Conhecendo [parte do] Perfil Empreendedor dos Egressos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação das IES brasileiras

Conhecendo [parte do] Perfil Empreendedor dos Egressos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação das IES brasileiras

Reinaldo Viana & Nathielly Campos

Apresentaremos dois indicadores aplicados a um conjunto de Egressos de mestrado e doutorado, titulados na grande área de Ciência da Computação. Toda a análise foi realizada com base em dados abertos.

O nosso objetivo com a proposta dos indicadores sobre o perfil empreendedor dos Egressos é auxiliar o gestor da IES a:

  • Reconhecer que há atitude empreendedora quando o Egresso decide atuar como MEI.
  • Reconhecer que há atitude empreendedora associada ao fato do Egresso atuar como sócio de empresa.
  • Conhecer os indicadores dos seus cursos, de forma a construir uma visão sobre a realidade da IES.
  • Reconhecer que há profissões onde naturalmente é mais promissor, por razões econômicas ou exigência regulatória, constituir empresa para ofertar serviços próprios da formação adquirida pelo Egresso.

Entendemos também que os indicadores são úteis para:

  • Auxiliar na revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), visto que os resultados dos indicadores podem ser relevantes para divulgar resultados das ações empreendedoras da IES no contexto do curso.
  • Auxiliar no preenchimento de indicadores presentes nos instrumentos de autorização e reconhecimento de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • Elaborar textos mais assertivos sobre o tema Acompanhamento de Egressos, úteis para o preenchimento de itens avaliativos dos programas de mestrado e doutorado, presentes nos instrumentos de coleta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Discutir o currículo do curso, com base nos resultados dos indicadores.
  • Divulgar os cases de sucesso do curso, dada a possibilidade de obter informações que vão além dos indicadores, tais como a natureza das empresas identificadas.
  • Fomentar na IES uma Gestão Guiada por Dados, envolvendo diversos atores da gestão acadêmica, com objetivo de tomar decisões mais assertivas.

A seguir, apresentamos cada indicador e quais dados de entrada são necessários ao cálculo:

  1. Percentual de Egressos possuidores de CNPJ do tipo MEI (PMei): os dados de entrada são i) Lista contendo informações sobre o curso e Egressos, e ii) Dados de CNPJ do tipo MEI das empresas brasileiras.
  2. Percentual de Egressos sócios de empresa (PSócios): os dados de entrada são i) Lista contendo informações sobre o curso e Egressos, e ii) Dados dos sócios das empresas brasileiras.

Mas, como operacionalizar essa tarefa? O primeiro passo para a construção dos indicadores é a obtenção dos dados, que naturalmente vêm de fontes diferentes.

As IES controlam os dados dos seus cursos e Egressos. Além disso, a CAPES divulga dados sobre Egressos dos cursos de mestrado e doutorado nacionais.

Finalmente, os dados sobre empresas do tipo MEI e os dados com informações sobre sócios de empresa são de acesso público, e disponibilizados pela Receita Federal Brasileira.

O segundo passo é a construção dos indicadores, que pode ocorrer com o auxílio de ferramentas computacionais para tarefas de manipulação e integração de dados, tais como planilhas eletrônicas, sistemas gerenciadores de banco de dados e outras ferramentas.

Agora, apresentaremos um estudo de caso envolvendo o mapeamento do Perfil Empreendedor dos Egressos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.

Os cursos de mestrado e doutorado da área de Ciência da Computação pertencem à grande área de Ciências Exatas e da Terra e representam 23% da oferta de programas dessa grande área.

Em nossa análise, escolhemos os titulados entre 2015 e 2019 e somente os programas com pelo menos dez Egressos, o que totaliza 8.948 ocorrências distribuídas em 78 cursos.

A tabela 1 a seguir apresenta as dez IES com maior representatividade de Egressos.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 1 Dez IES com maior número de Egressos de mestrado e doutorado.

Note que as IES apresentadas na tabela 1 representam 40% dos titulados. Além disso, a maioria pertence à rede pública.

O indicador PMei

Após o cálculo do indicador PMei, percebemos que 5,8% dos Egressos possuem essa categoria de empresa. A tabela 2 a seguir apresenta as cinco IES com maior representatividade de Egressos possuidores de CNPJ do tipo MEI. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 2 Cinco IES com maior número de Egressos de mestrado e doutorado possuidores de MEI.

Note que as IES listadas na tabela 2 representam 20% das ocorrências MEI na área de Ciência da Computação.

Por fim, apresentamos na tabela 3 a seguir, as cinco IES com os maiores resultados em relação ao indicador PMei.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 3 Cinco IES com os maiores resultados do indicador PMei.

Perceba que a maior parte das IES listadas na tabela 3 pertence à rede privada de ensino.

O nosso objetivo é gerar informações úteis para que o gestor, de posse dos resultados dos indicadores, reflita sobre a realidade de cada curso participante do levantamento.

Por fim, devemos lembrar que um indicador isolado representa somente parte de um todo. Por isso, deve ser analisado com atenção e cautela.

O indicador PSócios

A partir de agora, nós estamos interessados na obtenção do indicador PSócios. Como vimos, trata-se de uma informação importante, pois em geral as empresas envolvidas possuem porte e receita diferentes das empresas MEI.

Nós entendemos que o indicador PSócios pode ser visto como oportunidade para o gestor perceber se o Egresso alcançou voos mais longes na sua jornada empreendedora.

Após o cálculo do indicador PSócios, percebemos que os resultados envolvem 20% dos Egressos.

A tabela 4 a seguir apresenta as IES com maior número de associações de Egressos a empresas. Essas IES representam 26% das ocorrências na área de Ciência da Computação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 4 Cinco IES com maior número de Egressos de mestrado e doutorado que são sócios de empresas.

Por fim, apresentamos na tabela 5 a seguir, as cinco IES com os maiores resultados em relação ao indicador PSócios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 5 Cinco IES com maior percentual de Egressos de mestrado e doutorado sócios de empresa.

Se lembrarmos o que vimos até o momento, perceberemos que na área de Ciência da Computação há mais Egressos sócios de empresa que atuando como MEI

Indicador PSócios: entrada na sociedade ANTES ou DEPOIS de se tornarem Egressos?

Nós vimos que o indicador PSócios traz informação sobre o percentual de Egressos que são sócios de empresas. Perceba que estamos falando de um retrato dependente dos dados de CNPJ disponíveis no momento do cálculo desse indicador.

Ao mesmo tempo, sabemos que a qualquer momento o Egresso pode entrar ou sair de um quadro societário.

Ao interpretarmos os resultados do indicador PSócios, é necessário ter em mente que:

  • O Egresso figurava como sócio de empresa no momento da disponibilização dos dados de CNPJ. Nos nossos exemplos, utilizamos os dados de maio de 2021.
  • Se o Egresso figura como sócio de empresa significa que ele ou já era sócio antes da titulação ou tornou-se sócio após a titulação.

Feitas essas considerações, passaremos a explorar os momentos antes/depois da titulação.

A figura 1 a seguir exibe as ocorrências referentes ao momento de entrada do Egresso no quadro societário de empresa. 

Figura 1 Entrada do Egresso na sociedade, com base no momento de término do curso.

Figura 1 Entrada do Egresso na sociedade, com base no momento de término do curso.

Perceba que em 65% dos casos, o cidadão já havia entrado na sociedade antes de se tornar Egresso. 

E quanto às cinco IES com os maiores resultados em relação ao indicador PSócios? Os resultados estão expressos na tabela 6 a seguir:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 6 Cinco IES com maior percentual de Egressos de mestrado e doutorado sócios de empresa. A coluna Antes representa o percentual dos casos em que o cidadão era sócio ANTES da titulação. A coluna Depois, representa o percentual dos casos em que o cidadão entrou em quadro societário após a titulação.

Podemos notar que nessas IES que a maioria dos cidadãos já havia entrado em quadro societário antes mesmo de tornarem-se Egressos. No caso do CEFET/RJ, nenhum cidadão tornou-se sócio de empresa após a titulação.

Indicadores PMei & PSócios

Desde o início, nós propomos dois indicadores que têm como objetivo relacionar os Egressos a atitudes empreendedoras.

Que tal agora avaliar os indicadores PMei e PSócios em conjunto?

A figura 2 a seguir exibe os resultados desses com base nos dados dos Egressos dos programas de mestrado e doutorado na área da Ciência da Computação. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figura 2 Resultado dos indicadores PSócios e PMei, com base nos registros de Egressos de mestrado e doutorado na área da Ciência da Computação.

A análise da figura 2 permite constatar que, em geral, há maior proporção de Egressos sócios de empresa, quando comparado aos que possuem CNPJ do tipo MEI.

Uma hipótese para essa constatação pode estar relacionada com a maturidade profissional dos envolvidos, dado que não figuram mais como recém-formados da graduação.

Outro ponto importante está relacionado à natureza dos serviços oferecidos. Diversas atividades da Computação não são contempladas na categoria MEI, seja pela natureza do serviço ofertado, bem como em relação ao faturamento envolvido.

Indicadores PMei & PSócios no contexto regional

Para finalizar esse artigo, vamos agora analisar os indicadores PMei e PSócios, de acordo com a região de oferta dos cursos de mestrado e doutorado na área da Ciência da Computação.

A tabela 7 a seguir exibe os resultados dos indicadores em cada região. Na tabela você também encontra a distribuição dos Egressos na respectiva região.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tabela 7 Indicadores PSócios e PMei por região geográfica.

É interessante observar que nas regiões Sudeste e Nordeste estão localizados os programas responsáveis por 70% dos Egressos de mestrado e doutorado na área de Ciência da Computação. No entanto, podemos perceber que as maiores proporções de Egressos sócios de empresas vêm das regiões Sul e Centro-oeste. 

Até breve!






Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho

Mentor de Carreira | Educador Financeiro |Professor | Gerente de Projetos |Palestrante|

2 a

Excelente artigo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Reinaldo Viana Alvares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos