Construindo um futuro grandioso: 3 aprendizados no primeiro mês em uma StartUp.
Para começar o artigo vale retomar um momento que eu vivia exatamente um mês atrás, momento que eu nem imaginava que antecedia o recebimento da proposta para trabalhar na IDwall. Era final de Outubro, eu tinha recentemente saído da FEA júnior USP, empresa na qual trabalhei durante meus dois anos da gradução e ambiente o qual foi responsável por formar grande parte do profissional que sou hoje. Eu não tinha em mente qual caminho tinha interesse em seguir e me enquadrava perfeitamente no padrão de questionamentos dos jovens que estão buscando sua primeira colocação no mercado de trabalho: que caminho devo seguir para atingir os objetivos que tenho para minha vida? Será que o caminho que estou seguindo é o correto?
Hoje, mesmo com uma vivência bem curta dentro do mundo das startups, posso garantir que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado para iniciar minha carreira, mas sei também que o ambiente em que vivo hoje não é para qualquer um, assim como qualquer ambiente de trabalho. Por conta disso, pensei em construir este artigo breve listando alguns aprendizados que tive neste período de adaptação e, consequentemente, comentando de forma simples qual a dinâmica de trabalho e vivência dentro de uma startup em fase de extremo crescimento.
Antes de tudo, caso queira conhecer um pouco melhor a IDwall e com o que trabalhamos, basta acessar o nosso site ou conversar diretamente comigo.
1 - Confie no seu time.
Lembro quando sentei escrever sobre os ensinamentos que tive dentro do Movimento Empresa Júnior e o primeiro grande ponto que comentei foi "As pessoas certas geram resultados grandiosos" e este é exatamente como quero começar falando novamente. Provavelmente nunca esquecerei o comentário que ouvi na minha primeira entrevista para a vaga na IDwall: "Coincidentemente na IDwall trabalhamos acelerando e garantindo maior segurança no processo de credenciamento dos nossos clientes, na realidade somos um time de pessoas incríveis e teremos sucesso independente do produto que vendermos" (tive que alterar um pouco a frase por não lembrar quais foram exatamente as palavras usadas).
Confesso que quando ouvi essa frase não foi algo que me conquistou logo de cara, afinal de contas além de uma organização ter pessoas incríveis, para atingir o real sucesso estas pessoas precisam estar unidas em busca de um mesmo resultado grandioso, em busca de um mesmo propósito. Portanto, confiança é a palavra e é sobre ela que todo o sucesso consegue ser construído.
Neste um mês de trabalho tive diversas experiências das mais distintas e que carregavam com elas uma carga de confiança muito grande do restante do time para com o meu trabalho, mas acho que dois pontos são os mais fundamentais: liberdade para mudança e autonomia para o trabalho. Foram estes dois pontos que trouxeram os momentos mais tensos e mais enérgicos dentro da IDwall. Para que uma equipe funcione de forma dinâmica todos os indivíduos precisam sentir-se livres para atuarem no que acreditam que precisa de mudança, pois se você confia em quem trabalha com você, deixe ela livre para trazer melhorias para os processos. Além disso, pessoas qualificadas e jovens dificilmente se contentarão com um ambiente controlador e baseado em fatores de vigilância, portanto, dê autonomia para quem trabalha com você, independente de qualquer forma de hierarquia. Desde coordenar parte do processo de venda sozinho até trocar mais de 30 e-mails em inglês com um possível cliente são pontos que desenvolvem as pessoas e estimulam a entrega de resultados. Mas lembre-se, confiar não significa abandonar, pois todos precisam de auxílio para que o crescimento seja ainda mais acelerado.
2 - Seja a mudança.
Durante a experiência dentro do Movimento Empresa Júnio convivi com um comportamento não tão positivo, mas naquele momento o meu conhecimento limitava a minha capacidade analítica com relação a estes fatores: a burocracia da transformação.
Por mais lúdico que a forma que eu coloquei pareça, este é um fator simples: seja parte da mudança e não aguarde as demandas surgirem para que você atue na transformação.
Mesmo considerando um ambiente que demanda uma dinâmica e uma velocidade fora do normal, o Movimento Empresa Júnior no ambiente em que vivi ainda se cercava fortemente de burocracias e processos de autorização e validação para que determinada mudança fosse aplicada, o grande oposto do ambiente em que vivo hoje, um ambiente que preza pela velocidade, mas sem nunca deixar de lado a qualidade do que fazemos.
Concordo que a transição de um ambiente burocrático para um ambiente ágil não é simples, mas também não passa por nenhum tipo de metodologia ou coaching, pois o segredo está na confiança e nas pessoas de qualidade, portanto, se você acredita estar trabalhando com um time forte e sabe que pode confiar em cada um que integra sua equipe, tome atitude e vá além de pensar como seria melhor se fosse de outro jeito e faça acontecer!
3 - Tecnologia e comunicação, a combinação perfeita.
Confesso que quando o assunto é tecnologia o meu domínio tende praticamente a ZERO, ou seja, me limito aos conhecimentos práticos de computador, mas ainda não ultrapassei a barreira da programação ou da eletrônica, pois acreditei que para uma carreira de administrador estes fatores não seriam importantes. Porém, quando entrei objetivamente na IDwall e comecei a ter contato com uma equipe de 25 pessoas, sendo mais de 15 delas desenvolvedores geniais que dominam fatores tecnológicos, eu pude perceber o quão potente este tipo de conhecimento é quando atrelamos ele a uma habilidade de comunicação, portanto, antes de continuar o texto quero deixar clara uma coisa: aprenda a programar.
Ao entrar em contato com clientes ao longo do processo de venda pude notar o grande diferencial que é gerado a partir do momento em que o vendedor possui capacidade técnica suficiente para tirar a maior parte das dúvidas de um comprador, afinal de contas, imagine você ligando na Apple interessado em comprar um iPhone X e assim que você pergunta ao vendedor quanto de memória aquele celular possui ele te responde "Desculpe, mas não consigo lhe dizer agora. Vou confirmar com os desenvolvedores e lhe encaminho uma resposta depois, ok?", seria uma situação complicada não é mesmo? Acontece a mesma coisa para vendedores que atuam com startups, afinal de contas temos que dominar o produto que vendemos e este produto é 100% tecnológico, portanto, domine a tecnologia.
-
Bom, estes foram alguns dos aprendizados mais lúdicos que tive primeiro mês dentro da IDwall (acho que as questões mais técnicas não cabem em um artigo né?) e hoje tenho tranquilidade em dizer que se um mês neste ambiente conseguiu me transformar e me ensinar da forma que me ensinou, eu não pretendo abandoná-lo tão cedo e tenho uma tranquilidade ainda maior em dizer que estou muito feliz por ter tomado a decisão certa mesmo mergulhado em inúmeras dúvidas.