CONTROLE, EU FAÇO E VOCÊ?
By: Vera Araújo

CONTROLE, EU FAÇO E VOCÊ?

Você sabia que o controle financeiro pessoal é apontado como a ferramenta de maior importância para lidar melhor com seu dinheiro? Pois é.

É fato que nem todo mundo sabe lidar com suas próprias finanças, principalmente no Brasil. Todos os dias, milhares de pessoas passam pelo sufoco de não saber como pagar as contas no final do mês ou pelas dívidas que já acumularam. Isso tem muito a ver com a ausência de uma boa educação e de controle financeiro adequado, que culmina em diversos outros fatores.

Ainda que essa seja a realidade, todos desejam ter um bom controle financeiro pessoal e se livrar dos perrengues mensais. Pensando nisso, eu separei algumas dicas para te ajudar a controlar suas finanças.

Por meio de um bom planejamento financeiro, que leva em conta, em suma, suas receitas e despesas, é possível alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.

O que é controle financeiro pessoal?

O controle financeiro pessoal é baseado em uma boa educação financeira. A falta dessa educação na maior parte da população brasileira é o motivo pelo qual os brasileiros passam por tantos problemas relacionados às suas finanças.

Sem uma boa educação financeira fica difícil controlar receitas e despesas, sua conta bancária, possíveis investimentos e outros aspectos ligados ao seu dinheiro, não é mesmo?

A solução para essas questões está, então, no controle financeiro pessoal. Somente fazendo o controle financeiro é que você vai conseguir lidar com suas finanças da forma correta e evitar problemas que trazem muita dor de cabeça.

O controle financeiro pessoal é a forma mais básica de cuidar do seu dinheiro. Administrando bem suas finanças, você estará ciente das suas receitas e despesas e de outros aspectos financeiros.

Além disso, o controle financeiro pessoal traz a possibilidade de multiplicar seu dinheiro. Por meio do pleno conhecimento de sua renda adquirido graças ao controle. Há mais possibilidades de ter dinheiro sobrando no fim do mês, que pode ser usado para investimentos, por exemplo.

Ter controle financeiro pessoal não indica apenas melhorias financeiras, mas também na qualidade de vida. O planejamento financeiro diminui nossas preocupações e nos dá mais tempo para nos dedicarmos a outras áreas da nossa vida.

Em um nível muito básico, a gestão financeira pessoal significa simplesmente compreender a sua situação financeira para aproveitar ao máximo os seus ativos no dia a dia e no planejamento futuro.

Saiba que pessoas financeiramente bem-sucedidas são aquelas que dedicam

tempo e energia para fazer orçamentos, administrar e planejar regularmente suas finanças. Em outras palavras, requer disciplina para obter uma educação financeira e continuar a expandir essa educação ao longo da vida.

Fato é que a educação financeira é algo que quase ninguém recebe enquanto cresce, mas é um dos principais componentes do sucesso financeiro.

E aí, bora começar a fazer controle em suas finanças pessoais?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vera Araújo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos