Consultoria Tributária: unindo lucratividade e corte de custos
Cortar custos sempre foi uma tarefa difícil para o empresário, vivemos em um pais caro em comparação ao restante dos outros países emergentes e ricos, nossa economia vêm passando por uma profunda mudança que vem causando diversas mudanças nas menores classes sociais, possuímos ainda o fato de termos ainda a segunda maior carga tributária entre os países emergentes, tal fato diminui e muito a situação econômica de muitas empresas Brasileiras.
Os impostos no Brasil sempre foram um fator bem considerável na operação da empresa, não basta o imposto sobre o lucro possuímos impostos em diversas etapas do ciclo operacional de uma empresa.
Não bastasse isso ainda sofremos com outros diversos fatores, ultimamente milhares de pessoas têm deixando o Brasil com destino ao EUA muitos vão com a mentalidade de uma vida melhor mais esquecem que lei americana é uma das mais duras com o trabalhador em relação à licença maternidade, férias remuneradas, descanso semanal, auxílio-doença e adicional noturno
No Brasil muito-se fala sobre a tal carga tributária sabemos que a mesma não é baixa mais cabe analisarmos alguns fatores:
1) – Sonegação fiscal. Mais de 60% das pequenas e médias empresas sobrevivem exclusivamente da sonegação fiscal.
2) – Informalidade. O PIB da informalidade no Brasil é maior do que o PIB oficial da Argentina. São aproximadamente R$ 600 bilhões por ano.
3) – Forma de recolhimento de impostos. Enquanto nas economias mais desenvolvidas paga-se tributos pelo regime de caixa, no Brasil paga-se pelo regime de competência
4) – Legislação tributária, extensa, ultrapassada, complexa
5) – Mudanças freqüentes na legislação tributária, em média três alterações por hora
Resumindo a carga tributária brasileira não é a mais alta do mundo, segundo a Fundação Heritage é a 32ª do mundo.
Muitas empresas que entendem a importância de utilizar a área tributária da empresa como uma área estratégica ultimamente tem focado cada vez mais seus esforços em medidas que levam em fator a elisão fiscal resumindo o famoso planejamento tributário.
Empresas com foco em consultoria tributária tem otimizado e muito a carga tributária das empresas, possuímos inúmeras formas de redução tributária na legislação tributária.
Em recentes consultorias observamos que muitas empresas perdem muito tempo em tarefas que não são o core da sua empresa e em alguns casos acabam cometendo sérios erros, um dos grandes erros das empresas é solicitar o parcelamento sem uma análise de parcelamentos de tributos tal fato acaba trazendo sérios problemas, pois podemos aproveitar uma série de oportunidades fiscais.
Outro exemplo de problemas que muitas empresas pecam e muito é em relação ao controle dos produtos com substituição tributária, A partir daí, incertezas na emissão de documentos, cálculos de MVA e outras novidades que esse regime trouxe desviaram a atenção dos gestores dos créditos de ICMS, antes facilmente detectados nas entradas e que sob a ST exigem procedimentos diferenciados para sua geração e apropriação.
Muitas empresas por desconhecimento da legislação acabam pagando muito mais imposto do que o necessário, o regime desubstituição tributária demanda controle e conhecimento utilizando essas duas ferramentas podemos usar o que era um foco de problemas em um ponto de oportunidade, apesar da dificuldade possuímos sim e muitos pontos de oportunidade quando o assunto é substituição tributária.