Governança Corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas a geração de valor sustentável para a a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.
A Governança Corporativa (GC) pode ajudar qualquer tipo de empresa a tomar as melhores decisões e a passar pelos desafios, desde Startups até empresas abertas, passando por empresas familiares.
No meu caso, a empresa que fundei
Petlove
de 1999 a 2011 era uma empresa familiar, a partir de 2011 com os primeiros investimentos por fundos iniciamos a criação do Conselho Administrativo - board que atua até hoje. É incontestável a geração de valor que tivemos pela atuação do nosso Conselho Administrativo.
O conselho administrativo pode ajudar na tomada de decisões das empresas, familiares ou não, de várias maneiras. Por exemplo, o conselho pode:
- fornecer orientação e aconselhamento sobre questões estratégicas e operacionais;
- monitorar o desempenho da empresa e garantir que ela esteja operando de forma eficiente e eficaz;
- avaliar e aprovar grandes decisões, como aquisições e investimentos;
- ajudar a resolver conflitos familiares caso venham a surgir na empresa;
- fornecer um senso de responsabilidade e accountability aos proprietários da empresa.
O conselho administrativo também pode ajudar a empresas, familiares ou não, a superar os desafios específicos que essas empresas enfrentam. Por exemplo, o conselho pode:
- ajudar a garantir que a empresa tenha uma estratégia clara e bem definida;
- ajudar a desenvolver e implementar processos e procedimentos eficazes;
- ajudar atrair e reter talentos;
- ajudar a proteger a empresa contra riscos financeiros e operacionais;
- ajudar a estabelecer e manter uma cultura forte e positiva na empresa.
Aqui estão alguns estudos que mostram os benefícios de um conselho administrativo para empresas familiares:
- Um estudo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) descobriu que empresas familiares, ou não, com conselhos administrativos têm um desempenho financeiro melhor do que empresas familiares sem conselhos.
- Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que empresas familiares com conselhos administrativos são mais propensas a sobreviver por mais de duas gerações do que empresas familiares sem conselhos.
- Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que empresas familiares, ou não, com conselhos administrativos são mais propensas a inovar e crescer do que empresas sem conselhos.
- Um estudo da McKinsey & Company descobriu que empresas com boa governança corporativa têm um valor de mercado 13% maior do que empresas com má governança corporativa.
- Um estudo da Harvard Business Review descobriu que empresas com boa governança corporativa têm um desempenho financeiro melhor do que empresas com má governança corporativa.
- Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que empresas com boa governança corporativa são mais propensas a sobreviver por mais tempo do que empresas com má governança corporativa.
Em conclusão, o conselho administrativo pode ser uma ferramenta valiosa para empresas. O conselho pode ajudar a empresa a tomar melhores decisões, superar desafios e alcançar o sucesso.
- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). "Estudo sobre o desempenho financeiro de empresas familiares com conselhos administrativos." 2015.
- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). "Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa - 6a. edição." 2023.
- McKinsey & Company. "Governança corporativa e valor da empresa." 2015.
- Harvard Business Review. "Governança corporativa: o que toda empresa deve saber." 2014.
Conselheiro Independente | Board Member at Adeste and SUPER BOX 24h | Board Club, FUTURE IS NOW e IBGC
1 aConcordo plenamente com o seu ponto de vista, Marcio Waldman! Um conselho bem gerido em empresas pequenas pode trazer diversas vantagens. Ele oferece orientação estratégica, expertise diversificada e monitoramento eficaz, ajudando a tomar decisões mais embasadas e a evitar armadilhas comuns.
CFO | Diretor Financeiro | M&A | IPO | Turnaround | Private Equity | Empresas Familiares
1 aOlha aí Ronaldo Deccax
Sócio Administrador na Hinterlang de Barros Advogados Associados
1 aParabéns pelo artigo Márcio, objetivo é claro, gostei muito
Diretor Comercial - Conselheiro Consultivo - General Manager - Open Mind Brazil
1 aMuito bacana Marcio Waldman. Excelentes insights.
Grande Marcio Waldman!!! Primeiro, obrigado pelo artigo e pela forma didática como apresentou o ciclo da Governança. Segundo, o seu depoimento da passagem de Empresa Familiar para Empresa Mercado, com Board Profissional. Este é um movimento importante a ser dado pelas empresas familiares e, precisa de muito cuidado ao fazê-lo. Terceiro, além dos vários estudos que indicou e respectivas referencias bibliográficas, sugiro à aqueles que tiverem interesse a leitura do livro Governança em Família: da fundação à sucessão. Este Livro, narra a trajetória do autor sobre a transição de Governança em familia para profissional com vários exemplos e, principalmente, a própria experiencia do autor fruto deste tema. Enfim, acho que precisamos de Governança Corporativa e, sobretudo de Conselhos Administrativos profissionais!!!! Novamente, parabéns Marcio Waldman. Continue compartilhando suas experiencias e conhecimento., pois isto faz muito bem a toda a sociedade.