Conhece o Li-Fi? Descubra como funciona a PODEROSA internet mais veloz que o 5G e o Wi-Fi

Conhece o Li-Fi? Descubra como funciona a PODEROSA internet mais veloz que o 5G e o Wi-Fi

Li-Fi promete ser mais rápido que Wi-Fi e 5G, saiba se essa nova opção de internet vai valer a pena

Se você já ouviu falar no Li-Fi, ele é um tipo de internet que garante ser mais segura e mais rápida, uma vez que a sua luz não atravessa paredes. Como também, não atravessa portas e cortinas e assim mantém os seus dados todos contidos em um único lugar.

Mas o que isso realmente quer dizer? Quer dizer que o seu Wi-Fi e o 5G vão encontrar uma concorrência com a luz emitida por uma lâmpada, e esse novo roteador promete entregar dados com uma velocidade nunca vista antes. Saiba como essa nova internet vai funcionar. 

O que é o Li Fi e como vai funcionar?

Esse roteador de internet ainda é novidade para muitos, o concorrente direto do Wi-Fi possui o padrão 802.11bb, e foi estabelecido no mercado esta semana.

O Li Fi promete ser mais rápido que o Wif Fi e o 5G juntos, e os consumidores já estão de olho nessa novidade. Afinal, quanto mais tecnologia melhor. Saiba o que é e como vai funcionar quando for instalado. 

O Li-Fi é um tipo de rede que está sendo estudada há décadas, mas só agora ganhou o padrão 802.11bb, ou seja, o padrão 802.11b utiliza-se de uma frequência de banda de 2,4 GHz.

Ele permite a transmissão de 11 Mbit/s a um alcance de 100 metros, mas essa velocidade pode ser alterada a depender do número de obstáculos que estarão presentes durante a transmissão.

Ela utiliza a luz no lugar das ondas de rádio utilizadas pelo Wi-Fi e tudo indica ser mais veloz que o 5G recentemente lançado. A sua conexão pode ser confinada em um só cômodo protegendo o acesso da rede, uma vez que a luz não atravessa paredes, nem portas e cortinas como faz o Wi-Fi.

A estrutura dessa nova internet depende de uma lâmpada de LED, que oscila a iluminação e essa frequência pode ser percebida aos nossos olhos. Todas as redes Wi-Fi geralmente utilizam ondas de rádio em frequências específicas. Porém, em um espectro não visível para as pessoas em geral.

De certa forma, a tecnologia do Wi-Fi traz um conforto e não incomoda nem atrapalha nada na casa do usuário, além disso, o seu alcance é muito superior e atravessa paredes sem nenhuma dificuldade.

Já o espectro de luz do Li-Fi pode liberar comunicações sem fio muito mais rápidas, garantindo uma segurança muito superior quando comparado com as tradicionais tecnologias do Wi-Fi e do 5G.

O padrão estabelecido com código de 802.11bb, promete algo muito importante que é a velocidade de transmissão de dados. Vale destacar que o documento sobre essa nova tecnologia já foi assinado pelo IEEE.

Lembrando que o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), é uma associação internacional responsável por regularizar o Wi-Fi também.

Mais considerações sobre a nova tecnologia 

O ponto negativo da nova tecnologia é a limitação do Li-Fi e sua segurança extra, uma vez que ela é incapaz de transmitir dados por objetos opacos. Como dito anteriormente, por meio das paredes, portas e cortinas, com isso a informação fica contida em um local fechado.

Ele utiliza o próprio sistema de iluminação do imóvel para transmitir os dados e pode estar em múltiplos pontos, até mesmo no teto ou no abajur do seu quarto.

A estabilidade é ligada ao sistema que não utiliza ondas de rádio e sua velocidade pode ser alcançada pela proximidade do emissor (uma lâmpada) e receptor, seja a luz de um celular, de um computador ou dispositivo vestível.

A tecnologia utiliza lâmpadas comuns de LED, como já foi dito, e as mesmas pulsam a luz visível em velocidades muito altas, que são imperceptíveis aos olhos humanos. 

Usa sensores ao invés de antenas que captam estas alterações na frequência da iluminação e conseguem convertê-las em dados, sendo assim, semelhante a fibra óptica para internet. Mas no Li-Fi a comunicação é feita dentro de uma área específica e não fica confinada em apenas um cabo.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Keuly Alves Rios

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos