Controle seu tempo e seja feliz

Controle seu tempo e seja feliz

Bom dia, estou pronta para o nosso café de sexta. Espero que esteja bem!

O dia está fresquinho, meio chuvoso. Confesso que estou adorando; um cafezinho vai especialmente bem em um dia como hoje. Embora talvez o momento pré-Páscoa abra a possibilidade para um chocolate quente. Como você lerá este texto no feriado, aproveite para preparar uma bebida quentinha por aí também. Optei por enviar este texto um pouco mais tarde, já que o dia é livre.

Por ser feriado, o tema liberdade vem bem a calhar. Por que gostamos tanto dos feriados? Desconfio que seja pelo tempo livre. As pessoas querem e buscam constantemente o controle sobre a própria vida. Portanto, um dia livre é uma página em branco onde você pode fazer tudo que quiser, inclusive nada, se essa for a sua preferência. A sensação de liberdade de poder fazer o que se quer, quando quer e pelo período que deseja é inestimável em termos de valores.

Ter a sensação de estar no controle da própria vida gera sentimentos positivos, mais do que qualquer outra condição que podemos prestar atenção. Mas onde o dinheiro entra nessa história? Nada tem maior poder de te colocar no controle do seu tempo do que usar o dinheiro a seu favor nessa empreitada. Esse é possivelmente o maior dividendo que o dinheiro pode te pagar.

E essa sensação é escalável conforme seu patrimônio aumenta. Esta semana, nos stories, vi alguém comentando que passou por uns dias difíceis, teve que fazer uns exames e não se sentia 100% para performar no trabalho. E o quanto era bom poder entregar o máximo dos seus 80% naqueles dias, sem preocupação. A verdade é que com uma pequena quantia de dinheiro acumulado, você já pode se permitir alguns luxos, como tirar uns dias de folga para cuidar da saúde, ou em um dia verdadeiramente ruim, fazer somente o que é urgente ou necessário.

Uma reserva com seis meses dos seus custos pode representar não precisar suportar um chefe que você não gosta. E assim, optar por sair e conseguir se realocar com calma, sabendo que não ficará desamparado.

Ao continuar crescendo seu patrimônio, você poderá se permitir luxos antes inimaginados. No ano passado, planejei uma viagem para surpreender meu irmão na Austrália no seu aniversário de trinta anos, com apenas três semanas de antecedência. Foi um dos momentos mais incríveis que já vivi.

Ao aumentar seu patrimônio você passa a ter novas opções e mais flexibilidade. Recentemente entrei em um grupo de mulheres e conversando com algumas delas percebi que mais de uma optou por desacelerar a vida profissional ao ser mãe. E assim passar mais tempo com os filhos, que era algo importante para elas.

Perceba que em todos esses exemplos você está comprando o seu tempo. E quando você faz essas escolhas de maneira recorrente, acumula mais e mais patrimônio, não para usufruir no presente, mas sim para conquistar liberdade.

Não importa o quanto você goste do seu trabalho, fazê-lo num cronograma que você não tem controle pode se tornar insuportável e você acabar odiando aquela atividade. Nós gostamos de nos sentir no controle e quando tentam nos obrigar a fazer algo, nos sentimos impotentes e infelizes.

A evolução fez com que nosso trabalho seja cada vez mais intelectual. Por vezes, isso nos dá a impressão de trabalharmos menos, mas seguimos trabalhando nas horas de lazer, enquanto dormimos e quando deveríamos estar focados nas nossas relações com as pessoas mais importantes das nossas vidas.

Usamos o dinheiro para comprar bens maiores e melhores, sem perceber que ao fazer isso, estamos vendendo nosso tempo. Entender a nossa necessidade de controle do tempo e o como usar o dinheiro para nos ajudar nessa conquista é a virada de chave para o acúmulo de patrimônio. E como resultado nos sentimos mais livres e felizes.

Você passa a ter cada vez mais flexibilidade e possibilidades de escolha. Em outras palavras, você terá mais liberdade e, por consequência, mais felicidade.

Aproveite o feriado para fazer o que gosta, só você saberá o que te faz bem. Certamente terá mais opções se estiver fazendo corretamente a tarefa de cuidar do seu dinheiro. desfrute do seu tempo livre. Até semana que vem.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Melany Guedes

  • Ouse querer o que é seu

    Ouse querer o que é seu

    Bom dia, Que café você quer tomar hoje? Tenho como opção o coado, o expresso e o Mocca. Claro que você pode ter outro…

  • Levanta, limpa o pé e segue a caminhada

    Levanta, limpa o pé e segue a caminhada

    Bom dia meus queridos, O primeiro café do ano será magrinho, apenas café preto. Nesta edição não haverá pão de queijo…

    1 comentário
  • Consistência supera a perfeição

    Consistência supera a perfeição

    Bom dia, Chegamos ao final de mais um ano. E estou aqui com o meu café aproveitando para fazer uma reflexão.

    3 comentários
  • Natal é sobre presença

    Natal é sobre presença

    Bem-vindos a este último café antes do Natal! Estou me acostumando com a ideia de que faltam poucos dias para encerrar…

    2 comentários
  • 15% ao ano na renda fixa

    15% ao ano na renda fixa

    Bom dia, queridos! Nesta terça-feira, 10/12, o Tesouro Prefixado atingiu uma taxa extraordinária de 15% ao ano. Um…

  • Consumismo: O maior inimigo da saúde financeira e como superá-lo

    Consumismo: O maior inimigo da saúde financeira e como superá-lo

    Vivemos em um mundo altamente conectado, onde somos constantemente bombardeados por campanhas publicitárias e…

  • O que Senna, Jobs e Musk tem em comum?

    O que Senna, Jobs e Musk tem em comum?

    Bom dia, Hoje o café tem recomendação de algo para você assistir. Caso você ainda não tenha visto é a série do Senna na…

    1 comentário
  • Passos para alcançar a liberdade financeira

    Passos para alcançar a liberdade financeira

    Alcançar a liberdade financeira é um objetivo comum nos dias de hoje, especialmente em um mundo onde a independência…

  • Evoluir é um caminho sem volta

    Evoluir é um caminho sem volta

    Bom dia, Já imaginou começar o dia com um café especial, moído e passado na hora? Só de pensar, o cheirinho já toma…

  • O que em você é diferente?

    O que em você é diferente?

    Bom dia, o café de hoje é diferente. Estou escrevendo no feriado e acabei de voltar da academia.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos