentos teóricos obtidos no curso técnico de administração de empresas. Sempre buscar conhecimento para melhorar em minha função e posteriormente conseguir promoções."

"Obter experiência profissional, visando meu crescimento e entrada no mercado de trabalho."

"Participar do quadro de funcionários abrangendo minhas aptidões profissionais. Capacidade avaliada para qualquer atividade de interesse a atingir as expectativas da empresa."

E aí, descobriu o objetivo profissional desses candidatos? Tenho certeza que não! NADA DISSO FUNCIONA, pois o RH espera ver no objetivo profissional do candidato apenas o CARGO para o qual ele está se candidatando.

Para te ajudar a elaborar um Currículo Matador eu escrevi um e-book que você pode baixar GRATUITAMENTE é só clicar AQUI!

Forte Abraço!

Kathuann Deniz

DevOps | Community Manager

5 a

Eu mesma descobri da pior forma que "obter experiência profissional" sem dizer em qual área você quer atuar é a maior furada. Como eu iria ganhar experiência profissional sendo que nem eu mesma sabia o que eu queria?! Tive que me dar conta disso sozinha. Tudo na vida é aprendizado, até mesmo quando erramos no nosso currículo. Mas quando a gente aprende e toma na cabeça, tudo fica mais simples :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudio Marcelo de Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos