Controladoria Jurídica:  Você conhece esse setor criado atualmente nos escritórios de advocacia?

Controladoria Jurídica: Você conhece esse setor criado atualmente nos escritórios de advocacia?

A controladoria jurídica é um setor interno do escritório que não está subordinado a qualquer outro, mas serve de apoio à área técnica (advogados em produção jurídica), no sentido de controlar os prazos para que não haja perda dos mesmos, gerenciamento de documentos e publicações e demais atos de apoio à parte técnica (advogados).

A Controladoria Jurídica no uso das suas atribuições consolida os trâmites legais para organização das células internas. Aperfeiçoamento das práticas e dos padrões operacionais relacionados às atividades relacionadas ao setor da Propriedade Intelectual, com propósito de conferir maior transparência aos procedimentos administrativos, contando com a disponibilidade de recursos computacionais que permitem a gestão da informação por meios mais céleres e seguros. Para fins desta organização interna Considera-se: I- análise da situação atual utilizada pelo escritório, consistência das informações prestadas bem como da integridade dos serviços prestados a fim de confirmar se foram atendidas as formalidades previstas nos contratos firmados com os clientes para fins de entrega dos serviços. II- analisar as áreas com maior exigências de melhoria que vai deste a entrada da Carta Ordem, da publicação do pedido de registro na RPI e o decurso do prazo para apresentação de eventuais oposições de terceiros e manifestação do requerente. Nesta fase, levanta-se todas as exigências necessárias e assim eliminar gargalos de produção através de sistema informatizado em conjunto com a área de TI, para processar as informações relativas aos serviços realizados. A análise é efetuada em conjunto entre o setor administrativo e o corpo técnico e a partir das informações obtidas são criadas regras e melhoria interna dando andamento às modificações necessárias para a adequação dos serviços prestados.

Ela é a principal responsável por zelar pelo software de gestão do escritório, mantendo padronizado e atualizado, além de fiscalizar se os procedimentos do escritório estão sendo devidamente seguidos. 

Uma das vantagem de sua implantação é dar suporte eficiente e diligente ao corpo técnico, coibir a perda de prazos, evitar o retrabalho, realizar o apoio jurídico e extrair dados gerenciais, garantindo ganho geral de produtividade. Em virtude disso, nos escritórios de advocacia mais conceituados, a controladoria jurídica é realidade, por ser imprescindível.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andrea Borges Paralegal Marcas e Patentes Consultoria de marca

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos