Consultoria não é montar PPT colorido. Então, o que fazem consultores de vendas?

Consultoria não é montar PPT colorido. Então, o que fazem consultores de vendas?

Você é a pessoa que faz o ppt colorido? Calma...não tem problema com tanto que a sua ação gere de fato mudanças positivas para os negócios e, é claro, lucratividade.

Resolver problemas, inovar e ensinar a contornar desafios sozinho depois da implementação.

Trabalhar com consultoria de vendas é o desejo de muitos profissionais que conversam com a gente na Receita Previsível®️ e vejo que ao mesmo tempo que as pessoas têm muito engajamento e vontade de atuar nessa área, também sentem um baita frio na barriga e aquela boa e velha síndrome do impostor.

Quer saber um segredo? Eu também já senti isso, o próprio Aaron Ross também e a maior parte dos profissionais que eu admiro no mercado em algum momento se questionaram sobre o quanto são bons o suficiente para contribuir com outro negócio.

A verdade é que nunca estamos 100% preparados mas podemos ganhar um certo conforto em entender como agir. A primeira vez que escrevi sobre consultoria foi há quase sete anos atrás.

Já estudava o tema há muitos anos e hoje posso dizer que vivendo isso 24 horas por dia pensei que seria ótimo compartilhar um pouco do que nossos consultores internos e certificados sentem ao começar a migrar para esse novo mundo.

O medo e a dúvida vão permanecer por muito tempo.

Muitos empresários quando contratam consultores esperam que esses profissionais tragam uma bala de prata, a resposta definitiva para um problema que já existe há muito tempo e no final do dia também nos cobramos sobre isso. Como o Lucas Sarggin 🦄 me disse literalmente hoje "todo dia vamos dormir sendo seniores e acordamos juniores".

Especialmente vendas e marketing, onde toda hora surge aquele sentimento que algo novo está acontecendo que não estamos acompanhando, vai ser frequente sentir isso, mas é uma mera distração como o meu sócio, Aaron Ross diz: "Se comparar é uma grande ilusão". Quanto mais estudo, mais entendo que preciso me aprofundar não só em Receita Previsível® mas também em outros temas de gestão.

Por que eu digo isso? A melhor forma de lidar com a insegurança ao prestar consultoria é a educação constante.

Se você não gosta de ler, estudar, assistir palestras, procurar o quão profundo pode ser um tema, talvez essa não seja a profissão certa para você.

Se expor aos poucos também faz parte. Procure ambientes confortáveis para compartilhar seus conhecimentos e entendimentos. Grupos de Whatsapp, rotinas de trabalho, tudo isso oxigena a relação muitas vezes solitária de estudos.

Construir uma mentalidade de crescimento passa por ter uma mentalidade mais positiva. Nós somos pagos para construir processos que geram prosperidade mas muitas vezes isso gera peso e responsabilidade nos nossos ombros. Quando falo de grupos de troca de conhecimento, procure redes de apoio e evite lugares onde só se mede egos. As pessoas mais inteligentes que conheço e que mais agregam na minha carreira e negócio são pessoas até mesmo low profile que quase não postam nas redes sociais.

Ser para parecer. Esse deve ser o lema para dar o próximo passo.

Mentores também aceleram o aprendizado. Abrir desafios para pessoas que podem contribuir para que você saiba uma forma diferente de enxergar as coisas fará toda diferença. Pode ser um áudio no Whatsapp ou um café com alguém que já viveu o que você está passando, com certeza fará toda diferença.

Crie sua rede de suporte. Profissionais com conhecimentos sólidos podem oferecer suporte e conselhos valiosos. O Alexandre Kenji , Chris 🦅 Malgueiro e o Edu Costa são excelentes exemplos de mentores bastante pragmáticos que podem resolver sua vida com um áudio de 2 minutos.

Habilidades em Vendas e Marketing são importantes. Consultores devem buscar aperfeiçoar essas habilidades para melhor atender seus clientes somando conhecimentos, entendendo sobre tecnologia e realmente se importando com o que é relevante no mercado. Mas você está pronto para saber como agir?

Consultoria não é produzir PPTs coloridos com gráficos e termos em inglês ou dar treinamentos.

Gerenciar uma mudança significa saber a hora certa de agir indo desde o mais operacional possível como conduzir uma roleplay ou ajudar em uma campanha de tráfego pago do cliente, indo até o planejamento estratégico e no controle de custos, pensar em inovação e como não ser sugado por tanta novidade acontecendo ao mesmo tempo.

Em poucas palavras, posso dizer que se pudesse voltar no tempo, falaria para o Thiago que estudou uns 3 anos para ter coragem de fazer seu primeiro artigo em 2017 para já começar a atuar sendo consultor. Nunca estaremos prontos, mas sempre estaremos preparados se colocamos em prática o que estamos aprendendo e vivendo.

A prática leva à necessidade da teoria e a teoria fortalece a prática.

Nós da Receita Previsível®️ estamos procurando profissionais que queiram aprender mais sobre a consultoria da metodologia entendendo como aplicar o método em empresas de setores e nichos totalmente diferentes.

Se você pensa em ser consultor quero saber sua opinião e se você tem um amigo que pensa no assunto marca ele aqui para entender que talvez passou da hora de começar a agir.


Marcelo Benarrós

Engenheiro Civil - Gerenciamento de projetos/Gestão de contratos/Indicadores de desempenho/Controle de custos e qualidade/ Engenharia de custos/Consultoria e treinamentos.📊📈🏢

4 m

Parabéns ótimo artigo .

Antonio Leonardo Lemos

Consultor de Negócios Grupo Integração | Ativador de parcerias público-privado com foco no Desenvolvimento Regional | Fomentador de Novos Negócios

11 m

Ótimos insights. Gostaria de trocar algumas ideias contigo. Antônio Leonardo Lemos Oliveira (LinkedIn )obrigado

Fábio Caraça

Head de vendas e mercados estratégicos |

11 m

Thiago Muniz 🦄 Adorei essa reflexão: "A prática leva à necessidade da teoria e a teoria fortalece a prática."

Régis Faccini

Ajudo pessoas e empresas a venderem mais com prospecção inteligente, produtos melhores e estratégias validadas | CEO da Qualifiquei Leads | Mentor e palestrante

11 m

Top demais. Tá com medo? Vai com medo mesmo!

César Chagas

Gerente Regional de Operações - Clientes e CX | FP&A | Crédito e Repasse | Jurídico

11 m

Cara que privilégio poder ler esse seu artigo. Eu considero (e muito) a possibilidade de migrar para consultoria lááááááá no futuro. Mas todos esses pensamentos citados chegam juntos e achei fantástico vc trazer com tanta clareza e sinceridade. O importante é seguir em frente Obrigado por escrever sobre! E pra variar, desejos de muito sucesso pra você!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos