Consolidação do E-commerce! Quer lançar um? Por onde começar?
Por anos consecutivos, o comércio online, ou simplesmente e-commerce, já tinha seu crescimento anual acima da casa dos 2 dígitos. Com a pandemia COVID-19, os holofotes destacaram ainda mais o potencial deste canal. Com uma taxa média de crescimento de 137% (mai/20 contra mai/19), o e-commerce se consolidou como o sonho de todos, seja ele o pequeno empreendedor ou então o corpo diretivo das grandes empresas.
Com a necessidade de se adaptar rapidamente, e observando alguns movimentos rápidos de algumas empresas, da-se a sensação que lançar um e-commerce é simples. Pode ser que para os dias de hoje, o lançamento em si seja uma tarefa fácil, mas para se tornar esse e-commerce "redondo" e adequado aos processos de uma empresa, ou então fazer com que ele realmente venda, tem muito trabalho a ser feito. Mesmo com esses entendimentos, muitos empreendedores e até mesmo grandes empresas, ainda se perguntam por onde começar um e-commerce?
Eu, com 20 anos de experiência profissional, sendo os 8 últimos dedicados ao e-commerce, tentarei desenvolver uma série de artigos com dicas, para auxiliar todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre esse movimento, que desde 2012 era tão natural e obvio para mim, quanto para os que hoje acham que é obrigatório.
Em 2012, quando abri o e-commerce de minha primeira empresa, eu fui fortemente desencorajado por um grande número de pessoas, e sim, muitas delas bem próximas. Me diziam: "Como você quer vender roupa pela internet? Não tem como os clientes provarem a roupa, como comprarão?"
Com tantos questionamentos e dúvidas, que talvez sejam as mesmas de muitos que leem este artigo, posso deixar as duas primeiras dicas:
1 - Esteja próximo de pessoas que apoiem seu sonho
Como já dito anteriormente, houveram muitas pessoas me desencorajando para a abertura do e-commerce da minha empresa, mas graças a Deus, tive 2 pessoas importantíssimas, que me incentivaram demais para que o sonho se realizasse. Na época, minha namorada e hoje minha esposa e mãe de meu filho (Joaquim, que esta chegando) e também um grande amigo, que na época trabalhava na Netshoes, que me presenteou com muitas dicas e informações.
Para o corpo diretivo das empresas, que ainda não estão desfrutando do e-commerce, receba essa dica para estar com a cultura adaptada para essa nova realidade. Talvez seja necessário contratar alguém que não somente sonhe esse sonho, mas que entenda do negócio digital como um todo. Tenha certeza que a mudança do comércio físico para o digital não é simples e pode sofrer grande resistência por parte das equipes internas.
2 - Busque conhecer como funcionam os processos e o ambiente do e-commerce
Em 2012, o e-commerce de moda ainda não tinha decolado, mas já existiam grandes players no mercado, com tecnologias e ferramentas que poderiam ser utilizadas em qualquer tipo de operação. Não tendo conhecimento de como tudo funcionava, eu fui atrás de cursos que poderiam trazer esse entendimento. Na época, encontrei a E-commerce School (hoje Comschool) que oferecia um curso de E-commerce para Moda. Esse curso me deu um entendimento mais amplo de como a "roda" do e-commerce girava. La aprendi conceitos e direcionamentos de como definir estratégias ligadas a: plataforma de e-commerce e suas funcionalidades, usabilidade do site, comunicação com o cliente, gestão de estoque e logística, gestão dos pedidos, gestão de pagamentos e anti-fraude, embalagens e expedição, encantamento e fidelização do cliente, entre muitos outros conteúdos.
Para as empresas, antes mesmo de iniciarem o planejamento, sugiro contratarem algum profissional que realmente entenda todo o ambiente do e-commerce. Muitas empresas, infelizmente acham que deve-se iniciar pela escolha da plataforma ou então pela agência que montaria o front da loja. Isso é um erro, pois essa decisão precisa ser muito bem embasada pelos objetivos e pelas funcionalidades essenciais e desejáveis na operação. Ter algum profissional qualificado desde a concepção do projeto, que saiba quais os caminhos e ferramentas podem ajudar para encurtar os caminhos, será essencial para o sucesso da operação.
De 2012 para cá, muitas coisas mudaram. Muitos termos surgiram, o sistema tributário mudou, muitas ferramentas surgiram e sumiram. O ambiente do e-commerce é muito dinâmico, muitas coisas mudam e temos que nos adaptar rapidamente.
Uma pandemia chegou......
OBS: Quer dicas de algum assunto específico relacionado ao e-commerce? Envie nos comentários ou então em meu inbox.
meireferreira.com | Sustentabilidade | ESG | Pensamento sistêmico | Criação de Valor | Mudanças Climáticas | Estratégia ESG | Impacto Social | Educação ESG | Mentoria ESG | Palestras ESG
4 a👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