Conselhos de um professor para os futuros profissionais
O início da carreira de um profissional começa junto com sua vida acadêmica, quando ele escolhe o curso que deseja seguir, sua universidade ou faculdade. É um momento ímpar, talvez único e, com certeza, um dos mais importantes da vida.
Desde que iniciei minha carreira como professor universitário e, posteriormente, como coordenador de cursos já tive a oportunidade e o prazer de conversar e aconselhar muitos alunos. Quando era aluno também recebi diversos conselhos de professores que foram úteis durante esta importante fase da minha vida e sou muito grato por isso.
"Não há presente melhor que o bom conselho" (Erasmo de Rotterdam)
Na vida sempre estamos aprendendo, somos todos eternos aprendizes, mas quem já tem um pouquinho mais de experiência pode e deve compartilhar o que sabe, ajudando a tornar o caminho daqueles que estão na estrada, um pouco menos tortuoso.
Hoje gostaria de falar especialmente com aqueles que estão começando a sua vida profissional ou mesmo com aqueles que estão re-começando.
A primeira e mais importante decisão que você deve tomar é com relação à profissão que pretende seguir. Dinheiro e oportunidades no futuro mercado de trabalho são importantes, mas te digo de coração, jamais oriente as suas escolhas somente por esses critérios. Não há como ser um bom profissional, sentir-se realizado e feliz se você não fizer o que gosta. Um curso realizado com base em frustrações constantes não tem como ser uma boa escolha.
Lembro da minha própria história. Em 1998, eu estava exatamente nesta fase da vida, decidindo o que seria o meu futuro profissional. Na época eu tinha 3 opções, por conta dos vestibulares que eu havia feito e sido aprovado. Poderia optar por fazer Engenharia Mecatrônica em Minas Gerais, Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação (ambas na Bahia). Optei inicialmente por ser engenheiro mecatrônico. Mudei para Minas Gerais e estudei durante um mês numa conceituada Instituição de Belo Horizonte.
Entretanto, meu coração logo me mostrou que aquela não era minha profissão... Eu não queria ser engenheiro, não era aquilo que fazia os meus olhos brilharem. Ainda tive a sorte de ter pais que sempre me apoiaram. Isso facilitou a minha decisão: optei por fazer Ciência da Computação. E foi, com toda a certeza, a melhor escolha da minha vida. Não porque a Computação seja melhor que engenharia, mas por que ela era a melhor opção para mim. E este é o primeiro conselho que dou para meus alunos:
FAÇA AQUILO QUE VOCÊ GOSTA!
Já tive alunos que iniciaram na Computação e, depois, mudaram para outros cursos completamente diferentes e, hoje, estão felizes e realizados. Escute o seu coração e jamais tenha medo de mudar. A vida é feita de rotas que precisam ser recalculadas a todo momento.
Uma vez que você tenha feito a sua escolha aproveite tudo o que a faculdade/universidade tenha a oferecer. As aulas te dão apenas a base do que é importante para sua vida profissional, portanto, dedique-se, mas não se limite a elas. Leia livros que vão além daquilo visto em sala de aula. Não leve dúvidas para casa (o professor está ali para te ajudar a esclarecê-las). Faça iniciação científica, projetos de extensão, participe ativamente daquilo que você tenha à sua disposição.
Mais uma vez dou um exemplo real do que aconteceu comigo. O fato de eu ter participado de uma empresa júnior e de um projeto de iniciação científica foram diferenciais importantes que me ajudaram a ingressar no mestrado. E mais do que isso, o conteúdo extra que estudei durante a iniciação científica (que não fazia parte das disciplinas oferecidas pelo curso) foi o que abriu a oportunidade de eu iniciar como professor na universidade em que trabalho atualmente (eles estavam precisando de alguém que trabalhasse exatamente com o conteúdo que eu havia aprendido, ainda enquanto estudante universitário). Portanto:
CURRÍCULOS RECHEADOS VÃO FAZER TODA A DIFERENÇA NO FUTURO
Outra coisa importante é que, dificilmente, você vai gostar de tudo o que será estudado na sua vida acadêmica. Eu mesmo amo a Computação, entretanto, nem todos os assuntos da área eu gosto ou tenho afinidade. Desta forma, ainda que não goste de certos conteúdos não deixe jamais isso te desanimar. Dificuldades sempre ocorrerão, isso é natural. Não somos e nem precisamos ser bons em tudo.
O CAMINHO É SEMPRE CHEIO DE PEDRAS, MAS SE ELE LEVA AO OBJETIVO É IMPORTANTE SE MANTER FIRME E FORTE
O mundo acadêmico também é cheio de armadilhas e uma das piores se chama “cola”. É muito frustrante para um professor ao fazer, por exemplo, uma avaliação (prova) ter que atuar como fiscal. Ou pior ainda, alunos que ficam tentados a simplesmente colocar o nome em projetos ou trabalhos, sem ter se esforçado durante a sua realização.
Para e pense: ao fazer isso o aluno não está enganando o professor, mas enganando a si próprio. A imaturidade não faz enxergar que isso é um boicote a si mesmo, ao seu próprio futuro. Um conteúdo não estudado, um projeto não realizado é uma oportunidade de aprender que está sendo perdida.
JAMAIS DESPERDICE AS OPORTUNIDADES DE APRENDER
Ter um bom currículo e boas notas é sempre muito positivo, mas muito mais importante do que notas é a sua atitude. Não é a nota que cria o conceito de um aluno para um professor e seus colegas, mas a sua dedicação em sala de aula. E por que é importante ter um bom conceito? Networking.... Quem é bem visto e bom, sempre será lembrado.
O meu primeiro emprego foi fruto de um convite de uma ex-professora minha. E sabe por que fui convidado? Porque era considerado um bom aluno. Hoje, no papel de professor, recebo contato de empresas solicitando indicações de alunos para vagas de estágio/emprego. E sabe quem vou recomendar? Aqueles que são dedicados. Dedicação é uma das melhores formas de semear bons frutos.
SEJA SEMPRE UM BOM ALUNO E ISSO NÃO TEM A VER, NECESSARIAMENTE, COM NOTAS
Como eu disse anteriormente, momentos de dificuldade e desânimo poderão bater à sua porta, mas daí você deve pensar que os frutos serão colhidos no futuro. Encare as dificuldades como momentos de aprendizado. Busque a motivação dentro de você, tudo que vem de dentro de nós é muito mais forte. Já no mestrado, quando tive que mudar de cidade e viver longe de toda a minha família em outro estado, passei por momentos que não foram fáceis, mas daí eu sempre lembrava que todo o sacrifício era por algo que escolhi e acreditava, e que colheria os frutos depois.
O SEU FUTURO PROFISSIONAL DEVE SER A SUA MAIOR MOTIVAÇÃO
E para finalizar gostaria de citar uma frase que li na internet certa vez que dizia:
“Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir meu castelo”.
Muito obrigado por sua leitura! Um abraço,
Muito obrigado por sua leitura! Um abraço,
Patrick
Se você quiser ser notificado sobre novos textos e fazer parte da minha rede, clique no botão "Seguir". Será um prazer tê-lo na minha rede para, juntos, trocarmos ideias e experiências! E isso também me mantém muito motivado a escrever :)
Leia também outros mais de 130 artigos de minha autoria clicando aqui. Você irá encontrar um índice separado por temas.
Como todo professor, gosto de poder levar a minha mensagem ao maior número de pessoas possíveis.
Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.
Sobre o autor:
Patrick Pedreira é Professor Mestre em Ciência da Computação, doutorando na USP, coordenador de cursos de graduação (Computação), autor do livro "Carreira sem atalhos" e, acima de tudo, um amante da tecnologia e da docência.
Estudante
7 aBom se ...
especialista at Universidade de São Paulo
7 aComo sempre muito perspicaz nos apontamentos!!!
Executiva de Contas | Reckitt
7 aExcelente texto! Foi muito útil ao momento da minha vida profissional, me ajudou a repensar algumas coisas. Obrigada!
Analista de logística I Programador de Logística I I Assistente de logística I Operador de Expedição
7 aMuito bom !
Desenvolvedor de Software e Professor | PHP | Laravel | Node | Vue.js
7 aParabéns pelo texto!