As consequências da crise para as grandes empresas no curto e longo prazo

As consequências da crise para as grandes empresas no curto e longo prazo

 

    

Oi, esta é minha primeira postagem no grupo e talvez seja um dos raros momentos que posso compartilhar meu pensamento sobre os fatos que assolam meus colegas de profissão que como eu estão desempregados em função desta crise.

Há algum tempo venho acompanhando meus amigos que não conseguem se recolocar no mercado, muitos tiveram que deixar a área pela necessidade de sustentar suas famílias (quem possui senso de responsabilidade não pode se dar ao luxo de escolher tão pouco esperar). Mais vamos lá.... Crise em chinês significa perigo e oportunidade, neste caso vejo que as micro empresas passaram a ser o refúgio de alguns como eu, com isso todo o Know How de anos de experiência estratégias de composição de custos, negociação, fluxo de caixa, financeiro, estoques, produção e muito mais passaram a ser arrematados por valores acessíveis, como as grandes não nos querem por lá visto o custo do nosso capital intelectual passamos a trabalhar freelance, enquanto esperamos a recuperação do mercado. Ocorre que agora as pequenas empresas já começam a saber os segredos da redução de custo, eliminação de intermediários nos processos de logística e compras internas e externas, e como desenvolver rede logística afim de apesar de ser pequeno conseguir pleitear preços que ora eram apenas ofertados para as grandes.

            Em pouco tempo teremos micros empresas produzindo produtos com custo menor e competitivo apenas usando o que a legislação já dispõe para eles, em alguns casos estes pequenos já sabem que podem abrir novas micros em nome de seus familiares e assim dividir o faturamento se mantendo neste regime e conseguindo ter um maior e melhor controle de seus custos. Coisa que as grandes já fizeram na época das cotas de importação por PJ.

            Uma empresa grande, não consegue reduzir seus custos fixos com facilidade, pois depois que está com capacidade instalada total, reduzir pessoal não garante que seu custo fique no ponto desejado. Uma pequena por vez, pode se necessário ampliar momentaneamente seu volume agregar novo parceiro, ou como disse anteriormente, criar uma nova afim de dividir o faturamento e assim se manter micro, com tributos reduzidos e menor complexidade no custo e fiscal, sem contar que pode ter SUFRAMA e fazer uso de seus incentivos fiscais.

            Ou seja, o que se demorou anos para fazer, treinando pessoal com conhecimento estratégico necessário para se atingir os objetivos, foram jogados na lata do lixo, só que como o lixo tudo pode ser reciclado, agora estamos experimentando micros e pequenas empresas trabalhando como empresas grandes e duplicando e em alguns casos triplicando seus resultados, pois os segredos estão ai.... Procurando oportunidades, esses profissionais não fazem ideia do valor que possuem, do valor da informação, demora-se muito tempo para atingir a maturidade profissional e nesta época nos foi negado o momento de passar para os novatos, agora os novatos com salários bem menores que os nossos estão cometendo erros que já foram superados há anos, um custo que não deveria existir sem necessidade, passar o bastão é uma honra e sobraram poucos profissionais especialistas e sobram oportunistas na gestão....

            Muitos colegas já iniciaram projetos próprios, e ficarão de vez fora do mercado, outros um dia voltam, a questão é que ó próximo desavio da indústria não estará em apenas lutar com seus concorrentes conhecidos e sim com os concorrentes que por ser obrigada a dispensar seu pessoal estratégico ainda em pleno vigor, deu a zero custo o conhecimento necessário para qualquer um pequeno se tornar uma multinacional!

            Para alguns desses profissionais, terão a oportunidade de crescer e talvez ganhar melhor em uma empresa que em poucos anos pode prosperar rápido, ou talvez não, tudo tem um risco.

            Só não vale a pena se arriscar ficando parado!

            A todos meus colegas e amigos de profissão, podemos estar desempregados, mais estamos vivos e nosso conhecimento tem muito valor, use-o, explore-o ele lhes ajudará a passar por essa fase como eu estou passando, trabalhando na área, temos oportunidades por ai, fique atento, olhem para as pequenas elas estão de portas abertas para todos nós dentro de suas limitações.

            Vamos em frente,

             Edney Vasconcelos da Costa

            Planejamento e Logística de Materiais

            Administrador de Empresas

            Técnico de Mineração

            Ex Professor de Matemática/Física

Inara Santos

Profissional das áreas de compras, suprimentos, materiais, gestão de pessoas

8 a

É Ed , é bem por ai mesmo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos