Conheça a plataforma Qlik
Se você é da área de dados e não conhece a plataforma de Integração de Dados e Analytics Qlik, está perdendo uma oportunidade de trabalhar com mais produtividade e otimização de custos da sua plataforma de dados.
Introdução
Todos os dias acompanho uma dezena de grupos de discussões no zap e no meio de tantas mensagens em grupos sobre dados vi alguém escrever “Não conheço Qlik”. Também vejo postagens em redes sociais falando de ferramentas de visualização de dados, e muitas vezes não mencionam o Qlik Sense ou a Qlik Cloud.
Se a Qlik fez 30 anos de idade, está no Quadrante Mágico do Gartner a 14 anos no quadrante de líderes, tem clientes no Brasil desde 2005 se não me falha a memória, como ela é ainda desconhecida do grande público ? Claro, uma única pessoa não é parâmetro, mas isso me faz perguntar quantos mais não conhecem Qlik ? Será que ela é conhecida, mas num nicho muito específico ?
Será que as novas gerações de engenheiros de dados, arquitetos de dados, analistas de dados, desenvolvedores em tecnologias de visualização de dados sabem que dá pra construir um processo completo da ingestão até a análise visual ou com ML, sem código, sem depender de um software rodando no seu desktop ?
Por conta disso, resolvi escrever este artigo que traz uma visão geral da plataforma.
Como Partner Ambassador da Qlik é meu papel ser um evangelista e divulgar a plataforma Qlik para que mais e mais pessoas conheçam e entendam como ela pode ser um diferencial em seus projetos de dados.
Breve Histórico
Quando comecei a trabalhar com Qlik faz uns 15 anos atrás, ela era conhecida por um único produto, o Qlikview. Uma ferramenta super poderosa que dava autonomia para que usuários de negócio pudessem construir suas análises com autonomia sem depender da área de tecnologia da informação (TI) da empresa.
De lá pra cá a Qliktech virou Qlik, abriu capital, fechou o capital quando foi comprada pela Thoma Bravo e depois disso a sua evolução foi mais acelerada. Saiu de uma empresa de visualização de dados baseada em um desktop (Qlikview), transformou-se em um produto 100% baseado em servidor Web (Qlik Sense) e depois se transformou em uma plataforma 100% em nuvem que abrange também Integração de Dados, Qualidade de Dados , Automação de Machine Learning, Automação de Aplicações permitindo o desenvolvimento de produtos de dados para atender qualquer nível da organização com informações confiáveis e atualizadas.
Visão Geral da Plataforma SaaS
O diagrama anterior ilustra uma estrutura abrangente de como a Qlik Cloud está estruturada para fazer Integração de Dados e Análise de Dados.
Ele apresenta duas categorias principais: Integração de Dados e Análise, suportadas por Serviços Fundamentais e Conectividade Universal.
Integração de Dados engloba os processos envolvidos na unificação de dados de diversas fontes:
Análise concentra-se na extração de insights e valor dos dados integrados:
Serviços Fundamentais fornecem suporte essencial para integração e análise de dados:
Conectividade Universal garante a integração com várias fontes e plataformas de dados:
Qlik Sense Enterprise para Windows (on-premise)
Com Qlik Sense Enterprise para Windows é possível atender a uma grande variedade de casos de uso, tais como: visualização de dados self-service para exploração de dados, dashboards para análises guiadas dentro de um processo padrão de análise para usuários, análises incorporadas para aprimorar sites e aplicativos para dar suporte a processos de negócios ou casos de uso específicos. Tudo isso instalado em um servidor no seu datacenter local.
Também é possível distribuir aplicativos criados no Qlik Sense do ambiente local para a Qlik Cloud. Para isso temos os recursos multi-nuvem e regras que definem quais aplicativos serão publicados lá. Com o aplicativo publicado na Qlik Cloud, os usuários podem utilizá-los para visualização e análise.
Qlik Sense Enterprise para Windows requer um servidor Windows para sua instalação. Para ambientes complexos e de alta disponibilidade é possível adicionar diversos nós que vão executar tarefas específicas de processamento como
Qlik Sense Desktop
Qlik Sense Desktop compartilha do mesmo motor associativo da versão baseada em servidor mas pode ser instalado no seu desktop com windows.
Ele oferece uma experiência completa de análise permitindo buscar informações das mais diversas fontes e a construção de dashboards e relatórios dinâmicos.
Com ele também é possível desenvolver extensões e mashups para criar painéis customizados utilizando um framework Javascript como o React + HTML + CSS.
Lembrando que o Desktop é uma versão reduzida do servidor que permite desenvolver app de forma independente mas ele não é obrigatório em um ambiente corporativo. Atualmente ele é utilizado por pessoas que querem aprender Qlik, por desenvolvedores web que interagem com a API do motor associativo ou por consultores independentes que não tem acesso ao ambiente baseado em servidor ou a Qlik Cloud.
Para fazer o download do Qlik Sense Desktop acesse
Conclusão
QlikView, Qlik Sense, Qlik Cloud + aquisições. Esta evolução fez com que a Qlik se transformasse de uma fornecedora de produto de visualização de dados para uma fornecedora de solução completa e poderosa para serviços de dados e análise. A plataforma incentiva a exploração baseada na curiosidade, oferecendo a todos – independentemente do nível de habilidade – a capacidade de usar dados para promover mudanças transformadoras nas organizações que a adotaram.
Em um próximo artigo vou detalhar mais sobre a integração de dados.
#QlikPartnerAmbassador #QlikCloud
Arquiteto de Soluções SR @ iMaps | Data & Analytics | Qlik Partner Ambassador | Book Author
2 mMichael Fawcett Sarah Urbiss
Economist | Commercial Excellence & Strategy
2 mPior que a impressão que tenho é que ninguém mais usa Qlik, virou o Orkut e o Power BI é o Facebook.
Consultor BI e Big Data | Desenvolvedor Qlik e Power BI | Data Science
2 mQlik foi a primeira plataforma que comecei a desenvolver. Tanto que, ao iniciar com Power BI anos atrás, estranhei bastante a ausência de recursos que estão mais do que presentes na Qlik. "Ah, precisa de um ETL separado então?".