Conheça a plataforma ABES de Conhecimento

Conheça a plataforma ABES de Conhecimento

Desenvolvido para centralizar e facilitar o acesso a informações dos congressos, seminários, workshops e webinares da Associação, o recurso ficará aberto para público em geral até o dia 31 de agosto de 2024. Após esta data, somente para os(as) associados(as).

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promoveu, nesta quinta-feira, 27 de junho, o lançamento da Plataforma ABES de Conhecimento, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento, inovação e boas práticas, contribuindo para o desenvolvimento do setor. Acesse aqui.

Transmitido pelo canal da ABES no YouTube, o evento contou com presença de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP; Juliana Dutra, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços da ABES e diretora da Seção SP; e Marisa Guimarães,coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES e diretora da Seção SP.

Marisa Guimarães explicou que o grupo de trabalho para o planejamento e desenvolvimento da plataforma foi coordenado por Juliana Dutra, com participação de Alceu Guérios Bittencourt, Luiz Pladevall, Josivan Cardoso, secretário-geral do Comitê Nacional de Qualidade Ambiental da ABES (CNQA), e Maria Lúcia Coelho (diretora nacional).

Apresentada por Juliana Dutra, a Plataforma ABES de Conhecimento é um recurso digital desenvolvido para centralizar e facilitar o acesso a informações dos congressos, seminários, workshops e webinares da ABES. Nela, os associados encontrarão artigos técnicos, estudos de caso, guias práticos e cursos online, entre outros. O portal traz em vídeo alguns dos mais importantes eventos do setor no país, como edições do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizações internacionais, como a Brazil Water Week e o Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, e outros seminários nacionais e encontros promovidos pelas Câmaras Temáticas e Técnicas da ABES.

O conteúdo é dividido por temas como água, esgoto, meio ambiente, drenagem, resíduos sólidos e recursos hídricos e encontra-se disponível para o público em geral até o dia 31 de agosto de 2024. Após esta data, o acesso será exclusivo aos associados da ABES. Os convidados também informaram que em breve a plataforma disponibilizará textos, áudios, artigos e PDF’s. Na ocasião, Luiz Pladevall afirmou que a ideia surgiu com o intuito de criar algo exclusivo e oferecer um acesso rápido aos eventos, aos painéis e às discussões dos eventos da ABES, “que são de altíssimo nível, além de aumentar o relacionamento com os associados”. 

Alceu Guérios Bittencourt citou o esforço de todos para o desenvolvimento e lançamento da plataforma. Ele destacou as principais iniciativas para a realização da Plataforma ABES, que foram a modernização tecnológica que ocorreu na Associação, como passar a gravar os eventos com vídeo e áudio; o trabalho dos grupos de discussão, além da melhoria do atendimento ao associado. Segundo o presidente nacional da ABES, a plataforma é um legado que pode deixar ao final de sua gestão, que se encerra em 31 de julho. 

Para assistir à transmissão completa, clique aqui.

Alfonso Filho Kleinmayer

Consultor Sênior em Especificação e Aplicação de Carvão Ativado, Desenvolvimento de Biochar, Efeitos da Eutrofização.

6 m

ABES na vanguarda da distribuição de conhecimentos e sabedoria.

JOSIMAR MOREIRA CESAR

Afro entrepreneur | MBA Business Management | Chem. Eng. | O&G | PCI | PD&I | WWT and WMS |Energy Transition | Emergency Response| Industrial Automation

6 m

Aliado ao conceito da Universalização do Saneamento Básico, a disseminação do conhecimento sobre o tema também deveria ser universalizado e com acesso público a todos os cidadãos e cidadãs. A exemplo do que já é realizado por instituições, associações e agências públicas e privadas como IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás , ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Permitir com que todas as pessoas tenham acesso a informações sobre os problemas e soluções do saneamento básico no Brasil, seria uma forma democrática de universalizar o conhecimento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos