A contribuição dos GEDs para a gestão do conhecimento nos escritórios de advocacia.
Com a consciência de que o conhecimento e a informação são os bens mais preciosos das organizações nos dias atuais, é evidente a importância e a necessidade das empresas investirem em tecnologia para a gestão dos mesmos.
As organizações e principalmente os escritórios de advocacia, armazenam grande parte de conhecimento e informação em uma infinidade de documentos, processos e arquivos, o que é aumentado gradativamente e difícil de ser alocado e organizado, tornando evidente a necessidade do uso da tecnologia e os GEDs (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), para que assim, esses documentos e arquivos possam ser digitalizados e organizados em um sistema, atribuindo maior segurança e facilidade no acesso aos mesmos.
É sabido também que dentro destes cenários, tais documentos precisam ser passados de mãos em mãos para assim serem complementados, consultados e/ou revisados por diferentes pessoas, desta forma, torna-se imprescindível o uso da tecnologia também para suprir esta necessidade, podendo através da mesma tanto os colaboradores como os clientes acessarem os respectivos documentos com suas respectivas permissões, pois sem um sistema para esse devido gerenciamento, implicamos em um número imenso de cópias e versões, bem como duplicação de arquivos, provocando a má utilização de espaço em discos e custos desnecessários com armazenamento.
Além destas melhorias de segurança, organização, facilidade de acesso, liberação de espaço e etc. Temos também o controle de versões, podendo assim trabalhar em uma nova versão de respectivo documento, e tê-lo salvo nas diversas versões anteriores, o que é muito interessante em diversos cenários, bem como no de advocacia, do qual as documentações dos processos passam por várias etapas.
Com base nestes aspectos, podemos constatar a importância da utilização de tecnologias GEDs, principalmente nos escritórios de advocacia, onde temos um grande volume de arquivos e acessos de diferentes categorias de profissionais.