Conheça os impactos de um grande evento na economia de uma cidade
A realização de um grande evento é sempre muito impactante para todos os envolvidos — sejam eles organizadores, expositores ou visitantes. Afinal, eles movimentam muito dinheiro, demandam grandes estruturas e muito planejamento e organização.
Quase nunca paramos para pensar nos resultados gerados para a economia da cidade. Obviamente, muitos setores são movimentados e um bom número de visitantes é atraído para a localidade — e isso com certeza gera renda.
Porém, caso a cidade não comporte o evento, além de um grande desafio de logística, isso pode acabar trazendo prejuízos inesperados para os organizadores e também para o local.
Na prática, você sabe qual o impacto de um grande evento e o que ele pode causar em uma cidade? Então continue a leitura porque vamos falar mais um pouco sobre isso!
Qual o principal impacto de um grande evento?
O impacto de um grande evento em cidades que os sediam pode variar bastante, sendo extremamente positivo — gerando lucros e crescimento para diversos setores — ou desastrosamente negativo — criando prejuízos e diversas contas a pagar ao final.
Tudo vai depender do planejamento, que depende de um bom trabalho na fase de pré-evento, e de uma análise muito bem-feita pelos organizadores.
Como já falamos, um grande evento pode impactar vários setores da economia positiva ou negativamente. Mas quais são os tipos de resultado que eles podem trazer?
Econômico
A repercussão econômica tem a ver com a movimentação de dinheiro gerada na cidade com o aumento do turismo, maiores vendas no comércio, arrecadação de impostos, entre outros. Esses impactos podem ser divididos em:
- Direto: gerado pelo evento, por meio da compra de bens e contratação de serviços locais relacionados à sua montagem;
- Indireto: oriundos do turismo, da compra de bens e da contratação de serviços por participantes e organizadores, mas que não se relacionem à infraestrutura direta do evento;
- Induzidos: legado deixado pelos dois anteriores. Podemos avaliá-lo pela possibilidade de reutilização de recursos remanescentes na cidade, principalmente de infraestrutura.
Social
O impacto de grandes eventos em cidades afeta diretamente a população. Um grande evento pode trazer inúmeros benefícios que vão contribuir para a melhora da qualidade de vida dos habitantes daquela região.
As principais (mas não únicas) consequências que podemos notar no aspecto social são:
- Melhoria na segurança e mais eficácia no policiamento;
- Renovação urbana, com a construção de novas estruturas, parques, edifícios, praças, centros de esportes, parques urbanos, entre outros;
- Melhoria e renovação dos meios de transporte, com a criação de novas vias, renovação das frotas de ônibus, trens, metrôs e investimentos em antigos e novos aeroportos.
Todos eles são de extrema importância para a cidade, pois deixam um legado que a população consegue aproveitar — consequentemente, melhorando sua qualidade de vida.
Nesse sentido, é primordial que as autoridades e organizadores locais não deixem de ouvir os residentes da localidade onde as infraestruturas serão montadas, pois elas certamente influenciarão muito a rotina desses cidadãos.
Cultural
A chegada de grandes eventos sempre traz uma quantidade razoável de turistas, o que estimula muitos debates e incentiva a prática de atividades culturais que geram uma troca capaz de enriquecer ainda mais a cultura local.
Ambiental
O meio ambiente é um dos principais temas dos últimos anos e, claro, grandes eventos causam uma série de consequências para ele.
Elas podem ser muito preocupantes, já que toneladas de lixo são geradas — tanto orgânicos, devido a comidas e dejetos, quanto lixo seco, graças à grande quantidade de objetos descartáveis utilizados.
Recomendados pelo LinkedIn
Há ainda um aumento na emissão de gases poluentes, em virtude da maior demanda por transportes. Mas também há a possibilidade de se gerar impactos muito positivos. Alguns exemplos disso são:
- A Olimpíada de Atlanta (1996) teve como consequência a redução de 44,1% do número de atendimentos a crianças com ataques de asma, devido à implantação de transportes alternativos que melhoraram a qualidade do ar;
- Pesquisas apontam como a qualidade da água, a higiene e o descarte de resíduos melhorou nos países asiáticos após os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964) e Seoul (1988) e das Olimpíadas de Inverno de Sapporo (1972) e Nagano (1998);
- Os Jogos Olímpicos de Sydney (2000) foram um marco para a cidade, implementando recursos de descontaminação de terra, uso de energia produzida por fontes renováveis e instalações aquíferas.
Ou seja, com uma boa gestão, é possível sim criar eventos sustentáveis de grandes magnitudes.
A “balança” dos grandes eventos
Depois de realizado o evento, devemos pesar na “balança” o impacto de grandes eventos em cidades. Isso é necessário porque é muito comum que alguns setores tenham um bom resultado e outros não.
Fazendo essa análise, é possível extrair grandes aprendizados para projetos futuros. É o que podemos observar com outros eventos que vamos abordar agora:
Copa do Mundo do Brasil
Se avaliarmos a Copa do Mundo no Brasil, fica fácil perceber os seguintes impactos positivos no mês de junho de 2014:
- Aumento de 6,3% no consumo da cerveja;
- 25% de aumento nas vendas dos bares;
- 20% de aumento nas ocupações de hotéis nas cidades sede;
- 140% mais turistas no país;
- Alta de 100% nas vendas de televisões;
- Aumento de 9,3% nas vendas de vestuários, calçados e artigos esportivos.
Porém, nem tudo são flores e o evento trouxe alguns pontos problemáticos nesse período:
- Queda de 10% nas vendas de restaurantes e fast-foods;
- Queda de 17,27% nas vendas de automóveis;
- No comércio varejista, alta de somente 3,9% em junho, contra 5,4% do mês anterior.
Ao avaliar esses números, podemos tirar alguns aprendizados que devem ser considerados em próximos projetos. Futuras edições devem ter como prioridade pensar, por exemplo, em como incentivar o setor de restaurantes e fast-foods.
Da mesma maneira, os setores automobilístico e varejista precisarão encontrar saídas para lidar com as mudanças causadas pelo evento sem prejuízos.
Gramado Summit e os impactos causados na cidade
A Gramado Summit é um case de sucesso quando falamos de impactos para a cidade sede. Segundo Ike Koetz, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, a feira injetou mais de R$ 40 milhões no município, movimentando as entradas em hotéis e pousadas da cidade, restaurantes, bares, lojas, passeios e transportes.
O investimento em tecnologias para eventos foi a solução ideal, principalmente com o uso de um aplicativo oficial do evento.
O impacto de um grande evento nas cidades em que acontecem, se serão negativos ou positivos, vai depender muito do planejamento e se ele foi pensado para ser sustentável. Portanto, ao final, é sempre importante pesar os resultados para perceber o quanto ele foi realmente positivo para a comunidade local.
Agora que você já conhece o impacto de um grande evento nas diversas cidades, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam todas as influências que eles podem gerar!
Assine a nossa Newsletter "Dê asas ao seu evento" para ficar por dentro de todo conteúdo sobre o universo dos eventos. Nos encontramos por aqui, quinzenalmente. Até mais!
Escrito por: Júlia Vidigal Munhoz
Adaptado por: Karina Kanashiro
Tags: Gestão de eventos