CONTABILIDADE GERENCIAL
A contabilidade é uma ciência social, seu objetivo é auferir, controlar e gerenciar o patrimônio das entidades em razão de suas constantes movimentações e variações. Tem grande poder de informação, relata a história, possibilita entender o presente e enxergar o futuro deste ente, por meio de seus registros.
Ela é ampla, tem como premissa básica a informação, que deve ser sempre confiável, ágil, elucidativa e, principalmente, uma importante fonte para tomada de decisões.
Alguns tipos e ramos de contabilidade, sendo os mais importantes:
- Contabilidade financeira
- Contabilidade fiscal
- Contabilidade societária
- Contabilidade gerencial
- Contabilidade governamental
- Contabilidade rural
- Contabilidade internacional
- Contabilidade bancária
- Contabilidade imobiliária
- Contabilidade social
- Auditoria
- Perícia
Hoje vamos falar sobre a contabilidade gerencial. Ela tem como objetivo principal atender ao usuário interno, fornecendo diversas informações da entidade para que ocorram comparações, auxiliando na elaboração de orçamentos, gerando situações para auferir o ponto de equilíbrio em diversos aspectos do negócio, auxiliando na gestão e organização do mix de produtos ou serviços, criando visão para margens de lucros e preço dos produtos ou serviços, auxiliando nas metas e projeções futuras da entidade.
Um dos aspectos mais interessantes desta ferramenta está na possibilidade de comparar sua entidade com outras concorrentes, ou mesmo a de interpretar sua posição no mercado como um todo ou em seu segmento específico.
Pode também, além de enxergar seu negócio como um todo, vê-lo parcialmente ou departamentalmente, bem como, entender e interpretar previsões e tendências futuras do negócio.
A contabilidade gerencial emprega e se adequa como uma importante ferramenta de gestão, interpretando e monitorando o momento presente de sua entidade, acompanhando a gestão e suas estratégias e medindo seus resultados e o desempenho de seus gestores.
Em momentos de crise, seja ela interna ou externa, a contabilidade gerencial tem sido para os empresários uma significativa ferramenta para a gestão das entidades, trazendo inúmeras sugestões, com alternativas inteligentes e seguras.
São elas que norteiam custos, despesas, receitas, opções de ajustes e melhorias nas operações existentes, chegando até a restruturação de departamentos inteiros, sendo estas atitudes bem suportadas e planejadas. Este é um ato decisivo para atingir e manter o sucesso e a competitividade do seu negócio.
A contabilidade gerencial se vale de ferramentas importantes que nem sempre são financeiras, entre as quais:
- Valor Econômico Agregado (EVA)
- Valor Agregado de Mercado (MVA)
- Balanced Scorecard (BSC)
O emprego eficaz e contínuo da contabilidade gerencial trará um mundo novo composto de informações relevantes, abrindo horizontes mais amplos aos gestores, afinal eles aprenderão a enxergar os pontos fortes e fracos do negócio, atingindo o equilíbrio e o sucesso.
Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais e consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário e mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI, é consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.