Consciência Corporal para a Regulação Emocional

Consciência Corporal para a Regulação Emocional

As práticas de meditação da atenção plena geralmente começam com o foco na respiração. Trabalhar o foco nas sensações da respiração é, ao mesmo tempo, uma prática de concentração! As práticas começam pela concentração (ex: na respiração) e depois irá acontecer que naturalmente a mente dispersa, e nós tomamos consciência dessa distração aceitando-a e intencionalmente trazemos a atenção de volta para a respiração. E fazes isto as vezes que forem necessárias!

Quando percebes a distração e optas por relaxar intencionalmente, estás a fortalecer o teu músculo do equilíbrio, criando a capacidade de ter mais equilíbrio interno, perante situações que te possam despoletar emoções negativas (ex: frustração, raiva, medo). Cada vez que a tua mente vagueia e és capaz de trazer a atenção de volta para a respiração, o teu músculo da atenção também é fortalecido! À medida que fortaleces esse músculo da atenção, começas a notar que é muito mais fácil trazeres a tua atenção novamente para a tarefa (ex: para o campo, para um exercício especifico, para a bola).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Técnica de Meditação Mindfulness para a regulação emocional

As práticas de consciencialização corporal também foram associadas à ajuda na regulação emocional. Quando o foco está em alguma parte do corpo físico, por exemplo, na respiração em meditações a caminhar, isso pode ajudar a mudar o foco, de algo que te possa não ser útil no momento, para a tua prestação desportiva, voltando a focar no momento presente através das sensações físicas.

Com certeza que, num momento em que estás chateado, alguém já te disse: "Apenas relaxa e respira fundo!". E às vezes esta é uma maneira perfeita de reiniciar, para acalmar o sistema. No entanto, às vezes isto pode não acontecer, particularmente em desportos nos quais a respiração é uma parte importante do desempenho. 

Se estás, por exemplo, a sentir ansiedade relacionada com o teu desempenho e procuras concentrar na respiração, podes sentir-te mais angustiado ao perceber que estás com um padrão de respiração curto e rápido. Portanto, outra forma de estar presente sem ter que prestar atenção total à tua respiração, poderá ser o de trazer consciência para os teus pés. 

De acordo com estudos, concentrar na sensação de caminhar foi considerado um modo eficaz de acalmar a mente ao sentires-te emocionalmente sobrecarregado, uma maneira de lidar com a dificuldade emocional da população em geral!

Mas às vezes, emoções intensas, mesmo que sejam emoções negativas, podem ser úteis. Por vezes precisas da intensidade emocional do medo, raiva ou frustração para alimentar o desempenho.

No entanto, outras vezes a energia é tão alta, tão intensa, que a emoção negativa se torna distraída e inútil. Aprender a mudar intencionalmente a tua atenção da raiva ou frustração para a sensação da sola dos pés pode ser uma maneira de reduzir significativamente o número emoções negativas na maioria dos desportos! Se tiveres de fazer uma caminhada de um ponto para o outro, entre jogos, poderá ser um bom momento para regulares as tuas emoções negativas, especialmente quando estás chateado. 

Por exemplo: Imaginemos que um nadador sente que teve um mau desempenho numa prova, e passado uns minutos irá fazer outra. No momento em que ele se dirige para a câmara de chamada para uma nova prova poderá realizar este exercício, enquanto caminha.

Por isso, convido-te a experimentar esta prática simples e perceberes como te sentes! :)




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos