Construa uma base forte

Acredito que todo pai e toda mãe já ouviu coisas sobre criação dos filhos que parecem absurdas e com isso ficam perdidos sem saber ao certo qual direção tomar. Isso é normal visto que não existem regras 100% corretas para todos os casos e que cada dia é um novo aprendizado mas existem coisas que fogem do bom senso.

Imaginem que todo ser humano seja uma casa em construção. Essa analogia é ótima para exemplo e para que pensamos melhor. Não adianta uma casa ter um ótimo acabamento, uma pintura de excelente qualidade, uma fachada que impressiona todos os que passam por ela, se os alicerces não são bons um dia haverá rachaduras e tudo pode cair e ser destruído.

Assim somos nós seres humanos. Todas nossas ações, nossas decisões, nosso auto controle, nossa capacidade de interpretar e reagir diante de cada situação vivida vem da nossa base emocional. E essa base emocional é construida nos primeiros anos de vida até mesmo na gestação.

Existem teorias de que os pais não devem dormir junto com bebês, ou mimá-los, ou acalentá-los, mas isso vem contra toda regra do bom senso.

Enquanto a criança não sabe andar ou falar é lógico que precisa de todo amor, de todo carinho, de toda proteção, de toda atenção possíveis. É essa base emocional que lhe dará segurança no futuro. Estamos falando dos 2 primeiros anos de vida. Nesse período a criança ainda não tem noção de certo ou errado, ela definitivamente não precisa ser disciplinada, ela só precisa ser amada e protegida.

Muitos pais e muitas mães podem pensar: mas eu vou parar minha vida por 2 anos? Vou me dedicar apenas ao meu bebê durante todo esse tempo? Não terei mais vida pessoal? Devo mimá-lo e viver apenas para cuidar dele durante os 2 primeiros anos de vida?

Voltemos ao exemplo da construção de uma casa: nesse período você estará construindo o alicerce, a base do relacionamento de vocês e é preciso que não se tenha dúvidas sobre amor, sobre cuidado, sobre proteção, sobre segurança. É essa base que dará a seu filho(a) forças para enfrentar os desafios da vida adulta. Também será essa base que dará a você, pai e mãe, a segurança necessária para disciplinar no futuro quando seu filho tiver condições de discernir o certo e o errado você terá forças para exigir porque uma base forte foi construída.

Hoje vemos o inverso: pais e mães querendo disciplinar bebês e depois quando se tornam adolescentes se sentem culpados pela falta de amor na infância e não tem coragem de dizer um não para o(a) filho(a). Pais e mães que se preocupam com a fachada da casa, ou seja, em expor para os outros com fotos lindas e fofas nas redes sociais enquanto o alicerce da alimentação saudável e do verdadeiro amor do cuidado, da proteção e do sacrifício não são exercidos.

Então pais e mães de bebês de até 2 anos de idade: dêem muito colo, muito abraço, muito beijo, protejam, fiquem juntos, aproveitem o tempo com eles, façam sacríficios, preparem uma alimentação saudável e se precisar deixem suas prioridades um pouco de lado. Vai compensar. Eu garanto! No futuro você poderá cobrar sem culpas, disciplinar com segurança. Seu filho nunca duvidará do seu amor e será um ser humano saudável em todas as áreas de sua vida.

Saúde física, mental, emocional e espiritual são os maiores bens que podemos deixar aos nossos filhos e com um bom alicerce toda casa resiste ás maiores tempestades. Não se preocupe em deixar bens materiais. Com uma boa base seu filho construirá ele mesmo, por si só, um futuro que te encherá de orgulho!

Boa construção! Que essa base forte se fortaleça cada vez mais dia a dia e que esse vínculo de amor e confiança entre pais e filhos seja eterno!

 

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lucilene Antunes

  • PARCEIROS OU INIMIGOS?

    PARCEIROS OU INIMIGOS?

    A pequena empresa geralmente estabelece relações comerciais com bancos, administradoras de cartões de crédito e…

  • Se o voto é secreto, por que a pesquisa eleitoral?

    Se o voto é secreto, por que a pesquisa eleitoral?

    Vivemos em uma democracia. Todos tem direito a liberdade de expressão e opiniões por mais diversas e divergentes que…

    1 comentário
  • O importante é quem você é

    O importante é quem você é

    Não importa se a sua empresa faliu, se está desempregado, se não obteve resultados em nada que fez, se seu casamento…

  • Florais de Bach e o nosso equilíbrio emocional

    Florais de Bach e o nosso equilíbrio emocional

    Vivemos inundados por informações e compromissos. São muitas tarefas inadiáveis, conversas urgentes, informações…

  • Encurtamos a infância e prolongamos a adolescência

    Encurtamos a infância e prolongamos a adolescência

    Estou me assustando com a educação equivocada e a falta de observação da natureza nos pais de hoje. A falta de…

  • Caráter não se treina

    Caráter não se treina

    Quando queremos que um colaborador se desenvolva profissionalmente a primeira coisa que todo gestor seja de grande ou…

  • Pai que participa

    Pai que participa

    Enquanto lavo a louça na pia ouço risadas, uma música está sendo cantada em um tom grave e desafinado enquanto um bebê…

  • Não ver e fazer

    Não ver e fazer

    Talvez essa seja a nova sacada da nossa era. Não ver e fazer.

  • Pequena empresa: vamos fechar as portas?

    Pequena empresa: vamos fechar as portas?

    Não é fácil abrir e não é fácil manter a pequena empresa de portas abertas. Existem inúmeros fatores que contribuem…

  • Metas individuais: ajudam ou atrapalham?

    Metas individuais: ajudam ou atrapalham?

    A maioria das empresas sejam elas grandes ou pequenas trabalham com metas. Isso facilita o acompanhamento da…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos