CONTRATA-SE PELA COMPETÊNCIA E DEMITE-SE PELA CONVIVÊNCIA

Há tempos venho refletindo, por meio da minha experiência na Renove Consultoria Empresarial e em acontecimentos de diversas empresas com colaboradores, sendo que muitos desses profissionais foram dispensados por um motivo em comum: POSTURA. 

Logo então me veio a certeza da frase citada no título. 

Ao longo da minha carreira, tive oportunidade de passar por muitas variações de cargo. Comecei como auxiliar no açougue de meu pai, trabalhei como operário, chegando ao cargo de planejamento, programação e controle de produção na empresa Fumagalli Automotive Wheels (antiga Rockwell Fumagalli) a qual tenho muito orgulho de ter feito parte, uma vez que, por ela consegui manter meu curso superior. Fui Trainee no Banco Real e trabalhei por um longo período em grandes empresas como ABN AMRO Bank, BRADESCO e Grupo Santander.

Quantas vezes pude assistir funcionários brilhantes, com um currículo impecável, que estudaram nas melhores faculdades, mas que tinham uma postura completamente inadequada para o mercado de trabalho.

Gerentes e diretores arrogantes, inflexíveis, que não aceitam ouvir a voz dos subordinados. Outros grosseiros, que em todo dialogo havia presente uma frase desmotivadora. Me deparei até com colegas que não paravam de reclamar sobre a empresa que trabalhavam. E claro, sempre havia aquele que assumia um compromisso e não cumpria com o combinado...

O que pude aprender e entender durante esta trajetória, é que não importa o que há em seu currículo se a responsabilidade, comprometimento e postura não fazem parte da sua vida.

Não importa se seu cargo é de faxineiro, açougueiro, recepcionista, garçom, operário, diretor, professor ou CEO. A postura é o que abre portas. 

Empatia e responsabilidade é algo que desenvolvemos na vida, fora do escritório. 

Se eu pudesse deixar uma frase para todos que conheço e desconheço seria:

Trabalhe responsabilidade, comprometimento e empatia, amarre em sua bagagem e leve para seu trabalho e sua vida!!! 


E você? Já parou para analisar sua postura hoje?


E já que chegou até aqui, me conte como agiria com funcionários que, apesar do treinamento, persistem no erro!

Excelente fim de semana à todos!

Amanda Carvalho

Consultor de RH I Business Partner I PCCS I Recursos Humanos

5 a

Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻 Refletindo sobre a questão sobre os funcionários que receberam treinamento e ainda persistem no erro. Acredito muito no posicionamento da empresa e consequentemente dos seus líderes. O treinamento é essencial, mas é necessário traçar uma rota, orientar e acompanhar a equipe para atingir o resultado esperado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos