Consultório legal e bonito: encantamento muito além do bom gosto

Consultório legal e bonito: encantamento muito além do bom gosto

Diante de consumidores cada vez mais atentos e exigentes, clínicas médicas, odontológicas e de outras áreas da saude aprimoram incansavelmente seu ambiente. De simples clínicas a verdadeiros centros, com layouts eficientes e um poder incrível de impactar a percepção de qualidade do cliente, tornando o café da recepção e o preparo pré-operatório experiências memoráveis.


AMBIENTE DE SERVIÇOS: SERVICEASCAPES 

Ambientes de serviços são também conhecidos como servicescapes ou paisagens de serviço tem a ver com o estilo e a aparência das instalações onde o serviço é prestado. Muitas características podem impactar o ambiente de serviços. De um modo geral, podemos atribuir grande importância para todos as percepções físicas do serviço, incluindo decoração, iluminação, aroma, som, arquitetura, temperatura, umidade, ambiente, etc.


POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O AMBIENTE DE SERVIÇOS

Vou economizar palavras aqui, até porque a resposta parece um tanto óbvia: clientes são impactados (positivamente ou não) pelo ambiente no qual o serviço é prestado, e isso pode influenciar sua percepção de qualidade e a sua experiência de consumo. Não é uma simples questão de bom gosto, é marketing!

Entretanto, é bom detalhar um pouco mais esse por quê. Assim, você poderá refletir sobre o tema aí, dentro da sua clínica.

O ambiente de serviços possui 4 propósitos fundamentais: 

  1. Moldar as experiências e o comportamento dos clientes ao criar uma imagem corporativa antes, durante e após a entrega do serviço. Com ela, poderemos modelar a experiencia do cliente, influenciando seu comportamento através da diferenciação, da identidade do serviço e exploração dos seus sentidos.
  2. Permitir que o cliente tangibilize sua percepção de qualidade através dos elementos ambientais, desde aroma, texturas, arranjos espaciais, som, etc. 
  3. Fazer dos cenários de serviço, parte da proposição de valor: o ambiente passa a fazer parte da curva de valor da clínica, daquilo que estrategicamente fará da clínica, um concorrente mais aderente e encantador ao mercado consumidor.
  4. Facilitar o encontro de serviço e melhorar a produtividade através dos ajustes nas instalações, desde as sinalizações para tornar o transito de pessoas menos confuso à disposição de salas de atendimento próximas a pontos-chave no processo de vendas. 


COMO O AMBIENTE INTERFERE NA EXPERIÊNCIA SREVIÇO?

O ambiente oferece estímulos ao cliente através dos 5 sentidos. Desta forma, ele será impactados por sensações, ao passo que seu lado cognitivo as transformarão em sentimentos, que são conceitos sobre o ambiente (empresa e serviço) capazes de criar um estado afetivo com o cliente (positivo ou negativo). Por último os sentimentos geram emoções, que são experiências mais afetivas acompanhadas de alterações fisiológicas, motoras e glandulares (taquicardia, choro, suor, dilatação da pupila e outras) que levam à aproximação ou afastamento do cliente em relação ao serviço. 


 AS DIMENSÕES DO AMBIENTE DE SERVIÇOS E O DENTISTA

Vários elementos do projeto do serviço influenciam as dimensões, que são interpretadas simultaneamente de forma holística.

Restaurantes fast-food sonorizam suas praças de alimentação com músicas mais altas e ritmo rápido, possuem mobílias pouco confortáveis para acelerar o turnover de clientes e maximizar a produtividade. Em contrapartida, restaurantes mais luxuosos, preferem músicas mais lentas, com volume mais baixo e cadeiras mais confortáveis, para permitir que os clientes fiquem mais tempo e consumam mais itens do cardápio. 

 Em fevereiro de 2003, um artigo publicado por uma entidade de classe odontológica de Chicago (Dentists offer news services to the cut the fear factor ) trazia novos serviços integrados ao portfólio odontológico para tornar a experiencia de ir ao dentista memorável. Os clientes acostumados ao serviço trivial, ficavam surpresos com sessões de relaxamento pré-operatório, aromoterapia, compressas de toalhas quentes, menus sofisticados com vinhos e comidas exclusivas e aroma de morango no óxido nitroso. 

Recentemente, participando de projetos para redes de clínicas odontológicas, observei que algumas poucas tem oferecido um ambiente altamente elaborado a clientes da classe média brasileira. Além de uma identidade visual marcante e objetos de decoração espalhados por toda a clínica, o layout é pensado para tornar o processo de atendimento mais eficaz: estúdio fotográfico e radiografia panorâmica ao lado da sala de primeira consulta, café e brinquedoteca com produtos expostos para a venda e centro cirúrgico com instrumentais e equipamentos de padrões hospitalares. Um verdadeiro deleite ao cliente que até então estava acostumado com longarinas desconfortáveis e copo plástico descartável fixado no tubo ao lado do bebedouro.

O tema é interessante e ver de perto os resultados decorrentes dos ajustes de ambientação é animador. Não basta colocar essência e papel de parede, trocar os móveis de lugar ou os estofados, “a coisa" tem quer ser pensada como um todo. O importante mesmo é buscar o alinhamento máximo com o seu público-alvo e, claro, proporcionar uma experiencia memorável para os seus clientes.

Deixe seu comentário! Se quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho, clique aqui! Um abraço e até a próxima.


Renan Teiga



Realmente. Não parece um consultório.

Eliana Marques

Comunicadora e apresentadora na TV Globo

6 a

Quem não gosta de se sentir acolhido ? Se for num lugar bonito , limpo e com alguns “mimos” então, que mal tem? O cliente elenca diferenciais e repete sua experiência positiva tanto quanto é possível!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renan Teiga

  • Dentista: O melhor gestor para uma clínica odontológica em 3 jargões

    Dentista: O melhor gestor para uma clínica odontológica em 3 jargões

    Jargão nº 1: “Ninguém nasce sabendo” Hoje saio em defesa de meus colegas de profissão, os cirurgiões-dentistas. Há…

    2 comentários
  • As lições de gestão de Ed Sheeran

    As lições de gestão de Ed Sheeran

    Ontem (13/02/2019) fui assistir ao show do cantor mais ouvido no mundo em 2017, o 3º mais ouvido em 2018 (segundo o Top…

    7 comentários
  • Mercado odontológico - Brasil X Portugal

    Mercado odontológico - Brasil X Portugal

    Brasil X Portugal em números Desde 2014, quando iniciei meus projetos em Portugal, faço comparações inevitáveis com o…

  • O lucro da sua clínica está nas pessoas, certas!

    O lucro da sua clínica está nas pessoas, certas!

    CULTURA DE SERVIÇO DAS EMPRESAS Antes de falarmos da cultura de serviços, precisamos entender quem é quem. Em…

  • Alinhadores: uma ameaça aos ortodontistas?

    Alinhadores: uma ameaça aos ortodontistas?

    O xis da questão Recentemente, durante a execução de um projeto consultivo, uma cliente me afirmou que “a ortodontia…

    14 comentários
  • Os 5 pré-requisitos para atender pacientes de convênio

    Os 5 pré-requisitos para atender pacientes de convênio

    Se você optou incluir o atendimento de pacientes conveniados (decisão discutida no artigo anterior (acesse-o no final…

  • Você é rabo de leão ou cabeça de gato?

    Você é rabo de leão ou cabeça de gato?

    Você já ouviu esse provérbio? Gosto muito dele e penso que ele faz muito sentido no contexto profissional. Explico! Em…

  • Quando atender a convênios é uma boa opção?

    Quando atender a convênios é uma boa opção?

    Não é novidade para médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais de saúde que os rendimentos decorrentes de…

    2 comentários
  • O médico na era das clínicas populares

    O médico na era das clínicas populares

    Pra mim, essa mudança de mercado era mais recente. Coisa de uns dois anos pra cá, no Brasil.

    1 comentário
  • Odontologia de luxo – Desafios e Oportunidades

    Odontologia de luxo – Desafios e Oportunidades

    O MERCADO DE LUXO Enquanto a economia brasileira seguia estagnada, o mercado de luxo crescia 13%, no país, em 2016. O…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos