CONTE SUA HISTÓRIA
As marcas que se diferenciam no mercado, sempre tem características que são únicas e, justamente por isso, despontam.
Ter uma marca assim, forte e proprietária é um dos maiores desejos de quem empreende (até porque, quem não ia querer, né?!)
Vejo que várias ações são feitas para alcançar este patamar. Muita ‘estratégia’, muito post, muito impulsionamento, muito ‘eu sou o melhor, o maior’, ‘eu fiz primeiro’... mas e a sua história?
Um grande volume de energia é depositado em lançar, comunicar e divulgar sempre o novo e, em contrapartida, o caminho que levou sua marca até onde ela está é esquecido.
De onde o seu negócio veio? Quem está por de trás dele? Por que ele foi criado? É familiar? Nasceu um problema que você teve? De uma oportunidade que você identificou? Foi uma saída para alguma crise pessoal ou profissional? Surgiu de uma transição de carreira?
Entenda: assim como nossas digitais, a história de uma marca é única, só dela, e isso tem MUITO valor. Portanto, NÃO PULE ESTE CAPÍTULO!
Histórias bem contadas tem o poder de criar identificação, conexão e relacionamento – exatamente nesta ordem – e, em muitos casos, a admiração ainda vem de bônus.
As fotos que usei para ilustrar este artigo são apenas um exemplo disso. Com certa frequência, amigos e clientes me perguntam de onde vem minha facilidade para falar em público ou gravar vídeos... Eu já contei aqui mas, talvez, nunca tenha mostrado ...
Sou jornalista por formação e, dentre as fases da minha carreira já atuei como produtora, repórter e apresentadora de telejornal. Já tive que me virar muito nos 30, entrando ao vivo ou abordando pessoas na rua para conseguir uma entrevista (tempos de luta e de glória!) Ou seja: escrever, falar e gravar sempre fez parte do meu dia a dia de trabalho.
Agora eu lhe pergunto: seu cliente, que te compra hoje, sabe os caminhos que você percorreu antes de chegar até ele?
Isso se chama Comunicação Institucional e Comunicação Institucional também é estratégia, gera valor pra sua marca e, consequentemente, vendas!
Qual a sua história?