Construção de Cenários: onde começa a inovação.

Construção de Cenários: onde começa a inovação.

A capacidade das empresas para inovar nunca deixa de impressionar. Mas porque a maioria das tentativas de inovação fracassam? Porque as empresas perdem repentinamente sua vantagem competitiva? Simples: não conseguem ajustar suas ideias e seus modelos de negócio ao ambiente de mudança ao seu redor.

Qual é o futuro do seu negócio, atividade ou até mesmo, da sua profissão? Essa é uma pergunta chave, muitas vezes sem resposta, que obviamente define os rumos de diversas decisões que temos que tomar.

É possível prever o futuro? É possível identificar, mesmo em um mundo nesse ritmo frenético de transformação, os caminhos que devo seguir? 

A resposta é sim. É possível e é primordial que você empresário, líder, profissional liberal, empreendedor, desenvolva em você a capacidade de construir e analisar cenários de futuros possíveis e se preparar para cada um deles.

Sim, não existe apenas um, mas vários futuros possíveis, que irão acontecer diante a fatores que podem ser mensuráveis e acompanhados no dia a dia, fazendo que seus efeitos tornem suas decisões previsíveis a ponto de você estar sempre preparado para o que vier.

E, porque não, até se dar o direito a apontar o seu negócio ou a sua carreira para uma possibilidade de futuro que você prefira, mas sem deixar de analisar e acompanhar todas as outras oportunidades e gerenciar as incertezas que o tempo irá te oferecer.

A construção e análise de Cenários de Futuro para o desenho estratégico de um negócio é uma metodologia consagrada e utilizada pelas grandes empresas desde a década de 1970, baseada nas experiências do exército americano, que as permite identificar as possibilidades de futuro e se preparar para eles. Há quem acredite que isso demande grandes grupos, multi especialistas no assunto, investimentos robustos, mas isso é um grande mito. 

É claro que quanto maior número de dados, experiências e visões existentes, melhor se constrói cenários, mais completos e assertivos, mas a Construção de Cenários é mais que uma ferramenta de construção estratégica, é um modelo mental que precisa estar presente em líderes e em times, sendo base para tomadas de decisões e de qualquer planejamento estratégico. 

As metodologias estratégicas tradicionais não podem prever cenários de incerteza, razão pela qual a maioria das empresas está sofrendo de um impacto muito significativo em seus negócios nesses tempos de pandemia. Via de regra, elas ignoram as incertezas trazendo uma maior vulnerabilidade aos negócios.

Mas não adianta agora olharmos para trás: precisamos voltar nossos olhos para o futuro e nos permitir identificar possíveis tendências e eventos futuros que afetariam sua empresa ou atividade profissional, para desenvolver e analisar cenários futuros e trabalhar com mais eficácia na construção dos negócios.

Além disso, devemos ser capazes de agir com ousadia e decisão: as possibilidades que o futuro nos reserva é o terreno mais fértil para a inovação, em especial e necessariamente, no modelo de negócios da empresa.

E mais ainda: estar atento ao futuro nos garante adaptabilidade. A metodologia nos auxilia a detectar, dentro de nossa atividade, o que será essencial para o seu negócio no futuro, garantindo essa flexibilidade para enfrentar toda sorte de cenários que forem levantados.

Como fazer isso na sua empresa ou para com a sua carreira? 

  1. Identifique áreas e tendências relevantes. Para encontrar as principais áreas de um negócio e as tendências atuais que estão definindo o futuro, entenda qual poderia ser o impacto delas em cada área de atividade da empresa. Para cada área ou questão fundamental, uma construção de cenários diferente pode (e deve) ser desenvolvida.
  2. Cerque-se de especialistas. Para poder identificar os cenários mais realistas, é necessário ampliar as visões da sua questão principal e entender a origem e a motivação das diferentes tendências. Isso só é possível com auxílio externo e multidisciplinaridade, que não exitará em buscar respostas ocultas ou caminhos não pensados dentro da caixa. É isso que possibilitará encontrar tendências e reconhecê-las quando elas se intensificarem ou diminuirem, o que permitirá sua adaptabilidade e flexibilidade para diferentes futuros.
  3. Definir cenários futuros. Com base em um amplo diagnóstico, combine diferentes tendências com o apoio e o conhecimento de um especialista e tenha em mãos as possibilidades de futuro que se apresentam para você e seu negócio - e se prepare para elas.  
  4. Determine desafios. Você deve selecionar os desafios que deseja enfrentar nos cenários identificados. Este é o ponto de partida para a inovação real, o passo fundamental para ter uma direção clara.  
  5. Crie um plano de ação. Esse é o planejamento estratégico que funciona. Isso exige uma evolução completa na forma de ver o futuro do seu negócio, que te levará se posicionar com base em seus objetivos finais. Os planos de ação mais completos e eficazes incluem projetos de inovação incremental, transformacional e disruptiva, que, por sua vez, permitem uma evolução progressiva dos negócios e da empresa.  
Lorena Depizzol

Diretora Comercial da Ingral Indústria Gráfica, Presidente do SIGES/Abigraf-ES, Membro do Copin e Compem na Findes.

4 a

Parabéns Guilherme Barbosa! Toda empresa deve fazer o dever de casa para não jogar a culpa apenas na situação em que estamos passando.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Barbosa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos