Consultoria Interna: Sim ou não?
Há determinados momentos em que a área de Recursos Humanos fica diante de certos dilemas: várias políticas de gestão já foram consolidadas na empresa e estão dentro das expectativas esperadas pela alta administração. E agora? O que mais pode ser feito para que a organização aproxime-se ainda mais do cliente interno e identifique se as ações que estão em andamento precisarão sofrer adaptação seja a curto, médio e longo prazos? A resposta para essa e outras dúvidas pode estar na figura do consultor interno de RH.
Mas afinal, o que seria uma consultoria interna de recursos humanos?
Bem, consultoria interna é quando um funcionário da empresa faz a consultoria dentro da própria corporação. Podemos afirmar que é quando uma organização trabalha com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de forma sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações. A consultoria atende às necessidades específicas dos clientes internos e o consultor interno de RH pode atuar por projetos ou por processos.
Tendo isso em mente, mostrarei vantagens e desvantagens em ter uma consultoria interna:
Vantagens:
A cultura da empresa já está bem clara ao consultor. Ele conhece as pessoas, já sabe como lidar com elas, quais os seus costumes, valores e aptidões;
Valoriza e motiva o pessoal da empresa;
Custo mais baixo para a empresa que contrata;
Melhor acompanhamento nos processos e procedimentos diários da empresa;
Maior agilidade para alcançar os resultados nos processos;
Facilidade no relacionamento interpessoal/ comunicação com os colaboradores;
Estabelecer o vínculo de confiança com mais facilidade.
Desvantagens:
Pode ter dificuldade de trazer novas ideias, pois já internalizou os processos.
A proximidade com os funcionários pode trazer à tona alguns desentendimentos e mágoas antigas, que vão impedir os colaboradores de trabalharem juntos para um fim comum. Podem se sentir ‘vigiados’ e até mesmo ‘traídos’ por seu colega, pois antes ele estava no mesmo nível, e agora na percepção do funcionário ele se tornou um ‘avaliador’. Isso ocorre muito em grupos profissionais imaturos.
Nos dias atuais pode-se analisar que o trabalho de consultoria está em alta no mercado. Cabe aos profissionais da área se especializar, ser atualizado, criativo, inovador e ousado para atender as demandas do mercado de forma competente, e desta forma ajudar as empresas a atingirem seus resultados.
Pense bem antes de tomar essa decisão tão importante para sua empresa.
E aí, esse artigo foi interessante a você? Me conte! Estou curiosa para saber.
Monique Nayara: Inteligência em saúde e benefícios na Planlife Seguros