Consumo de carne bovina no Brasil.

Consumo de carne bovina no Brasil.

Descapitalização da população e a alta taxa de desemprego da população são uns dos principais motivos da queda no consumo da carne brasileira, ok, mas o que esta sendo feito para reverter essa situação? A cadeia produtiva como um todo, é dividida, seja no mercado de oferta de gado, que hoje esta mudando suas atenções, procurando outros mercados como por exemplo a exportação de gado em pé ou animais vivos. Como o país possui um rebanho de altíssima qualidade e sanidade, os pecuaristas podem optar pelo mercado nacional vendendo para os frigoríficos ou para o mercado externo, vendendo os animais vivos. Os frigoríficos, precisam mudar suas visões, tanto de operação como de mercado. Como podemos aumentar nossos rendimetentos, receitas, lucratividade em um negócio com um custo de operação tão alto como o dos frigorificos? Primeiramente, os donos, diretores, executivos, presidentes, enfim, seja qual for o nome dado ao cargo do mais alto executivo da empresa, precisa mudar a forma de atuação da sua unidade de trabalho. Como todos sabem sou profissional do setor frigorífico a muitos anos, conheço muito bem as operações internas de um frigorifico, sei bem que, em uma grande maioria de empresas, são "criadas novas maneiras de atuação" que a permanencia da empresa no mercado depende muito mais de uma atuação política ou bancário, do que da capacidade da empresa. E isso é um tremendo absurdo.

Os frigoríficos precisam primeiramente, entender o que querem do mercado, qual é o seu negócio, o que ele busca atender ou conquistar tanto no mercado nacional como no internacional. Vejo empresas justificarem demissões ou quedas de produção baseadas somente no mercado externo, e isso só serve de justificativa para os consequentes fracassos operacionais de algumas companhias. Nenhuma empresa pode basear suas operações somente em um mercado, isso se chama falta de conhecimento ou planejamento. Também existe uma possibilidade que pode ser justificada da seguinte forma, que existem altos executivos ou empresarios que só sabem administrar suas empresas em épocas das vacas gordas, e ai é muito fácil, qualquer um pode fazer isso. O mercado da carne bovina brasileiro é muito desafiador, competitivo, pequenas margens e as vezes até injusto. Porque esse mercado é alvejado por produtos oriundos de varios tipos de empresas, e quem nem sempre, aquela empresa que produz o melhor produto é a mais valorizada no mercado. Publiquei um artigo aqui no linkedin aonde comentei sobre as diferenças de investimentos e fiscalização dos frigorificos federais, estaduais e municipais e claro, com um destaque para os clandestinos. E realmente, a falta de controle, fiscalização e padronização desses três tipos de fiscalização é algo assustador, aonde frigorificos federais são muito cobrados (outros nem tanto e em alguns casos, pior até que frigorificos municipais), a fiscalização estadual que em sua grande maioria sempre foi passiva com relação as operações e os municipais que em 99% dos casos nem existia fiscalização. E os clandestinos, bom esses sim, vendem seus produtos a luz do dia, sem apresentar custo de produção e o melhor, suas despesas se restringem apenas na gasolina do veículo da entrega.

Mas porque o consumo de carne bovina caiu? Tudo por culpa de uma coisa chamada "PREÇO". O ciclo é simples: compra de gado + operações + custos + lucro = Preço.

