Consumidores Empoderados
Os consumidores a cada dia que passa se empoderam mais, assim com o mundo evolui, o consumidor também evoluiu, em um ritmo acelerado. É preciso acompanhar essas mudanças e passá-las continuamente, fortalecendo a cultura da empresa e empoderando cada vez mais os seus vendedores com a maior força do mercado atualmente: informação e conhecimento uma vez que os consumidores também o possuem.
É muito importante que as empresas percebam a importância de se relacionar bem com seus consumidores, o grande campo competitivo dos negócios vai ser a experiência do consumidor.
Consumidores tem que ser questionados para atender o que procuram, mas lembre se você não tiver o que ele procura, se você não faz o que ele quer ou não consegue convencer com argumentos fundamentados alguém conseguirá.
Perguntar e ouvir com analises assertivas do que foi respondido fará a diferença na conclusão da venda.
Pensando em ouvir, não basta ter ouvidos para ouvir o que é dito, é preciso também que haja silêncio dentro da alma. Hoje em dia existe dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. A incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os melhores.
Entender quem é, o que faz, como se comporta, quais suas dores e necessidades, experiências, expectativas, comportamento de quem verá o anúncio.
Acredito que ao ler este texto você poderá se inspirar e praticar mais “o simples fato de apenas ouvir o seu cliente, sem julgar e sem interferir antes que termine suas frases”.
O Novo Consumidor vem Empoderado, assim como a tecnologia avançou, o consumidor passou a ter poder ativo nas relações, com a capacidade de acabar com um negócio com alguns cliques (avaliar mal uma empresa ou serviço nunca foi tão fácil). Com isso, as empresas passam a se adaptar às características do novo consumidor, bem mais exigente e com voz ativa.
Garantir que o conteúdo que seu consumidor vai encontrar corresponde com o seu anúncio é um passo importante para garantir uma boa experiência de descoberta.
Afinal, nada é tão frustrante quanto não encontrar no site ou na loja o que o anúncio promete.
O consumidor não quer ser invadido em sua privacidade, não quer ser impactado por campanhas de marketing que não lhe gerem valor e, quando procurar por atendimento, quer ser atendido de maneira cordial, quase instantaneamente e sem esforço para resolver problemas
Muitos consumidores já sabem se autoatender, mas as empresas ainda não disponibilizam todas as informações necessárias para que eles consigam fazer isso. Muitas vezes, não encontram nem as respostas corretas, com isto ficam insatisfeitos, devido ao grande esforço que fazem para serem ouvidos e interpretados .
Se quiser promover um atendimento humano porém automatizado, coloque-se no lugar do seu cliente: por que é preciso se esforçar tanto?
O conceito de omnichannel tem se espalhado no varejo, mas também tem se aplicado no atendimento. Não basta fornecer múltiplos canais de atendimento. É preciso fazer com que todos estejam conectados e retenham informações sobre os clientes para que esses dados possam ser aplicados em melhorias contínuas no atendimento.
Extrair dados e feedbacks para fazer melhorias contínuas é um primeiro passo para garantir um atendimento mais humano e ao mesmo tempo automatizado.
Mas você pode avançar um nível na personalização se for proativo. Com uma tecnologia robusta para analisar os dados e unificar os pontos de contato com seus clientes, utilize essas Informações para levar soluções para seus clientes antes que eles encontrem o problema. Acredite: é possível!
Acredito que é melhor se relacionar com o cliente em uma jornada (em todas as etapas, antes, durante e depois da venda) ao invés de somente atendê-lo em interações pontuais, pois desta forma conseguimos fidelizá-lo.
O erro dos experientes é julgar o hoje com os critérios do passado.
Não é preço, não é produto, não é process, é relacionamento, ou seja é tudo !!
As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas, baseados em uma analise precisa e assertivas das perguntas bem feitas e interpretadas !
Lembre-se muitas vezes seu cliente sabe mais sobre seu produto/serviço do que você mesmo!
Todo mundo sabe o que faz, mas são poucos os que conseguem responder o porquê. As pessoas não compram o que você faz, compram o porquê você faz.
O consumidor que antes seguia o estabelecido pelas empresas, na atualidade são as empresas que precisam seguir o que o consumidor empoderado procura, caso contrário sua sobrevivência no mercado estará ameaçada e quem sabe até sua extinção poderá vir acontecer.