Conselhos do homem mais rico da Babilônia
1- Pague-se primeiro “O dinheiro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos que um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família.”
A primeira lição é que você se acostume a reservar uma parte de sua renda todos os meses. O valor inicial da reserva pode ser de 10%, mas o ideal é que essa porcentagem vá aumentado até 30%. A ideia central é que você tenha a disciplina de reservar uma certa porcentagem do seu salário todo mês.
2- Coloque o dinheiro para trabalhar “O dinheiro trabalha diligentemente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.”
Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber como proteger o que você tem. O dinheiro é um ativo, portanto, o valor da poupança deve crescer exponencialmente e você deve procurar investir seu capital para que ele se multiplique.
3- O dinheiro desaparece, se investir em algo que você não conhece “O dinheiro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com os quais não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.”
Recomendados pelo LinkedIn
Não coloque dinheiro em algo que você não conhece. Por exemplo, se você comprar ações de uma determinada empresa, deve entender o negócio. Se você não sabe em que está investindo, está apostando, não investindo. Afinal, se você não entende as operações da empresa, o setor em que atua e seu desempenho, como planeja monitorar o investimento ou tenta prever os resultados?
4- O dinheiro desaparece nos ganhos impossíveis “O dinheiro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.”
Tentar ganhar dinheiro de forma gananciosa fará com que você perca dinheiro. Não se iluda com promessas milagrosas. Não se deixe enganar por ganhos milagrosos e rápidos. É preciso trabalho e tempo para ganhar dinheiro. Em vez de buscar retornos rápidos, é melhor buscar acesso ao conhecimento para estabelecer uma base de apoio sólida para a tomada de decisões financeiras. Lembre-se sempre, que focar no longo prazo é o ideal para construir um legado que garanta independência e estabilidade financeira.