Conservação de onças-pintadas na Reserva Natural Vale e no BioParque Vale Amazônia
Uma jornada de estudo, proteção e desenvolvimento na espécie
Em novembro, foi comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada, um marco importante para nós, que trabalhamos dia a dia para conservação da espécie em dois grandes ativos ambientais: a Reserva Natural Vale e o BioParque Vale Amazônia. Enquanto na Reserva Natural Vale os trabalhos de conservação são desenvolvidos in situ (na natureza), com os últimos animais de vida livre encontrados no Espírito Santo, no BioParque Vale Amazônia os esforços são desempenhados na conservação ex situ (fora da natureza).
BioParque Vale Amazônia
Inaugurado em 1985, mesmo ano de início das operações da Mina de Carajás e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), o BioParque Vale Amazônia se consolidou ao longo desse período como um dos principais centros de pesquisa, conservação e educação da biodiversidade do Brasil. Localizado no coração da Floresta Nacional Carajás, no município de Parauapebas, no Sudeste do Pará, o espaço tem contribuído para a conservação da onça-pintada e o desenvolvimento de pesquisas que visam à reprodução do felino. O trabalho de manejo e reprodução sob cuidados humanos é de extrema importância para promover a conservação.
Além dos animais nascidos no espaço – nos últimos 10 anos comemoramos o nascimento de seis oncinhas –, os felinos também chegam ao BioParque por meio de apreensões, oriundos do tráfico de animais silvestres, encaminhados pelos órgãos como IBAMA e ICMBio, ou via permutas, dentro dos programas para conservação da espécie.
O filhote de onça, Davi, ficou órfão em Ourilândia do Norte (PA) e foi encaminhado ao Bioparque por meio do órgão ambiental. O animal não pode ser devolvido à natureza pela interrupção do vínculo com a mãe, mas ganhou uma segunda chance no parque e poderá, em breve, contribuir para a conservação da espécie. No futuro, a expectativa é de pareamento (formação de casais) e de novos nascimentos. Dessa forma, ele contribuirá com a conservação da espécie que é símbolo da fauna brasileira e encontra-se ameaçada de extinção.
Recomendados pelo LinkedIn
Reserva Natural Vale
A Reserva Natural Vale, constituída na década de 50, desenvolve ações voltadas para conservação na Mata Atlântica há mais de 50 anos. No bloco florestal Linhares-Sooretama, onde se encontra a Reserva Natural Vale, localizado na porção norte do Espírito Santo, abrigamos atualmente a última população de onças-pintadas do estado, sendo uma das últimas populações da espécie em toda a Mata Atlântica.
Para o monitoramento das onças de vida livre que habitam a Reserva, há uma parceria com o Projeto Felinos, um projeto de pesquisa iniciado em 2005, que tem como objetivo a geração de informações científicas sobre a espécie e a realização de atividades de sensibilização para conservação de felinos e suas presas. As atividades de pesquisa incluíram a captura de um dos indivíduos que habitam a área da Reserva.
Depois da captura, este animal foi aparelhado com um colar-transmissor, e foi monitorado via satélite durante um ano, com a devida coleta de dados biométricos, avaliação clínica geral e coleta de amostras para exames laboratoriais mais minuciosos.
A pesquisa conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e da Vale, em desenvolvimento com parcerias com pesquisadores de diferentes instituições, como a Universidade Federal de Viçosa, e do exterior, como o Consejo Superior de Investigaciones Científicas / Estación Biológica de Doñana, da Espanha.
Além disso, as onças podem ser observadas pelos visitantes da Reserva no centro de visitantes, a partir de imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas, que ficam espalhadas pela floresta, monitorando os indivíduos da espécie.
Continue nos acompanhando para conhecer os projetos para conservação desta e outras espécies.
Operador na AngloGold Ashanti
1 aShow de bola
Analista de Monitoramento Conta Digital Inter
1 aDia 25/01/2023. A Vale-Nada sabe que dia é hoje? Hoje faz exatamente 4 anos que essa empresa assassinou quase 300 pessoas, entre colaboradores e moradores da cidade de Brumadinho. Fora o crime na esfera ambiental. VALE - NADA ( ASSASSINA )
Química | Gerente de Qualidade
1 aEsse projeto é incrível!
Ambiental Júnior
1 aGostaria muito de uma oportunidade na empresa! É o meu sonho!!!
Técnico Especializado de Manutenção
2 a👏🏽👏🏽👏🏽