Controller e sua importância para as empresas
Nunca foi tão importante para qualquer empreendimento ter o controle efetivo da sua situação financeiro econômica. Situação atualizada com dados confiáveis e auditáveis.
Seja para garantir a sobrevivência nos momentos de crise ou alavancar investimentos, é essencial e vital ter os números envolvidos e conhecimento de todas as implicações de cada decisão tomada.
Hoje o Controller ou Business Partner, é o profissional responsável pela realização deste trabalho. Ele consegue através de muita comunicação e gestão gerir o movimento financeiro diário e também ter uma visão estratégica do negócio, com olhos voltados para o futuro.
Especialmente a partir deste novo mundo disruptivo e incerto, quando mudanças ocorrem muito rapidamente, olhar somente para trás não mais garante um planejamento efetivo para o futuro: o que se fazia nos anos passados que trouxeram bons resultados, podem não ser mais eficientes no presente ou no futuro.
O Controller consegue com seu conhecimento, mostrar para todos na empresa os rumos e os caminhos para o alcance das metas estabelecidas. Sem mágica, manipulação ou emissão de inúmeros KPI’s e relatórios, é possível fazer uma gestão eficaz e produtiva onde todos se envolvam com prazer e motivação.
O Controller são os olhos e os ouvidos da alta gestão dentro da organização, de modo que a boa governança seja preservada. A função de Controller não é exclusiva de grandes empresas, que possuem grande estrutura de pessoas e teoricamente, possuem dinheiro para pagar. Todas as empresas devem ter alguém dentro da organização fazendo este trabalho.
Os pequenos empreendimentos podem optar pela terceirização desta atividade, mantendo uma estrutura interna mínima de funcionamento das rotinas financeiro contábil (gerenciado pelo terceirizado), ficando a preparação de Relatórios, Planejamento e acompanhamento dos resultados para o Controller terceirizado. Isto reduziria muito a despesa e viabilizaria este importante trabalho.
Com a velocidade atual das mudanças em todos os mercados, o trabalho do Controller é peça chave para uma gestão participativa que faça o engajamento de todos, que seja transparente e ética nas suas ações e que trabalhe sempre na busca dos objetivos definidos.