Conselheiro: Você se autoavalia periodicamente?
Essa é a pergunta: Conselheiro Consultivo (ou de Administração), você se autoavalia periodicamente?
Quando tomamos a decisão de enveredar para o caminho de ser um Conselheiro Consultivo e/ou de Administração, geralmente realizamos uma autoavaliação não só para: 1. Determinar nossos pontos fortes e que podem ser usados a serviço de algumas empresas, mas; 2. Determinar nossos pontos fracos que precisam ser melhorados - afinal, uma posição em conselho demanda não só conhecimentos onde somos fortes, mas conhecimentos em outros aspectos da vida empresarial, para colaborar com a empresa assessorada em vários outros aspectos da dinâmica do dia a dia da empresa no mercado; 3. As oportunidades de melhoria contínua da organização que devemos vislumbrar como conselheiros e; 4. As ameaças que podem trazer algum transtorno para a empresa e, como conselheiros, temos que estar atentos aos movimentos de mercado para que possamos realmente aconselhar a empresa em evitar estes riscos e/ou tomar riscos calculados em movimentos de mercado e político econômicos que podem afetar o resultado e a perpetuidade da empresa aconselhada.
Em minha vida profissional, usei inicialmente o SWOT Analysis como ferramenta de diagnóstico empresarial, principalmente no segmento de minha especialidade – Gestão Industrial! Mas com o tempo, pude ver que este SWOT adaptado poderia ser utilizado também como minha autoavaliação como profissional no mercado. E agora como Conselheiro.
Do que trata essa “adaptação” do famoso SWOT Analysis?
- S: Strenghts / Fortalezas – Aprendi com os anos de experiência que as fortalezas podem ser chamadas também de “O que está funcionando?”! Quando identificamos fortalezas em nossa bagagem profissional é porque estas fortalezas trouxeram resultados. Ou seja, são habilidades, hard skills, soft skills etc. que estão funcionado para a sua pessoa trazer resultados por onde passa! Portanto o conceito do que está funcionando soa muito bem e precisa ser reavaliado periodicamente pois o que funciona hoje em uma empresa pode não funcionar amanhã em outra. Por isso a necessidade de aprendizado contínuo é fundamental para um conselheiro.
- W: Weaknesses / Fraquezas – As fraquezas em nossa bagagem profissional e desenvolvimento apontam “O que ainda não está funcionando?”. Ao ter uma mentalidade de aprendizagem e desenvolvimento contínuo com visão positiva das coisas (copo meio cheio!), devemos buscar sempre melhorar e buscar fazer funcionar as coisas. Com muito afinco, persistência, estudo e aplicação. Assim faremos as coisas acontecer..., mas até lá, suas atividades profissionais ainda não funcionarão de acordo com a expectativa criada por você!
- O: Opportunities / Oportunidades – As oportunidades precisam ser identificadas para realizar as melhorias que devem ser feitas. É “O que ainda está faltando?” para que seja atingido o estado da arte pessoal para que sua vida como conselheiro (neste caso o SWOT é para avaliar sua preparação para ser um Conselheiro) alcance um patamar satisfatório, mas nunca definitivo (afinal a melhoria é contínua!), para que a contribuição para as empresas seja de valor.
Recomendados pelo LinkedIn
T: Threats / Ameaças - Quais são as ameaças que podem impedir você se tornar um Conselheiro respeitado e de sucesso? As ameaças, o meu ver, levarão você a definir aonde pode chegar, “O que é possível alcançar?”. Ameaças devem ser identificadas como oportunidades que ao serem desafiadas e trabalhadas, farão você mudar de patamar e fazer muito acima do que espera. Fazer o que é possível, ou quem sabe o impossível!
Faça essa avaliação pessoal não somente quando você estiver se preparando para ser um Conselheiro Consultivo, mas, periodicamente para avaliar a sua relevância como Conselheiro, é importantíssimo manter o processo de melhoria pessoal contínua em andamento.
Se você, após o uso do SWOT da figura 1 acima ou na forma tradicional, puder utilizar também o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para planejar e executar suas ações de melhoria contínua pessoal, não tenho dúvida que fará a coisa certa para ser e se manter como um Conselheiro de valor para as empresas!
Pense nisto! Pense e realize!!
◈ Gerente de Recursos Humanos ◈ Coordenador de Recursos Humanos ◈ Supervisor de RH ◈ Gerente de Administração ◈
7 mCriatividade e inovação - ferramentas incríveis: S W O T / Q B M T / L D J (Lightning Decision Jam). Eficiência nas veias. 👏🏻👏🏻
Gerente Comercial na Vivacor Ind. Tintas e Vernizes Ltda.
8 mMuito interessante e obrigado por compartilhar.
Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente | Sustentabilidade | SSMA | EHS | HSE | SHE | ESG
8 mGenial usar o SWOT como ferramenta de autoavaliação e desenvolvimento pessoal! 💡
Entusiasta IA| Gestão Corporativo de Manutenção| Gestão de Ativos| Gerenciamento de Projetos| Melhoria Contínua| Gestão de Pessoas| Excelência Operacional
8 mParabéns Passini, SWOT é um excelente ponto de partida para realmente olhar para dentro, explicação simples e objetiva.
Ajudando a Panco a ser mais eficiente
8 mMuito bom Passini! Obrigado por compartilhar 👏🏼👏🏼👏🏼