O mercado brasileiro, ainda absorve todos os tipos de produtos, com cobertura de gordura ou não, com qualidade ou não, enfim, tudo que é produzido pode ser comercializado. O que de fato precisa ser definido é qual o mercado que as empresas buscam, o que é sua prioridade ou não é prioridade. Na realidade acho que isso não esta bem definido na cabeça dos próprios donos, e isso dificulta todo o restante do processo. E a mudança e a vontade de mudar tem que começar de cima para baixo. As empresas precisam se profissionalizar cada vez mais. Esse mercado da carne bovina é muito complicado, quando nos referimos a atuação de algumas empresas que buscam apenas bagunçar o mercado, comprando gado caro e vendendo carne barata, e isso sim, é algo que eu não consido entender, principalmente no que diz respeito a sustentabilidade dessas empresas. Mas claro, essas empresas são as que possuem grandes aplicações financeiras por parte de bancos no seus caixas, não precisando demonstrar relatórios de compatibilidade produtiva, e assim qualquer um pode ser colocado como grande executivo que tudo vai dar certo e atuando dessa forma elas justificam seus números negativos colocando a culpa inteira no mercado nacional.

Mas o que é preciso é atuar de forma direta e objetiva em todas as etapas da operação. O setor de compra de gado não pode apenas comprar o gado, simplismente analisando a oferta de mercado, e sim basear suas compras no que a empresa quer e precisa, tanto na qualidade dos animais como na realidade financeira da empresa, ou seja, na capacidade organizacional do fluxo de caixa, devido a um grande problema, compra a vista e venda à prazo.

O setor industrial, precisa cada vez mais entender o que é preciso fazer para manter suas operações positivas e lucrativas. O foco no rendimento é cada vez mais intenso, não podendo ser deixado de lado de forma alguma, mas vai dividir espaço com a qualidade, que a cada dia que passa, se torna um diferencial para as empresas. As empresas precisam ter um controle muito grande nas despesas diárias, atuando através de seu gestor de forma objetiva e direta em todo o processo produtivo, controlando o correto uso dos materiais de trabalho e também nos setores de apoio, que podem apresentar um custo financeiro muito alto. Produzir mais com menos é o caminho, mas nunca esquecendo da responsabilidade e da qualidade.

Já o setor comercial precisa conhecer o mercado por completo. Justificativas como: o mercado é assim; essa época é desse jeito mesmo; não tenho o que fazer; etc., não tem mais espaço em empresas que querem ser competitivas e lucrativas. As empresas precisam agregar valor a marca e o comercial juntamente com o marketing precisar usar disso para valorizar mais seu produto e atrair mais clientes. Mas um grande problema que algumas empresas apresentam é a falta de padrão em suas produções, e isso compromete muito a atuação do setor comercial junto ao cliente, podendo até mesmo fechar as portas de alguns cliente em potencial.

Durante esses quase 20 anos de atuação no mercado, analisando cada setor e vendo as atitudes e direções tomadas por grandes profissionais e outros nem tanto assim, pode concluir que muitas das explicações por queda nas vendas, por falta de produtividade, por falta de escala de abate ou qualquer outro tipo de justificativa, são baseadas apenas em falta de atitude e conformismo. E o que mais impressiona, é que esse tipo de atitude é acobertada em sua grande maioria pelos próprios donos das empresas. E isso precisa mudar urgentemente.

Acho que a queda no consumo da carne bovina ainda tem sua maior parcela dentro das empresas, por falta de organização, planejamento e atuação junto ao mercado. As empresas ainda precisam se organizar mais, precisam ter o real e verdadeiro controle de suas operações. Somente apartir de uma organização interna adequada, uma reestruturação geral e detalhada do que é necessário fazer em todos os setores para tornar o processo produtivo lucrativo, podemos colocar a culpa somente na alta taxa de desemprego e descapitalização do consumidor, caso contrário, tudo que pode aparecer é meramente desculpa para a falta de atitude de alguns executivos e empresas na hora de justificar um possível fracasso em suas operações.

Em muitos casos, grandes executivos querem justificar o que esta acontecendo do portão para fora da sua empresa, sem conhecer exatamente o que esta acontecendo do portão para dentro de sua empresa.

"Existe uma crise economica, isso é fato, mas o que mais existe é uma crise técnica, crise de planejamento, crise de atuação no mercado, uma crise profissional em algumas empresas e isso sim, é muito mais preocupante".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Celso Ricardo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos